Bill Gates prevê que em 3 anos a maioria das reuniões acontecerão no Metaverso

Bill Gates prevê que em 3 anos a maioria das reuniões acontecerão no Metaverso

Bill Gates é um nome importante no universo da tecnologia, e por isso suas predições ganham mais destaque, principalmente quando relacionadas a um conceito que ganhou tanta força no ano de 2021: o metaverso.

De acordo com o fundador da Microsoft, em 2 ou 3 anos a maioria das reuniões de trabalho acontecerão no metaverso, o que é uma predição bem otimista e, ao mesmo tempo, que parece de fato estar ganhando força para se tornar uma realidade.

Leia também:

Metaverso: Nike compra empresa que produz tênis virtuais
Facebook inicia o seu Metaverso com a plataforma Horizon Worlds

Metaverso será o futuro das reuniões, segundo Bill Gates

Bill Gates fez uma postagem de final de ano em seu blog pessoal, refletindo um pouco sobre o ano que se passou. Segundo ele, 2021 foi o “ano mais incomum e difícil” dos últimos tempos. Ele também mostrou um olhar para o futuro, tanto para o que esperar em 2022 quanto para os próximos anos.

Nessa postagem ele incluiu uma predição sobre o futuro no trabalho e como esse universo pode ser mudado com a chegada do metaverso, o mundo virtual que está sendo construindo por diversas empresas como o Meta (antigo Facebook) e a própria Microsoft, onde os usuários poderão trabalhar, brincar e socializar.

Bill Gates

Bill Gates falou um pouco sobre como a pandemia do Covid-19 já teve um impacto profundo e “revolucionou” o local de trabalho. Isso porque nos últimos tempos, devido a essa pandemia, muitas empresas precisaram oferecer uma flexibilidade maior para os empregados que trabalharam remotamente.

Segundo ele, essas mudanças só vão se intensificar nos anos a seguir, que pode ser bastante positivo. E, com o aumento do trabalho remoto, aumentará também o número de pessoas conectadas pelo metaverso. Com isso, não será preciso sair de casa para participar de uma reunião, por exemplo.

Em seu post, ele disse que prevê que nos próximos 2 ou 3 anos, a maioria dos encontros virtuais deixarão de acontecer através de uma imagem em 2D de câmeras e passarão para um mundo em 3D do metaverso, com avatares digitais.

Bill Gates

Essa imagem em 2D a que ele se refere são os encontros e reuniões que acontecem com câmeras e webcams, e que se tornaram tão corriqueiras nos últimos dois anos por conta da pandemia e que acontecem em aplicativos como Zoom, Microsoft Teams, WhatsApp, entre muitos outros.

A diferença é que, com o metaverso, os usuários teriam avatares em 3D que poderiam participar de reuniões em um espaço virtual e poderiam interagir de várias maneiras com os colegas de trabalho. Segundo ele, a ideia é usar esses avatares para se encontrar e socializar com as pessoas em um mesmo local, mesmo que virtual, para replicar a mesma sensação de encontra-las na vida real.

Para isso, Gates afirma que os usuários terão que usar headsets de realidade virtual e óculos de realidade virtual.

Ele, que deixou a Microsoft no ano passado, falou que a empresa já está trabalhando em adicionar avatares 3D e outros elementos no estilo metaverso o software Teams para trazer mais modernidade ao serviço. E pode ser que essa ideia se torne ainda mais elaborada no futuro, já que a Microsoft está em parceria com Mark Zuckerberg e o Meta para fazer com que as plataformas sejam compatíveis.

metaverso

Ele deixa claro que esse processo não será rápido e tão natural assim, já que vai precisar de uma boa colaboração entre os usuários e os empregadores para que essa visão se torne uma realidade. Primeiro, empresas como Meta e até mesmo algumas plataformas de jogos como Roblox e Minecraf, ainda estão desenvolvendo mundos virtuais que formarão o metaverso.

Além disso, será preciso um investimento muito grande, principalmente para que ao avatares possam capturar expressões humanas assim como linguagem de corpo e até qualidade de voz durante as interações. Justamente porque, para isso, será preciso usar aparelhos mais tecnológicos e headsets de realidade virtuai mais modernos. E caros.

“Ainda há algum trabalho a fazer, mas não demorará muito para que o metaverso comece a fazer o trabalho remoto parecer um pouco menos remoto. Estamos nos aproximando de um limite em que a tecnologia começa a replicar verdadeiramente a experiência de estarmos juntos no escritório”, escreveu ele.

Na postagem em seu blog, Gates falou também sobre outros tópicos como a pandemia do Covid-19, formas de combater mudanças climáticas, sobre política e até mesmo sobre o seu divórcio.

Fonte: cnbc

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X