Rumor: RTX 4090 Ti foi cancelada por esquentar tanto a ponto de se derreter

Rumor: RTX 4090 Ti foi cancelada por esquentar tanto a ponto de se derreter

Parece que a placa de vídeo GeForce RTX 4090 será a GPU mais poderosa da NVIDIA durante um bom tempo. Isso se os últimos rumores a respeito da RTX 4090 Ti forem verdadeiros.

De acordo com o YouTuber Moore’s Law is Dead, que alega ter conversado com uma fonte próxima da NVIDIA, a GPU RTX 4090 Ti foi cancelada. Pelo menos por enquanto. Segundo o youtuber, o chip gráfico mais poderoso da família Lovelace está com sérios problemas de superaquecimento. A placa atinge temperaturas tão altas que em alguns casos ela se derrete!

Leia também
Qual a diferença entre placa de vídeo integrada e dedicada?
Placa de vídeo para streaming: oito opções recomendadas

Superaquecimento e alto consumo de energia

Diante disso, a equipe de desenvolvimento da NVIDIA teve que suspender os trabalhos com a RTX 4090 Ti. Isso não quer dizer que a placa não será lançada nunca. Mas certamente ela demorará alguns meses para chegar ao mercado. E isso deixará o caminho livre para a GeForce RTX 4090, que será lançada nesta quarta-feira (12).

A fonte que conversou com o youtuber revelou algumas informações, no mínimo, assustadoras sobre a RTX 4090 Ti. De acordo com os rumores, a placa de vídeo consumia tanta energia que chegava a disparar disjuntores. Ela consumia entre 600W e 700W, exigindo dois cabos de alimentação PCIe de 16 pinos.

Com tanto poder de processamento, a placa atingia temperaturas super elevadas. Em alguns testes, a placa chegou a derreter a fonte de alimentação e, nos casos mais extremos, chegou a se derreter. Obviamente que esta é uma situação que ninguém quer passar, não é mesmo?

Tamanho fora do normal

E como se não bastasse os problemas com superaquecimento e consumo elevado de energia, a GeForce RTX 4090 Ti é gigantesca! Ela é tão grande que precisa que a placa-mãe seja montada nela. Se o usuário tentar instalar a placa com a motherboard já instalada no gabinete, ele não terá espaço. Na prática, a RTX 4090 Ti ocupa quatro slots.

Será que todo esse poder é realmente necessário? Depende? Se as placas de vídeo da AMD com arquitetura RDNA 3 forem melhores do que as opções da NVIDIA, pode ser que a companhia apele para a RTX 4090 Ti. De qualquer forma, os engenheiros ainda têm bastante tempo para resolverem estes problemas.

Fonte: PCGames

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X