Veja o vídeo de um Tesla dirigindo sozinho em SP

Veja o vídeo de um Tesla dirigindo sozinho em SP

Recentemente um vídeo que mostra um homem dormindo em um carro Tesla enquanto o piloto automático dirigia o veículo para ele acabou viralizando nas redes sociais. Porém, o empresário que foi filmado na situação acabou esclarecendo tudo.

Rafael Zamarian, de 43 anos, foi filmado durante seu percurso na Rodovia dos Imigrantes dentro do seu Model 3 da Tesla. No vídeo em questão, parecia que ele estava dormindo enquanto o carro era dirigido pelo piloto automático, como anunciou o dono das filmagens.

Leia também:

Uber terá carros da Tesla nos EUA
Este carro elétrico tem um PC gamer integrado ao painel

Piloto automático ainda precisa da atenção do motorista

Quando procurado para esclarecer a situação em uma entrevista o G1, o empresário acabou revelando que não estava dormindo e que, na verdade, até mesmo interagiu com a pessoa que estava filmando, embora essa parte não seja mostrada no vídeo.

Ele também respondeu às críticas que alguns internautas fizeram, enquanto afirmavam que ele poderia estar colocando a própria vida em perigo e até mesmo a segurança de outros motoristas em risco. Em relação a isso, Rafael explicou que não estava dormindo, até porque se ele fechar os olhos, o piloto automático é desabilitado.

Ele também falou um pouco mais sobre esse recurso que ainda é pouco conhecido, principalmente no Brasil. Segundo o empresário, o piloto automático não simplesmente começa a dirigir o carro sozinho. Ele serve como um sistema para auxiliar o motorista, porém exige um trabalho em conjunto.

Por isso, mesmo com o piloto automático ligado, o motorista precisa estar com as mãos no volante a todo momento. “Ele pede pela atenção do motorista, você precisa estar com os olhos abertos para frente e segurando o volante. O motorista precisa estar atento ao trânsito para emergências”.

tesla model 3

Rafael também anunciou que faz esse percurso entre Santos e São Paulo todos os dias há cerca de 2 anos, e por isso usa o piloto para facilitar o trajeto. Ele ainda comentou que por isso ainda ser algo tão novo aqui no Brasil, é muito comum que ele seja filmado por outros motoristas, e até já se acostumou com isso.

Porém, ele afirma que o sistema ainda está longe de dirigir o carro sozinho. É preciso que o motorista esteja sempre atento ao trânsito para evitar qualquer situação de perigo, porém já ajuda bastante com esse processo e, segundo Rafael, “dirigir deixa de ser algo tão estressante”.

No vídeo ele estava com o assento reclinado e por isso muitas pessoas acharam que ele estava dormindo. O proprietário do veículo Tesla disse que sempre reclina o banco um pouco para uma posição mais confortável, mas que não estava dormindo e sim atento à estrada. “Aquele vídeo não está completo. Eu interajo com o motorista que me filmava”, ele revelou.

Com funciona o piloto automático no Tesla

Tesla

O sistema de piloto automático, chamado de Full Self Driving (FSD), está presente no Model 3 da Tesla e consegue ajudar com algumas funções como trafegar e até mesmo frear o carro sozinho. É possível que condutor coloque a velocidade que deseja manter ou então o carro poderá identificar placas de trânsito e adequar a essas velocidades sozinho.

O sistema consegue inclusive trocar de faixa ao identificar o número de veículos ao redor para evitar qualquer tipo de risco. Porém, para que ele funcione, é verdade que o motorista precisa estar com as mãos no volante na maior parte do tempo. Por isso, ele não pode sentar em outro banco diferente do assento do motorista em frente ao volante.

Também é preciso ficar de olho nos sinais sonoros do próprio carro, emitidos pelo sistema para garantir a segurança. Caso o motorista não esteja com a mão no volante e outro carro se aproxime, por exemplo, o sistema solta um alerta.

Ele também emite alertas quando identifica que o motorista está ocioso ou desatento, principalmente se estiver com os olhos fechados. Esses alertas podem ser mudando cores do painel ou até mesmo em sinais sonoros que vão aumentando de volume.

Caso mesmo depois de emitir vários alertas o carro identifique o motorista ainda não está atento e nem assumindo a direção por causa de sonolência, ele impede que o piloto automático possa ser utilizado naquela viagem, obrigando-o a interromper o percurso para evitar acidentes.

Fonte: G1

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X