Tesla está sendo investigada por permitir que motoristas joguem games nos carros

Tesla está sendo investigada por permitir que motoristas joguem games nos carros

A Tesla está sob investigação de órgãos federais do governo americano devido ao recurso que permite que motoristas joguem games com o carro em movimento.

O documento da investigação, divulgado ontem (22) pela Agência Nacional de Segurança de Trânsito dos Estados Unidos (NHTSA), aponta que o recurso conhecido como “Passenger Play” já estava disponível aos motoristas desde 2020.

Você também deve ler!

Os games nos carros da Tesla aparecem no painel de controle do veículo e são para o uso dos passageiros. No entanto, essa designação não impede que os motoristas joguem os games enquanto dirigem, de acordo com a documentação associada à investigação.

A investigação se aplicará a cerca de 580 mil carros da Tesla, fabricados entre 2017 e 2022, sendo esses o Model 3, o Model S, o Model X e o Model Y.

A NHTSA irá avaliar os “aspectos do recurso de games, incluindo a frequência e o cenário de seu uso”.

Antes de dezembro do ano passado, o recurso de games em carros da Tesla só funcionava enquanto o veículo estivesse estacionado ou parado, mesmo se fosse um passageiro, em vez do motorista, estivesse jogado.

Investigação sobre games partiu de uma reclamação de um dono do Model 3 da Tesla

A investigação sobre motoristas jogando games em carros da Tesla teve origem após uma reclamação de um dono de um Model 3, fabricado em 2021. O autor da queixa não quis se identificar.

A reclamação afirma que “o recurso permite jogar videogames e navegar na internet enquanto o veículo está sendo guiado”. Leia o restante da queixa abaixo.

“Os games [nos carros da Tesla]são permitidos apenas aos passageiros. Navegar pela internet é algo disponível para qualquer em qualquer momento. Então, por quê uma montadora tem permissão de criar uma função de vídeo, totalmente distrativa, que ocupa dois terços da tela que o motorista precisa utilizar para obter informações sobre o veículo? A NHTSA precisa proibir qualquer tipo de transmissão de vídeo na parte frontal dos carros e toda atividade interativa enquanto o carro estiver em movimento. Criar uma distração perigosa para o motorista é algo extremamente negligente”.

Tesla Games
Paineis de controle nas partes frontais e traseiras com função de games em Model Y da Tesla. Créditos: Tesla

De acordo com a NHTSA, a função pode “distrair o motorista e aumentar o risco de acidentes”, mesmo com os veículos da Tesla contando com mecanismo de direção autônoma e de assistência à condução.

Por exemplo, a empresa desenvolveu as funções Autopilot e FDS (Direção Autônoma Total), mas orienta os condutores a manter as mãos no volante.

Leia também: Veja um vídeo de um Tesla dirigindo sozinho em SP

Tesla no olho do furacão devido à falta de segurança em seus carros

Mesmo assim, a Tesla é alvo de críticas por facilitar a falta de atenção no trânsito por parte dos motoristas, bem como o número crescente de batidas de carros da empresa no modo Autopilot.

Por falar em batidas, a NHTSA possui 11 investigações em andamento relacionadas a acidentes envolvendo carros da Tesla no modo Autopilot, ou em outros modos de direção autônoma, que colidiram com veículos de emergência.

Tesla Games
Model S em modo Autopilot bate em carro dos Bombeiros em Culver City, na região metropolitana de Los Angeles, em junho deste ano. Créditos: Facebook/Culver City Firefighters – Local 1927

Esses 11 acidentes deixaram 17 pessoas feridas e resultaram em uma morte, de acordo com a agência.

Desse modo, órgãos de regulação de trânsito nos EUA destacam que a falta de atenção durante a condução de veículos é um grande risco à segurança das rodovias do país.

Leia também: Executivos da Tesla admitem que Elon Musk exagera em afirmação sobre carros “totalmente autônomos”

De acordo com a NHTSA, em 2019, a falta de atenção no trânsito resultou em 3.142 mortes.

A Tesla não comentou sobre a investigação sobre a função de games em seus veículos. No entanto, após a divulgação da investigação, Elon Musk tuitou que “vários carros da Tesla estarão disponíveis antes do fim do ano”.

Fonte: National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA)

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X