Proteja sua conta! Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp

Proteja sua conta! Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp

A verificação em duas etapas, também conhecida como autenticação em dois fatores e pela sigla 2FA é um atributo de segurança indispensável, uma blindagem que dificulta ainda mais o trabalho dos bandidos do mundo digital.

Quando ativado, esse recurso trabalha como mais uma etapa que visa impedir o acesso não autorizado a um serviço ou aplicação. Além da primeira etapa, que pode ser uma senha, é implantado um segundo fator, como um código que pode ser enviado por e-mail. Até no mundo físico lidamos com frequência com autenticação com mais de um fator. Vide os caixas eletrônicos. Além do elemento físico, que é o cartão, para acessar ao sistema é preciso fazer uso de uma autenticação via biometria ou por uma senha definida previamente.

Diversos serviços oferecem a possibilidade de ativar essa camada extra para a autenticação. Um deles é o WhatsApp, mensageiro instantâneo mais utilizado no mundo, com uma base superior a 1,5 bilhão de usuários, que implantou essa possibilidade em 2017.

A aplicação da verificação em duas etapas no WhatsApp deve ser encarado como regra e não opção quando falamos de segurança. O principal motivo para pensar assim é que com esse recurso ativado você reduz a chance de ser vítima de um vetor de ataque que está se tornando cada vez mais popular, a clonagem da conta, também conhecido como Sim Swap. Em entrevista ao Hardware.com.br,  Matheus Jacyntho, diretor associado de Segurança Cibernética e Privacidade de Dados na ICTS Protiviti, explica que esse tipo de golpe consiste em um atacante transferir o número de telefone do usuário alvo para um novo chip que está em seu poder. Mais de 8,5 milhões de pessoas já foram vítimas de clonagem de WhatsApp no Brasil.

Além do cibercriminoso, este golpe costuma envolver a participação de algum funcionário da operadora vinculada ao número do SIM que é o alvo. Este co-autor do crime atua transferindo o número associado a um SIM para outro chip, em “braco”, Com essa transferência ativa, e um pedido de ativação da conta do WhatsApp o criminoso digital recebe o código SMS que irá confirmar o acesso.

No entanto, quando a verificação em duas etapas está ativada, além do SMS, enviado pelo WhatsApp para o processo primário de configuração, o cibercriminoso também terá que saber o PIN de 6 dígitos definido durante a ativação da verificação de duas etapas. Este PIN não será exigido apenas no ato da ativação, de tempos em tempos o WhatsApp fará novas checagens, solicitando os seis dígitos.

Conforme explica o próprio site do WhatsApp, quando a verificação em duas etapas está ativada, “qualquer tentativa de verificação do seu número de telefone no WhatsApp terá de ser acompanhada por um PIN de seis dígitos criado por você através deste recurso”.

Durante o processo de ativação você também tem a possibilidade de inserir um endereço de e-mail que será utilizado para que o WhatsApp possa lhe enviar um link para a desativação em duas etapas caso você esqueça o PIN e também para ajudar a proteger a conta.

Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp

A ativação da verificação em duas etapas no WhatsApp é bem simples. Siga os passos abaixo:

  • Abra o WhatsApp;
  • Clique em configurações;
  • Clique na opção conta;
  • Confirmação em duas etapas;
  • Agora você terá que definir o PIN que será utilizado para camada adicional de segurança do WhatsApp;
  • Aproveite para definir o endereço de e-mail que será utilizado para a recuperação do PIN, caso você esqueça;

Embora seja opcional, fornecer o endereço de e-mail durante o processo de ativação da verificação em duas etapas pode lhe privar de alguns problemas.

Como explica o WhatsApp em seu site, com a verificação de dois fatores ativada, não será possível revirificar seu número no aplicativo dentro de um período de 7 dias após você ter utilizado o WhatsApp sem o seu PIN.

Por isso, se você esquecer o seu próprio PIN e não tiver fornecido um email para desativar a verificação em duas etapas, não será permitido reverificar seu número no WhatsApp dentro do período de 7 dias após ter usado o WhatsApp por último. Após estes 7 dias, será permitido reverificar seu número no WhatsApp sem o PIN, mas você perderá todas as mensagens pendentes ao reverificar porque elas serão apagadas. Se a reverificação for feita após 30 dias desde a última vez que você utilizou o WhatsApp e sem o seu PIN , sua conta será apagada e uma nova será criada assim que o processo for realizado”.

Aproveite para conferir outros artigos com temas pertinentes à segurança digital. Como criar uma senha realmente segura, os melhores aplicativos para utilizar VPN gratuitamente e eliminar de uma vez por todas uma das dúvidas mais recorrentes – Antivírus para Android: preciso realmente instalar no meu aparelho.

Você também deve ler!

WhatsApp completa 10 anos; relembre sua trajetória arrebatadora

Como utilizar duas contas do WhatsApp no mesmo celular

Como criar figurinhas para o WhatsApp

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X