Melhorias na busca social no Google – mas só em inglês, por enquanto

O Google tem já há um tempo o “Social Search”, um serviço integrado ao buscador que exibe resultados de pesquisas provenientes de mídias sociais, trazendo resultados com origem em coisas publicadas pelos seus amigos ou pessoas próximas, companheiros de trabalho, etc. Agora deram uma ampliada na ferramenta, mas apenas na versão em inglês do buscador, por enquanto.

Antes os resultados sociais apareciam na parte inferior do buscador. Agora aparecerão no meio das buscas normais, de acordo com a relevância estipulada pelo algoritmo, de forma bem integrada. Ao fazer uma pesquisa sobre um local, por exemplo, os resultados poderão incluir fotos de seus amigos no Flickr, tweets sobre o local de pessoas que você segue, etc.

A rede de amigos é puxada por meio do Google Profile, que é pública. Mas para melhorar suas pesquisas mantendo mais privacidade, sem lotar o perfil público com outros serviços, dá para adicionar as contas externas (como Twitter, Flickr, etc) também na página da conta.

As novidades estarão sendo aplicadas nos próximos dias para as contas com a versão em inglês do site. Não há previsão de quando isso estará disponível nos outros idiomas. Espera-se que ao usar o buscador em inglês, os recursos funcionem, já que várias coisas funcionam lá mesmo para contas de outros países.

O vídeo abaixo ilustra melhor a integração dos resultados sociais com os normais:

A pesquisa social só tem efeito quando você está logado, é claro. Ah, apesar de tudo, um site que ficou de fora foi o Facebook. As relações entre as duas companhias não são muito boas.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X