Apple pode lançar carro autônomo em 2024

Apple pode lançar carro autônomo em 2024

Há tempos que rola um rumor que diz que a Apple lançará um carro inovador. Já fazia até alguns anos que esse rumor estava bem adormecido, mas nesta semana ele voltou com força!

Nesta segunda-feira (21) a agência de notícias Reuters fez uma matéria exclusiva onde diz que em 2024 a Apple começará a produzir um carro autônomo e com uma bateria “revolucionária”. Obviamente que não foi revelado a fonte, mas ao que tudo indica trata-se de alguém que tem acesso a detalhes do projeto.

Batizado de Project Titan, essa ideia existe desde 2014, que foi quando começaram a surgir os rumores desse suposto “Apple Car”. Mas parece que agora as coisas vão andar mais rápido, já que o projeto sofreu algumas mudanças e recebeu autorização para continuar.

O principal destaque desse carro autônomo, no entanto, é a sua bateria. Segundo fontes ligadas à Apple, a empresa está trabalhando em uma nova tecnologia para aplicar em suas baterias. Essa nova tecnologia pode aumentar a autonomia do carro e ainda diminuir os custos de produção.

Os avanços em relação à bateria consistem em um novo design, chamado de “monocelular”. As células individuais das baterias são unidas, o que reduz o espaço ocupado e ainda dispensa a necessidade de outros componentes, hoje necessários para o funcionamento correto da bateria.

Além disso, a Apple também está testando um novo composto químico, chamado de LFP (fosfato de ferro e lítio). Esse composto químico tem mais dificuldade em superaquecer. E isso traz mais segurança para o componente.

Entretanto, ainda não se sabe se o carro da Apple será totalmente produzido pela empresa ou se a Apple fará parceria com montadoras já existentes para acelerar a produção de seu veículo autônomo. A segunda opção é a mais provável. Outra possibilidade é que a Apple simplesmente venda ou licencie a sua tecnologia de direção autônoma para as montadoras de carros.

O Apple Car também será equipado com diversos sensores LiDAR para “enxergar” a estrada e os obstáculos, pessoas e objetos em volta. Este sensor já é usado no iPad Pro e no iPhone 12 Pro e Pro Max. Inclusive, já existem caros autônomos usando esse sensor atualmente, provando que ele funciona realmente muito bem.

Porém, devido à pandemia do novo coronavírus, pode ser que o Projeto Titan seja adiado para 2025. Ainda tem muito tempo até lá, mas é certo que a curiosidade para ver um carro fabricado por uma empresa de tecnologia é grande.

Fonte: Reuters

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X