Twitter lança busca de fotos e vídeos, e anuncia serviço próprio de imagens

O Twitter não para de crescer. Se por um lado não concorre com os buscadores tradicionais, por outro é um buscador especializado em informações em tempo real. Aconteceu alguma coisa? Se foi algo que afetou ou envolveu direta ou indiretamente várias pessoas, mesmo que num local específico, provavelmente o Twitter é o melhor lugar para encontrar detalhes e informações recentes.

Aproveitando essa posição de buscador específico o Twitter está ampliando sua pesquisa para busca de imagens e vídeos. Um site de busca específico também é conhecido como site de busca vertical ou de nicho, embora o Twitter tenha diversos assuntos. O “nicho” ali mesmo é na questão das buscas em tempo real, o que está acontecendo agora. Isso ampliado para busca de imagens é bem interessante, deixa só acontecer algum grande fato ou evento para ver de perto a utilidade 🙂

Para quem usa muito o Twitter no Firefox fizeram outra divulgação: pode valer a pena conhecer o Firefox with Twitter, que na nova versão permite acessar a busca digitando a #hashtag diretamente na barra de endereços, ou ainda o perfil de alguém digitando o @, por exemplo, @hardwarecombr. Isso pode ser feito diretamente no Firefox que você já tem com uma extensão. Veja o anúncio na Mozilla Labs.

E mais uma. Recentemente apareceram alguns boatos de que o Twitter lançaria seu próprio site de compartilhamento de imagens. Atualmente ele depende de serviços de terceiros, e existem vários. No anúncio de hoje ficou claro que lançarão realmente uma ferramenta própria de upload.

Nos bastidores o parceiro do serviço é o Photobucket, mas para os usuários a interface e tudo mais será do Twitter. Muitas imagens são enviadas para o site por meio de smartphones, por isso a ferramenta oficial será integrada também nas aplicações oficiais.

E para quem não tem smartphone mas sim um celular básico com câmera, em breve será possível postar fotos por meio de mensagens multimídia (MMS). A disponibilidade não será imediata em todos os locais, já que depende de alguns acordos com operadoras.

O Twitter vai muito além de 140 caracteres, está bem acima do que podia ser considerado uma startup há alguns anos. Esses dias o grupo comprou o TweetDeck, uma das apps mais famosas para o serviço. O valor não foi divulgado oficialmente, mas várias agências reportam que foi da ordem de $40 milhões de dólares.

Quem não gosta nada desse avanço deve ser o gigante Google, que tentou pegar parte dos usuários mas não deu certo (no final acabou fazendo uma parceria com o próprio Twitter). Se a busca de imagens e vídeos no Twitter pegar, o gigante terá mais um motivo para se preocupar. De um lado Twitter, do outro Bing, e nas redes sociais o Facebook

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X