Apple Car: Tim Cook revela informações sobre desenvolvimento do carro autônomo da empresa

Apple Car: Tim Cook revela informações sobre desenvolvimento do carro autônomo da empresa

O CEO da Apple, Tim Cook, revelou alguns detalhes sobre o desenvolvimento de carros autônomos da empresa, o Apple Car.

Em entrevista ao podcast “Sway”, do jornal The New York Times, o executivo afirmou que a “autonomia” é uma tecnologia central. Portanto, segundo ele um carro autônomo nada mais é que um robô e, em sua visão, há inúmeras possibilidades de desenvolvimento com a “autonomia”. O CEO salientou que a Apple está trabalhando, simultaneamente, em muitas coisas que podem vir a público, ou não.

No entanto, quando indagado sobre o desenvolvimento do Apple Car ou de tecnologias para carros autônomos, Cook não confirmou a existência de tal projeto, mas afirmou que a “integração entre hardware, software e serviços, para encontrar os pontos de intercessões das tecnologias”, é algo que a Apple adora fazer.

Desse modo, Tim Cook quis dizer a construção de novos produtos gerados pela interação de várias tecnologias é algo que ocorre frequentemente na Apple. Além disso, para fortalecer ainda mais o rumor, o CEO completou afirmando que a Apple preza por ser dona das tecnologias primárias que geram esses novos produtos.

Isso indica, pelo menos, que o desenvolvimento de tecnologias para veículos autônomos é um dos planos da Apple, embora não se saiba ao certo se haverá um Apple Car em um futuro próximo.

O Apple Car pode ser um grande rival da Tesla

Tim Cook sabe muito bem que o Apple Car, por ser propriedade de uma empresa americana, aliás, da maior empresa americana dos últimos anos, pode incomodar a Tesla em números de vendas e posicionamento de marca.

Em 2017, Tim Cook afirmou que a Apple começara a trabalhar no desenvolvimento de sistemas para veículos autônomos para outras montadoras. Em 2019, a Apple adquiriu a startup Drive.ai, que desenvolve sistemas de direção autônoma para carros através de inteligência artificial.

Um rumor de que Apple estaria fechando um acordo com a Hyundai para fabricação do Apple Car, aliado aos dois fatos anteriores, contribuiu para fortalecer a informação de que a empresa entraria no ramo de carros autônomos. Posteriormente, a Hyundai negou a veracidade desse rumor, mas isso não descarta a possibilidade do lançamento de um carro autônomo da Apple.

Tim Cook Apple Car
Tim Cook, Safra Katz e Elon Musk em reunião com o então presidente Donald Trump em 2016. Créditos: Bloomberg

Kara Swisher, apresentadora do podcast, pediu para que Cook comentasse as alegações de Elon Musk sobre a Apple ter recusado comprar a Tesla em 2017. Cook afirmou que nunca “conversou com Elon Musk, embora tenha grande admiração e respeito pela companhia que ele [Musk] construiu.”

Em 2018, a Apple contratou de volta Doug Field, que trabalhou como vice-presidente de engenharia da Tesla de 2013 a 2018. Além disso, em janeiro deste ano, a Apple contratou vários ex-funcionários da Tesla, incluindo outro vice-presidente de engenharia, Michael Schwekutsch, que agora trabalha como diretor de engenharia do Grupo de Projetos Especiais da Apple.

Sobre a alegação de nunca ter conversado com Elon Musk, Tim Cook pode estar omitindo algum acontecimento recente, pois a Tesla irá fornecer baterias para a nova usina solar da Apple. Será que esse acordo foi firmado sem uma conversa entre os CEOs das duas empresas?

Leia a matéria abaixo para conhecer a nova empreitada da Apple, que promete gerar energia limpa equivalente ao abastecimento de sete mil casas.

Além do Apple Car, Tim Cook comentou sobre o Facebook e outras tecnologias

O assunto principal da entrevista para o podcast foi a treta atual entre Apple e Facebook. A Apple, recentemente, deu mais poderes aos seus usuários no que tange ao controle de privacidade e dados, dificultando o rastreio por aplicativos terceirizados. Tal mudança enfureceu os executivos do Facebook.

A rede social de Mark Zuckerberg escreveu um manifesto gigante no ano passado para afirmar que iria se posicionar contra a Apple. De acordo com Cook, no entanto, essa funcionalidade da Apple não tem como o foco o Facebook, mas, sim, a privacidade do usuário como um todo.

Tim Cook Apple Car

Além disso, o CEO da Apple afirmou nessa mesma entrevista que a tecnologia de realidade aumentada é de suma importância para o futuro da companhia.

Cook disse que tal tecnologia pode ser utilizada para aprimorar as conversações, exemplificando a entrevista ao podcast. Segundo ele, seria possível aprimorar essa entrevista inserindo gráficos e outros elementos que apareceriam na tela através da realidade aumentada.

Além disso, ele apontou que o uso da tecnologia na saúde, educação, comércio e vídeo games podem garantir “um futuro ainda melhor.”

O episódio com Tim Cook do podcast Sway pode ser conferido na íntegra no Spotify e em outras plataformas. Clique aqui para ouvir essa entrevista imperdível.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X