Os melhores antivírus para o Windows 10

Os melhores antivírus para o Windows 10

Esse tema é sempre polêmico. Muitos consideram o uso de antivírus desnecessário, enquanto boa parte dos especialistas de segurança da informação e analistas consideram essa ferramenta indispensável. Vou deixar aqui meu parecer sobre o assunto. O uso de antivírus é recomendadíssimo, porém é preciso escolher muito bem que opção você irá instalar. Não dá para recorrer a qualquer solução apenas porque está escrito que é um antivírus, em muitos casos pode até não ser, pode estar atuando na verdade como uma ameaça ao seu dispositivo.

Neste artigo iremos listar as melhores opções de antivírus para Windows na atualidade. O critério para essa seleção vem diretamente dos resultados divulgados pela AV-Test, empresa líder de testes e fornecimento de certificados de segurança. De dois em dois meses essa organização lança os resultados dos testes com as principais soluções de segurança para o mercado. Além do Windows, também é avaliado os o softwares de segurança para o Android, MacOS, além de diversos produtos que fazem parte do ecossistema de ioT.

Há alguns anos os antivírus além de toda a parte de segurança tentam “fisgar” o consumidor com funções extras, como aquelas relacionadas com “boosts” na performance do dispositivo. Esse tipo de recurso não faz parte dos critérios que a AV-Test se baseia para listar os antivírus mais confiáveis. O teste leva em consideração os seguintes critérios:

:: Proteção – evidentemente o critério mais importante. Aqui é avaliado se o antivírus realmente cumpre seu papel na defesa do computador com as mais variadas ameaças (vírus, horms e cavalos de troia). O teste passa por colocar os softwares à prova de diversas ameaças descobertas pela AV-Test em até 24 horas.

:: Performance – verifica-se o impacto do uso de tal solução de segurança na performance do dispositivo. Esse impacto na performance acontecer quando o usuário visita páginas da web, roda outros softwares, realiza cópias de arquivos, seja localmente ou em rede, entre outras coisas

:: Usabilidade – alguns softwares de segurança podem acusar falsos-positivo quando o usuário acessa um site, por exemplo, esse caso é um dos cenários que impactam na usabilidade. Da mesma forma como também pode acontecer falsos-positivos durante a busca por ameaças nos dispositivos, mais um caso de impacto na usabilidade.

Com base nesses três critérios é dado para cada antivírus uma nota que varia de 1 a 6 pontos. Durante os testes, apenas quatro produtos foram perfeitos, com 6 pontos em cada categoria. Apenas quatro soluções de segurança conseguiram ser perfeitas, com 6 pontos em cada uma das três categorias avaliadas:  Kaspersky Lab Endpoint SecurityKaspersky Lab Small Office SecuritySymantec Endpoint Protection e Symantec Endpoint Protection Cloud.

Abaixo elencamos em ordem alfabética os 12 melhores antivírus para o Windows 10 na atualidade

 Avast Business Antivirus Pro Plus

Obteve resultados perfeitos ao detectar ameaças de malware, especialmente tipo dia zero (0-day) . O desempenho é muito bom, mas não perfeito – a abertura de sites populares foi 11% mais lenta que em outros aplicativos. Além disso, um alarme falso foi observado – o programa bloqueou a instalação de um programa, encarando-o como uma ameaça.

Bitdefender Endpoint Security

O Bitdefender Endpoint Security bloqueou exatamente 98,5% dos ataques e malwares de dia zero entregues por email. O desempenho não levanta objeções – o impacto do programa na abertura de páginas e aplicativos é mínimo e, em alguns casos, imperceptível. Um alarme falso foi registrado durante a última rodada de testes.

F-Secure PSB Computer Protection

O PSB Computer Protection alcançou resultados perfeitos em duas categorias – proteção e desempenho. Detecta 100% dos malwares e 98,9% ataques de dia zero. No desempenho, em muitos casos, os resultados foram melhores que a média. O aplicativo perdeu boa parte da pontuação devido a quatro falsos positivos, avios e bloqueios.

Kaspersky Endpoint Security

O Kaspersky Endpoint Security obteve os melhores resultados possíveis em cada categoria, tornando-o um dos melhores programas antivírus atualmente. Interrompe todas as pragas e malware conhecidos de dia zero, tem um impacto mínimo na execução e instalação de aplicativos e abertura de sites. Não foi registrado um único alarme ou bloqueio falso.

Kaspersky Small Office Security

O Kaspersky Small Office Security obteve resultados semelhantes ao Endpoint Security.

McAfee Endpoint Security

O McAfee Endpoint Security detectou todas as amostras de malware e 98,9% de ataques de dia zero. Ele perdeu metade do seu ponto de desempenho porque diminui significativamente a inicialização de aplicativos (em 19%, enquanto a média é de 12%) e a instalação (32% no padrão de 24%). Ao instalar software legítimo, ele disparou um alarme falso.

McAfee Small Business Security

A maior diferença entre o McAfee Small Business Security (SBS) e o Endpoint Security é o desempenho. O SBS é um pouco pior em termos do impacto na instalação de aplicativos populares. Assim como o Endpoint Security também acusou um falso positivo durante a instalação de um software legítimo. 

Microsoft Defender Antivirus

O Microsoft Defender Antivirus, solução nativa de segurança do Windows, fez um ótimo trabalho na detecção de ameaças, mas atrasou a instalação de aplicativos no PC. Além disso, ele detectou um aplicativo normal falso como malware durante a verificação. Em termos de proteção a Microsoft merece diversos elogios pela evolução que vem promovendo ao software nativo de segurança de seu sistema.

Sophos Endpoint Security and Control

O Sophos Endpoint Security and Control obteve um resultado perfeito em termos de proteção, perdeu meio ponto no desempenho. Ele desacelerou a abertura de sites e aplicativos populares em um PC comum. Além disso, levantou dois falsos positivos, tratando dois aplicativos como malware.

Symantec Endpoint Protection

O Symantec Endpoint Protection protege perfeitamente o sistema contra pragas – obteve um dos melhores resultados, muito à frente de muitos rivais. No entanto, diminui a inicialização de aplicativos. Por outro lado, não fez nenhum alerta falso.

Symantec Endpoint Protection Cloud

O Symantec Endpoint Protection Cloud obteve resultados semelhantes aos da versão fora da nuvem; no entanto, causa menos impacto na inicialização de aplicativos.

Trend Micro Apex One

O Trend Micro Apex One alcançou resultados de proteção perfeitos. No entanto, retarda a inicialização de aplicativos – em 27%. Ele também não acionou um único alarme falso, o que foi uma grande vantagem.

 

Você também deve ler!

Warsaw, o módulo de segurança bancário que continua importunando os usuários

Proteja sua conta! Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp

Como criar uma senha realmente segura

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X