Intel afirma que o Metaverso precisará de mil vezes mais capacidade de computação

Intel afirma que o Metaverso precisará de mil vezes mais capacidade de computação

A Intel jogou um balde de água fria na cabeça do hype do metaverso, afirmando que as ambições dos criadores de mundo virtuais ultrapassam a capacidade computacional das máquinas atuais.

Na terça-feira (14), a Intel postou um editorial escrito por Raja Koduri, vice-presidente sênior da Intel, afirmando que “o metaverso pode ser a próxima grande plataforma, em termos de computação, após a internet e os smartphones”.

No entanto, a empresa conhecida pelos seus processadores — portanto, com propriedade para falar sobre capacidade computacional — enxerga o metaverso com um certo ceticismo.

Segundo o editorial de Koduri, atualmente, a infraestrutura computacional, de rede e de armazenamento, não é “suficiente” para possibilitar as expectativas do metaverso.

Além disso, o executivo da Intel afirmou que não estamos nem perto de chegar ao nível de capacidade computacional para habilitar o metaverso.

Você também deve ler!

Para a Intel, o metaverso não se baseia apenas em hardware

Koduri diz isso considerando o que é preciso para viabilizar apenas duas pessoas em um ambiente virtual: “avatares convincentes com roupas, cabelos e tons de pele realistas — todos renderizados em tempo real e com base em sensores de captura de dados de objetos reais em 3D, gestos, áudio e muito mais. Além disso, a transferência de dados deve ser em uma banda larga super potente, com taxas baixíssimas de latência, e um modelo persistente do ambiente, que pode conter elementos simulados ou reais”, relata o executivo da Intel sobre o conceito e a viabilização do metaverso.

Intel Metaverso
Horizon Worlds, o ‘metaverso’ do Facebook. Créditos: Meta

Em seguida, Koduri argumenta: “imagine fazer isso [metaverso]na mesma escala — para milhões de usuários simultaneamente — e você chegará a conclusão de que nossa infraestrutura computacional atual não consegue viabilizar essa visão”.

Leia mais: Facebook inicia o seu Metaverso com a plataforma Horizon Worlds

“Computação verdadeiramente persistente e imersiva em escala, acessível por bilhões de humanos em tempo real” precisa de mil vezes mais eficiência computacional, até mesmo as máquinas atuais mais potentes.

Além da evolução de hardware, a Intel comenta que, para tornar o metaverso funcional, também há a necessidade de criar novos algoritmos e arquiteturas de softwares.

Contudo, a conclusão do editorial da Intel sobre o metaverso é positiva. Segundo Koduri, as tecnologias que permitem a criação de mundos virtuais para aumentar o mundo real oferecer grandes possibilidades.

“É isto é o que me deixa animado para trabalhar todos os dias”, finaliza Koduri.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X