Botão do Google +1 foi liberado para sites e blogs hoje

Botão do Google +1 foi liberado para sites e blogs hoje

O botão do Google +1 foi liberado para todos os sites: agora qualquer webmaster ou blogueiro pode colocar o botãozinho “+1” em suas páginas, peça fundamental de uma grande rede social não assumida do Google.

Google +1

A funcionalidade básica dele lembra o Curtir do Facebook: se você gostar de uma página, clicar no +1 tornará essa informação visível no seu Google Profile e ajudará o site, nem que seja apenas com o mérito e gostinho de ter vários “likes”.

Exemplo do botão +1 em um site da web

O botão +1 aparecerá nas buscas do Google e tem um objetivo bastante social: ao pesquisar qualquer coisa você verá o que os seus amigos e contatos gostaram, podendo ter assim maior interesse em visitar aquele site:

Imagem da SERP com a indicação de contatos que gostaram das páginas

A integração com as buscas é essencial para a popularidade do +1, ao mesmo tempo que não faz sentido ficar só nas SERPs (páginas de resultados das buscas). Afinal, como você clicaria no +1 numa busca sem nem ter acessado o site ainda? Por isso a inclusão do botão direto no site.

Vários sites grandes estão usando e o Google passará a usar nos seus próprios serviços, como Android Market, Blogger, YouTube, etc.

Embora suporte todos os sites, em qualquer idioma, a princípio o +1 aparece basicamente nas buscas em inglês, e ainda não está disponível para todos.

Você pode tentar ativar o recurso como experimental nesta página. Por um tempo os sites usarão o +1 como forma de mostrar que uma página teve boa recepção, que os usuários gostaram, etc – assim como muitos já gostam de destacar o número de assinantes do FeedBurner, seguidores do Twitter e quantidade de “likes” na fan page do Facebook. Pode demorar mais algumas semanas (ou meses) para que o botão passe a aparecer nas SERPs.

Para quem tem site ou blog e quer usar o botão, basta pegar o código no Google Webmasters. O código tem duas partes: uma fica no cabeçalho ou final e o outro no local em que o botão vai aparecer.

Mesmo que não esteja aparecendo nas buscas, tem uma galerinha louca por SEO que já deve estar implementando para conseguir um bom número de +1. Quando aparecer nos resultados do Google, metade do trabalho já estará a caminho.

Diferente de uma fan page do Facebook, o botão +1 vale para a página em que estiver inserido, não o domínio. É mais parecido com o botão Curtir mesmo. Páginas internas terão a contagem zerada, começando tudo de novo, sem relação com a quantidade de +1s na home.

Nem todo mundo usa o Google Profile, aquele esboço de rede social parece defasado, mas não está morto. Não sabemos ainda sobre mudanças na interface, mas como quase todo mundo tem uma conta Google (Gmail ou Orkut, considerando o Brasil) não deverá ser difícil a popularização. O Google Profile pode incluir atualizações do Buzz e do Twitter, embora seja pouco usado, é interessante em alguns aspectos.

Junto com outras atualizações que tornam as buscas do Google mais próximas de uma rede social, o +1 parece ser mais uma tentativa de atacar a concorrência, uma vez que o Google ficou parado no tempo deixando o Facebook crescer. O próprio Eric Schmidt lamenta o tempo que não deu atenção ao crescimento do Facebook. Agora só resta correr atrás do prejuízo.

De fato o Google tem o serviço de buscas mais usado no mundo, tem vários serviços interligados por uma mesma conta, tem gente online a todo momento. Mas tudo fica fragmentado: não se parece com uma rede social. Várias tentativas foram rejeitadas pelos usuários, caso do Wave e do Buzz. O +1 é o começo de uma grande mudança, que pode dar certo, ou não.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X