Como explicamos nesse artigo, o Chromium é um projeto código-aberto que serviu de base para o desenvolvimento do navegador do Google, o Chrome, que, embora seja um app gratuito, conta com partes fechadas do seu código fonte, alterado pelos desenvolvedores do Google. O Chromium também serviu de base para a criação de outros browsers, como o Vivaldi, Yandex Browser e até o Microsoft Edge. Sim, o novo navegador da Microsoft, que estreou com o Windows 10, está sendo remodelado, tendo o Chromium como base.
Há algumas diferenças entre o Chorme e o Chromium, como, por exemplo, em relação ao suporte de codecs. O Chormium lida apenas com codecs open-source, enquanto com o Chrome, o Google licencia alguns codecs proprietários para o seu navegador, como o AAC e o H.264. Outra diferença é em relação aos updates, liberados de forma automática no Chrome e instalados de forma manual com o Chromium.
Além de ser alicerce para a chegada de novos navegadores no mercado, o Chromium também é um browser completamente funcional, atualizado com frequência por desenvolvedores de todo o mundo que cooperam com o projeto. Neste tutorial iremos mostrar o passo a passo que você pode seguir para desinstalar o Chromium.
Conhecer o processo de desinstalação do Chromium é importante porque além da versão legítima do navegador, há diversas variantes maliciosas, navegadores que utilizam a base do Chromium mas com elementos que podem conter vírus, comprometendo a performance do computador. Por isso que é recomendado realizar o download do Chromium apenas pelo site oficial da plataforma.
Como desinstalar o Chromium
Há algumas maneiras de realizar a desinstalação do Chromium, mostraremos algumas delas.
Excluindo a partir do acesso ao diretório pelo ícone do browser:
- Primeiramente abra o gerenciador de tarefas do Windows (você pode acessar utilizando a combinação de teclas CTRL+SHIFT+ESC) e encerre qualquer processo relacionado a Chromium em execução.
- Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Chromium, no menu de contexto que foi aberto clique na opção abrir local do arquivo
- Na aba de endereços, localizada na parte superior da janela aberta, clique sobe o diretório em que os arquivos do navegador estão localizados – “Arquivos de Programas”
- Agora basta que você exclua a pasta dos arquivos do Chromium. Para retirar os arquivos completamente, sem que eles sejam enviados para a lixeira e você tenha que fazer também essa remoção, exclua os arquivos utilizando a combinação de teclas SHIFT+DELETE.
Excluindo o Chromium sem passar pelo ícone do browser:
- No campo de buscas do Windows, localizado na barra de tarefas, digite %appdata%
- Estamos agora na lista de diretórios
- Procure e exclua a pasta relacionada ao Chromium
Como comentamos acima, pode acontecer que seu computador seja infectado com uma versão alternativa do Chromium, que conte com mecanismos de pesquisa ou outras traquitanas instaladas que podem afetar a performance do computador ou deixando a máquina exposta a ameaças. Essas versões do Chromium acabam aparecendo no computador quando o usuário instala algum outro programa e vai passando pelas etapas do processo sem se atentar as telas que estão aparecendo, provavelmente durante o processo ficou marcada a opção de incluir o Chromium junto com o outro software.
Em alguns casos o software pode ser tão “chato” que uma simples requisição de desinstalação pelo painel de controle não será suficiente para se livrar do Chromium. Você terá que partir para outras soluções, como as que citamos anteriormente, ou então instalar softwares específicos que irão cuidar da remoção completa de qualquer arquivo relacionado ao Chromium.
Um dos softwares que pode cumprir essa tarefa é o Revo Unistaller. Após a instalação e acessar o Revo Unistaller, procure o Chromium e siga com o processo de desinstalação, marcando todos os arquivos relacionados que serão deletados.
Outra opção recomendada é fazer uso de um antispyware, que pode deletar algumas “prendas” que podem surgir com a instalação de alguma versão modificada do Chromium, como toolbars. Este software consegue dar conta na remoção de qualquer tipo de adware. O Malwarebytes e o AVG Browser Cleanup também podem trabalhar na remoção de possíveis add-ons indesejáveis para navegadores.
Algumas das ameaças baseadas no Chromium são as seguintes: eFast, Chroomium e Tortuga. Esses softwares são baseados no Chromium, mas com modificações que transformam também em adware, exibindo constantemente anúncios durante a navegação para gerar receita aos seus desenvolvedores. Como utilizam uma interface bem parecida com o Chromium e o Chrome, esses navegadores podem acabar enganando muitos usuários.
Você também deve ler!
A ascensão meteórica do Google Chrome
Como formatar um pendrive protegido contra gravação
Os melhores softwares para atualização de drivers
Os melhores programas para compactar arquivos
Warsaw, o módulo de segurança bancário que continua importunando os usuários
Os melhores antivírus para o Windows 10
Os melhores players de vídeo gratuitos para PC
DisplayPort: tudo o que você precisa saber sobre essa interface
Deixe seu comentário