18 meses depois do lançamento, centenas de GPUs RTX 4090 ainda sofrem com o derretimento dos conectores

18 meses depois do lançamento, centenas de GPUs RTX 4090 ainda sofrem com o derretimento dos conectores

Quando a NVIDIA lançou as RTX 4090 em outubro de 2022, o evento foi recebido com grande entusiasmo por gamers e profissionais na área de criação digital, que esperavam ansiosamente pelo que prometia ser um salto significativo em desempenho gráfico.

Contudo, não demorou muito para que vários desses mesmos entusiastas começassem a relatar problemas preocupantes nos conectores de energia dessas placas de vídeo tão avançadas. Esse cenário levou a uma investigação minuciosa pela empresa, que precisou se debruçar sobre as questões reportadas para entender melhor a raiz do problema. A NVIDIA, reconhecendo a gravidade da situação, comprometeu-se então ao desenvolvimento de um novo conector mais robusto e confiável.

Leia também
ASUS lança notebook gamer com RTX 4090 e atualiza linha TUF Gaming no Brasil
Design de ponta: Essa RTX 4090 é inspirada em Ruan Mei, de Honkai: Star Rail

No entanto, mesmo quase dois anos após o lançamento da GPU RTX 4090, é notório que vários usuários ainda enfrentam dificuldades relacionadas aos conectores originais das suas RTX 4090. Não é apenas um caso isolado — a questão é recorrente e tem sido destacada regularmente por diferentes fontes de dentro da comunidade de hardware.

A título de exemplo, um canal renomado do YouTube, especializado em falar sobre consertos e manutenção de dispositivos eletrônicos, também mencionou essa dificuldade enfrentada pelos consumidores, evidenciando que o problema continua relevante e sem solução definitiva para alguns.

Cerca de 200 RTX 4090 ainda sofrem com problemas no conector

Conector derretido da RTX 4090

O conector 12VHPWR tornou-se um verdadeiro fardo para os donos da RTX 4090 que foram afetados por essas falhas de projeto ou fabricação. Como resposta aos incidentes, a NVIDIA foi compelida a adotar o padrão 12V-2×6 para as novas placas da linha RTX 40 SUPER, numa tentativa de mitigar os riscos de danos futuros.

Por outro lado, os modelos RTX 40 já disponíveis no mercado passaram a utilizar conectores revisados, caracterizados por pinos mais curtos que têm como objetivo auxiliar na prevenção de problemas caso o cabo não esteja perfeitamente encaixado.

Contudo, a realidade desafiadora com a qual a empresa ainda se depara foi reforçada pelas palavras do YouTuber Northridge Fix, conhecido por sua expertise em reparos de componentes eletrônicos. Segundo ele, ainda é alarmante que cerca de 200 placas RTX 4090 com conectores danificados cheguem todos os meses ao seu laboratório para conserto. Isso sem dúvida alguma é motivo para preocupação tanto para os consumidores quanto para a NVIDIA, que precisa lidar com as repercussões negativas dessa falha técnica. Abaixo você confere o vídeo onde ele relata o assunto:

Além disso, mesmo após o esforço da NVIDIA para revisar os conectores, parece que as unidades mais antigas continuam representando um dilema, tanto para a própria companhia quanto para serviços de reparo independentes, como o oferecido pelo Northridge Fix.

Conectores alternativos não são a solução

Northridge Fix, indo mais além em seus comentários, também discutiu sobre os problemas encontrados com os conectores da CableMod, uma marca conhecida por seus cabos customizados e acessórios de qualidade para PCs.

Ele explicou que, apesar de os conectores da CableMod aparentarem boa qualidade à primeira vista, eles foram desenvolvidos com base no mesmo padrão problemático original. A CableMod reconheceu a situação e prontamente fez um recall de todos os seus conectores angulares 12VHPWR, oferecendo reembolsos aos clientes afetados.

No entanto, o dano já havia sido causado e muitos consumidores se viram prejudicados por essa questão, o que é particularmente frustrante quando consideramos que muitas dessas placas de vídeo nem sequer completaram um ano de uso. Se você tem uma RTX 4090, fique de olho nos conectores e siga as recomendações do fabricante e discussões da comunidade para evitar problemas com sua placa de vídeo.

Fonte: Wccftech

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X