Intel contrata Anton Kaplanyan, que trabalhou na Nvidia desenvolvendo o Ray Tracing e o DLSS

Intel contrata Anton Kaplanyan, que trabalhou na Nvidia desenvolvendo o Ray Tracing e o DLSS

A Intel anunciou ontem (11) a contratação de Anton Kaplanyan, que trabalhou no desenvolvimento das tecnologias DLSS e Ray Tracing na Nvidia. Kaplanyan assumirá o cargo de Vice-presidente da Divisão de Pesquisa em Tecnologias Gráficas do Grupo AGX da Intel.

A técnica de redução de ruídos utilizando uma amostra por pixel, implementada pela Nvidia na tecnologia DLSS, criação de Kaplanyan, uma das primeiras técnicas a integrar redes neurais e tecnologias gráficas.

Antes de entrar para a Intel, Anton Kaplanyan trabalhava no desenvolvimento de tecnologias gráficas em realidade virtual para a divisão VR do Facebook.

A contratação representa a intenção por parte da Intel em lançar suas primeiras placas de vídeo após décadas fora deste mercado. Em consonância com o direcionamento da empresa, Kaplanyan afirmou que enxerga uma nova era em tecnologias gráficas que incluem jogos e filmes fotorrealistas, hedseats de realidade virtual com alta resolução de imagens, e métodos mais imersivos de comunicação remota.

Anton Kaplanyan enxerga grandes possibilidades na Intel

As principais contribuições de Kaplanyan à indústria envolvem machine learning e a simulação computacional. O cientista afirma gostar de trabalhar em pesquisas avançadas em tecnologias gráficas computacionais, focando em renderização em tempo real, o que inclui a renderização neural, perceptual, de sombreamento e diferenciável.

Desse modo, comenta Kaplanyan, suas pesquisas foram utilizadas para criação do hardware e middleware das placas de vídeo RTX da Nvidia, bem como nos motores gráficos de jogos, como Unity e CryEngine, e até mesmo em softwares utilizados para filmes da Pixar.

Sobre a Intel, Kaplanyan afirma que a empresa está situada na “fronteira” entre tecnologias de hardware e criação de chips, com toda a tecnologia para sedimentar arquiteturas avançadas de hardware.

“A Intel também possui uma longa história relacionada às placas de vídeo integradas, o que resultou, recentemente, em consideráveis investimentos no discreto mercado de placas de vídeo”, comenta Kaplanyan.

A carreira de Kaplanyan também é marcada pelo desenvolvimento de uma tecnologia de renderização mais leve que rodava até em processadores Celeron, no início dos anos 2000.

Leia também: Intel revela nova estratégia e próximas tecnologias de fabricação de processadores

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X