Elon Musk: “metaverso” é apenas uma palavra da moda

Elon Musk: “metaverso” é apenas uma palavra da moda

O CEO da Tesla, Elon Musk, não aparenta estar tão empolgado com o hype do metaverso e do movimento Web3 como um todo. No último domingo (19), Musk afirmou no Twitter que o movimento Web3 “é a nova palavra da moda” do mundo do marketing.

Web3 e metaverso são os termos que englobam um grupo de conceitos que incluem tecnologias blockchain, contratos inteligentes e economias descentralizadas. Um dos focos deste conceito é criar uma realidade alternativa a que vivemos.

Esse conceito, criado em 2014 pelo criador da Ethereum, Gavin Wood, foi revivido recentemente pela transformação do Facebook em Meta, surgindo junto de uma onda de criação de mundos virtuais, ou metaversos.

Embora seja um entusiasta das criptomoedas, o ceticismo de Musk sobre o metaverso foi refletido em um vídeo postado pelo CEO da Tesla. O vídeo mostra um tiktoker comparando os dias atuais uma entrevista de Bill Gates ao talk show do apresentador David Letterman, em 1995, falando sobre o potencial da internet.

Na entrevista, Letterman crítica sutilmente a então gestação da internet e o tiktoker compara os primeiros anos da internet com o metaverso.

Desse modo, Elon Musk, ao se referir a tal comparação com o metaverso, afirma: “considerando a natureza quase inimaginável do presente, como será o futuro?”.

Em seguida, em resposta ao tweet, Elon Musk explica a subjetividade de sua pergunta.

“Eu não estou sugerindo que a web3 é real — me parece, agora, mais um termo de marketing do que algo real —, mas [eu]estou apenas imaginando como o futuro será daqui a 10, 20 ou 30 anos. 2051 me parece absurdamente futurista!”.

De fato, o metaverso ainda é algo futurista. Entretanto, exceto Musk e um dos executivos da Intel, a maioria da indústria tecnológica enxerga a novidade com uma visão otimista.

Leia mais: Intel afirma que o Metaverso precisará de mil vezes mais capacidade de computação

Aliás, Bill Gates afirmou, recentemente, que todas as reuniões virtuais daqui a três anos serão feitas no metaverso. 

No entanto, o conceito de web3, como uma ideia de descentralização da internet, chamando a atenção do grupo conhecido como Big Tech pode ser um sinal de cautela.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X