Apple não está interessada no metaverso

Apple não está interessada no metaverso

Ao contrário de muitas empresas de tecnologia, incluindo suas principais rivais, a Apple não tem interesse em entrar na onda do metaverso, de acordo com uma matéria da imprensa americana.

O fato é curioso porque rumores recentes apontam que a Apple lançará um headset de realidade virtual ainda neste ano. Além disso, também há o rumor de que as câmeras do próximo iPhone terão recursos de realidade estendida.

Portanto, a decisão da Apple de não entrar na onda do metaverso é um tanto quanto estranha, mas, de acordo com o jornalista Mark Gurman, do Bloomberg, o CEO da maçã, Tim Cook não seguirá o mesmo rumo que Mark Zuckerberg.

Em sua newsletter semanal, Gurman escreveu sobre os motivos da não participação da Apple no hype do metaverso, impulsionado, particularmente, pelo Meta (antigo Facebook).

Além disso, a matéria informa que o suposto headset da Apple terá duas telas em resolução 8K, mas com foco em realidade aumentada. Ou seja, a Apple quer que os usuários passem mais tempo utilizando o dispositivo no mundo real. Isso seria uma posição diferente das pretensões de Mark Zuckerberg, do Meta e do Oculus.

Você também deve ler!

Apple Metaverso
Renderização do headset VR/AR da Apple

Apple discorda da  visão de Zuckerberg sobre o metaverso 

De acordo com Gurman, a ideia de um mundo virtual para os usuários dos aparelhos da Apple está totalmente “fora de cogitação”. Segundo o jornalista, a intenção da Apple é que seus headsets sejam usados para impulsionar o consumo em games, entretenimento e ampliar a comunicação”.

Desse modo, a empresa deixa claro que não tem a intenção de lançar um metaverso. A postagem do trecho da matéria (exclusiva para assinantes) no Twitter de Gurman destaca a posição da Apple. Leia a íntegra abaixo.

“Pergunta: Você acha que o headset da Apple será um produto direcionado exclusivamente para o Metaverso? Ou o foco será em recursos básicos de Realidade Aumentada e Realidade Alternativa?

Siga o Hardware.com.br no Instagram

Resposta: Aqui temos uma palavra que eu ficaria chocado ao ouvir durante a apresentação do headset da Apple: “metaverso”. Me disseram de maneira bem direta que a ideia de um mundo virtual onde os usuários possam usar como escapa — de acordo com a visão de futuro do Meta Plataforms/Facebook — está fora de cogitação na Apple. Os atuais executivos do alto escalão da empresa, assim como os antigos, como Jony Ive, enxergam o headset de realidade virtual não como um dispositivo de uso diário e recorrente, mas, sim, como algo que possa impulsionar os games, a comunicação e o consumo de conteúdo. O headset de realidade aumentada é, de fato, uma prioridade da Apple porque seu uso pode ser recorrente no dia a dia, mas sem que o usuário saia do seu ambiente real”.

Leia também: O que é metaverso? Entenda como o real e virtual ficam cada vez mais semelhantes

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X