NVIDIA está investigando casos de derretimento dos conectores da GPU RTX 4090

NVIDIA está investigando casos de derretimento dos conectores da GPU RTX 4090

Depois que dois usuários denunciaram no Reddit casos de derretimento do conector da placa de vídeo RTX 4090, a NVIDIA anunciou que está investigando os casos. Em uma das situações, o conector de 16 pinos da GPU de alto desempenho simplesmente derreteu. Em outro ele pegou fogo. A empresa ainda não sabe dizer com certeza o que pode ter ocasionado os incidentes.

Leia também
Rumor: RTX 4090 Ti foi cancelada por esquentar tanto a ponto de se derreter
Ô loco, meu: RTX 4090 vai custar R$ 14.999

Sobrecarga de energia ou defeito de fabricação?

Um dos usuários publicou imagens em seu post no Reddit. O cabo adaptador em questão é o 12VHPWR. Ele vem junto com a placa de vídeo. De acordo com o usuário, além do cabo adaptador, a conexão na placa de vídeo também sofreu danos.

Conector de 16 pinos da RTX 4090

Até o momento, há duas hipóteses que podem explicar o incidente. A primeira delas diz respeito a uma sobrecarga de energia. A segunda hipótese envolve um defeito de fabricação no cabo.

Porém, o usuário em questão diz que a hipótese de sobrecarga de energia pode não ser verdadeira. Segundo ele, na hora que aconteceu o problema, ele estava jogando Red Dead Redemption 2. A carga de energia naquele momento era de 400 W. Essa é uma carga que a RTX 4090 foi projetada para suportar.

O caso viralizou no próprio Reddit. Depois disso, uma outra pessoa também compartilhou o seu caso e publicou fotos. Os dois incidentes ganharam mais repercussão quando o The Verge começou a cobrir os casos. Questionada a respeito, a NVIDIA respondeu o seguinte:

Estamos em contato com o primeiro proprietário e entraremos em contato com o outro para obter informações adicionais”.

O conector da placa de vídeo também foi queimado

A causa pode ter sido outra

Porém, a causa para o derretimento do cabo pode ter sido outra coisa. Segundo o site Tom’s Hardware, a causa para os problemas pode ter sido dobras no conector de 16 pinos. Dependendo da forma que o usuário dobra o cabo, isso pode ocasionar um mal funcionamento do dispositivo.

Inclusive, há até empresas que vendem adaptadores de ângulo reto, justamente para minimizar os riscos de se dobrar os cabos. É o caso da CableMod. No site da empresa há até um manual bem detalhado explicando como usar os adaptadores e a melhor forma de acomodar os cabos no gabinete.

A CableMod explica que o cabo adaptador da RTX 4090, o 12HVPWR, possui terminais menores do que os cabos anteriores. Ela explica: “Através de nossos testes extensivos, parece que dobrar os fios muito perto do conector pode resultar em alguns dos terminais se soltando ou desalinhando dentro do próprio conector”.

Se isso acontecer, haverá uma carga de energia desigual nos demais fios. E o resultado disso é justamente o superaquecimento. O risco de superaquecimento aumenta se a curvatura do cabo for feita horizontalmente em relação à orientação do conector.

Porém, é preciso esperar a NVIDIA concluir suas investigações para termos certeza das causas do superaquecimento. De qualquer forma, sempre é bom dar uma checada dentro do gabinete para ver se não tem nenhum cabo de alimentação dobrado de maneira inadequada.

Fontes: The Verge, Tom’s Hardware e XDA Developers

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X