Governo americano abre investigação contra a Tesla após acidente que matou três pessoas

Governo americano abre investigação contra a Tesla após acidente que matou três pessoas

Ontem (18), as autoridades de segurança de trânsito do governo americano abriram uma investigação especial sobre o acidente fatal de um carro da Tesla em que morreram três pessoas.

No dia 12 deste mês, um Model S da Tesla de 2022 bateu em um equipamento de construção civil em uma rodovia em Newport Beach, na Califórnia. Os três ocupantes do veículo morreram na hora e três trabalhadores da construção ficaram feridos.

governo americano Tesla
Polícia investiga cena do acidente fatal em Newport Beach.

A Agência Nacional de Segurança de Trânsito dos Estados Unidos(NHTSA) suspeita que o veículo estava usando o modo Autopilot durante o acidente.

Autopilot é o sistema da Tesla de assistência avançada ao motorista que executa funções automatizadas, como frenagem, aceleração e conversão em vias.

Sistema assistência à frenagem do Autopilot.

Desse modo, a Agência Nacional de Segurança de Trânsito dos Estados Unidos (NHTSA) inseriu esse caso mais recente em uma lista de acidentes automobilísticos que órgão investiga a relação entre as colisões e os recursos de direção semiautônoma.

A agência revelou investigar atualmente mais de 30 incidentes em que carros da Tesla estavam supostamente usando o modo Autopilot e resultaram em colisões gravíssimas.

Leia também: Tesla está sendo investigada por permitir que motoristas joguem games nos carros

Alguns dos acidentes inclusos na investigação da NHTSA são de colisões de carros da Tesla que resultaram em fatalidades.

Desde 2016, nos Estados Unidos, o governo realizou 35 investigações especiais de acidentes envolvendo carros da Tesla e o sistema de direção autônoma. Dessas 35, aliás, apenas três constataram que a causa do acidente não foi o Autopilot.

Além disso, essas investigações especiais do governo americano revelam que houve 14 mortes em acidentes envolvendo os carros da Tesla.

O acidente fatal deste mês é o 42º a ser incluído como investigação especial da NHSTA sobre sistemas de assistência avançada ao motorista. A investigação especial começou justamente com um acidente fatal envolvendo um Model S da Tesla, em 2016, na Flórida.

A Tesla, embora afirme em seu site que os “recursos atuais do Autopilot demandam supervisão ativa do motorista e não tornem o veículo autônomo”, a empresa está sendo acusada de enganar os motoristas em relação às capacidades do veículo.

Tesla anunciou novo sistema de assistência avançada no Model S 2022.

Por exemplo, ao escolher nomes como “Autopilot” (Piloto automático) e “software de direção autônoma total” — sendo o mais novo sistema de assistência avançada  da Tesla —, a empresa ilude os motoristas. De acordo com as autoridades de trânsito dos EUA, a Tesla transmite uma falsa sensação de segurança.

Além disso, o governo americano, assim como executivos da própria Tesla, afirmam que a está longe de ser autônoma. O Autopilot da Tesla se enquadra no nível 2 de assistência ao motorista. Para se classificar como autônomo, no entanto, o veículo precisa alcançar o nível 4 ou 5. Portanto, o Autopilot da Tesla está longe de ser um sistema de direção totalmente autônoma.

Leia mais: Executivos da Tesla admitem que Elon Musk exagera em afirmação sobre carros “totalmente autônomos”

Fontes: The Wall Street Journal, Bloomberg

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X