Apple utilizará baterias da Tesla em nova usina solar

Apple utilizará baterias da Tesla em nova usina solar

A Apple anunciou ontem (31/03) a construção de uma nova usina de energia solar na Califórnia, que, de acordo com o The Verge, usará baterias da Tesla. As duas gigantes do Vale do Silício se recusaram a comentar a informação, que foi obtida pelo site via um email do secretário de planejamento urbano do Condado de Monterey.

A nova instalação armazenará 240 MWh (Megawatt hora – unidade de energia elétrica igual a um megawatt de potência usado durante uma hora) e teve sua construção aprovada pelo Conselho de Supervisores do Condado de Monterey em 2020.

Essa usina será construída no complexo de energia solar da Apple, o California Flats, e utilizará 85 baterias Megapack de íon de lítio da Tesla, que irão prover energia para a sede da Apple em Cupertino, também no estado da Califórnia.

 

Apple Tesla
Baterias Megapack. Créditos: Tesla

A Tesla lançou a bateria Megapack em 2019, que armazena 3 MWh de energia.  Portanto, as baterias da Tesla servirão para armazena a energia gerada pelos painéis solares do California Flats.

De acordo com a Apple, a construção da usina solar será um dos maiores projetos de energia dos EUA, utilizando um sistema de baterias equivalente ao fornecimento diário de energia de mais de 7 mil lares.

A empresa afirma que esse será o começo de uma transformação no consumo de energia por parte da Apple e seus fornecedores, que firmaram o compromisso de migrar completamente para as energias renováveis.

Embora o histórico da relação entre Apple e Tesla não seja dos mais positivos, a parceria inusitada poderá mudar os rumos do abastecimento de energia de empresas tech, reduzindo consideravelmente a emissão de CO₂.

Lisa Jackson, vice-presidente do setor de Iniciativas Sociais, Políticas e Ambientais da Apple, informou que o plano é operar com fontes livres de carbono a partir de 2030.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X