Facebook inicia o seu Metaverso com a plataforma Horizon Worlds

Facebook inicia o seu Metaverso com a plataforma Horizon Worlds

A visão do Metaverso de Mark Zuckerberg começa aos poucos a ser moldada pela empresa. A Meta (novo nome do Facebook Inc), finalmente abriu o acesso para a plataforma Horizon Worlds, que permite interação virtual entre os usuários.

A plataforma social permite que as pessoas possam interagir em realidade virtual, porém por enquanto só está aberta para usuários que tenham mais de 18 anos e morem nos Estados Unidos ou no Canadá. Para acessá-la, é preciso ter um Meta Quest 1 ou Quest 2.

Leia também:

Metaverso: mais de US$ 100 milhões já foram gastos em imóveis virtuais
Niantic revela app para Metaverso que mistura mundo real com realidade aumentada

Horizon Worlds promete ser o pontapé inicial no Metaverso

O Horizon Worlds surgiu pela primeira vez em 2019, porém só estava acessível para testadores, já que estava em seu estado de “beta fechado”. Com isso, só convidados podiam ter a chance de experimentar a experiência. Inicialmente a plataforma era mais vazia e “crua”, porém foi evoluindo bastante nestes dois últimos anos e conta com criações dos próprios usuários, o que é bem interessante.

A plataforma social em realidade virtual ainda não é exatamente o que Mark Zuckerberg prometeu para o Metaverso, porém já começa a se aproximar dessa ideia. Ela permite que os usuários possam interagir uns com os outros em um ambiente virtual e oferece diversos tipos de atividades. Toda a ideia parece uma mistura de Roblox com o OASIS VR do filme Jogador Nº 1.

Liberdade de criação para os usuários

Horizon Worlds

Um dos aspectos mais interessantes do Horizon Worlds é que, lá dentro, os usuários contam com uma liberdade para criar experiências e conteúdos para o universo virtual. Para isso, eles contam com ferramentas de edição de código e podem fazer modificações para que objetos e elementos tenham as características e se comportem como eles querem.

E o mais legal é que não é preciso ter um conhecimento amplo de programação nem nada do tipo, já que o processo acontece através de blocos e se mostra mais acessível até mesmo para quem é mais leigo com esse tipo de tecnologia.

Claro que esses blocos ainda não são totalmente ilimitados, já que eles ainda são criados de acordo com a demanda dos testadores. Porém, o vice-presidente do Horizon, Vivek Sharma, promete que em breve a plataforma terá uma biblioteca inteira e aberta com mais opções. E o melhor é que os próprios usuários poderão criar esses scripts.

“O metaverso será inerentemente social e construído por desenvolvedores e criadores em todo o mundo. Estamos entusiasmados em continuar a construir Horizon Worlds com nossos criadores inspiradores e esperamos compartilhar esses espaços incríveis com mais pessoas!”

Horizon Worlds ainda em fase de construção

Horizon Worlds

A plataforma já está acessível para usuários dos Estados Unidos e Canadá de forma aberta e sem a necessidade de um convite, o que é o primeiro passo para que em breve esteja também acessível em outras regiões. Porém esse é apenas o começo.

Por enquanto a plataforma ainda está em fase de construção e por isso não conta com todos os conteúdos que a empresa pretende inserir nesse universo. Já é possível conhecer outras pessoas por lá e passar um tempo socializando, além de se divertir com alguns jogos como batalhas de Battle Royales dentro do universo e até outros tipos de atividades interativas. Para garantir mais segurança para os usuários, ela ainda possibilidade algumas ferramentas e recursos como, por exemplo, de bloquear as interações com algum usuário em particular e relatar algum comportamento.

Por enquanto ainda não é possível que usuários criadores de conteúdos, artistas ou jogadores profissionais ganhem algum tipo de dinheiro dentro da plataforma, porém isso pode mudar futuramente. Também serão adicionadas outras sessões dentro do universo como o Horizon Venues, uma parte do servidor que sediará eventos virtuais de grande porte e o Horizon Workrooms para colaboração digital.

Para o Brasil, essa realidade ainda parece distante

Horizon Worlds

Infelizmente o Brasil ainda está alguns passos atrás para fazer parte desse tipo de realidade. O Horizon Worlds, como já dito, ainda não está disponível para outras regiões, porém mesmo que chegasse aqui, não teria tanto efeito.

Isso porque a tecnologia de realidade virtual ainda caminha a passos de formiga no Brasil, e esse tipo de mercado ainda não é forte devido a alguns problemas, principalmente o custo da sua entrada no país. O Meta Quest 2, por exemplo, que é essencial para ter acesso ao Horizon Worlds, por aqui chega a valores de R$ 3,5 mil em importadores.

Isso porque o aparelho não é vendido diretamente por aqui, ou seja, não são vendidos na moeda local, então é preciso importar. Nessa época de alta de dólar, isso acaba se tornando uma opção inacessível para a maioria dos brasileiros, o que acabaria resultando em pouquíssimos usuários na plataforma.

Fonte: meta

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X