Melhores aplicativos para usar VPN gratuitamente

Melhores aplicativos para usar VPN gratuitamente

Amplamente conhecida no mundo corporativo, a VPN (Virtual Private Network, ou rede virtual privada) é uma solução interessante e segura para a interconexão de LANs através da internet. Exemplo: prover a comunicação entre uma matriz e suas filiais com segurança. Nos últimos anos esse recurso virou um termo conhecido por muitos usuários que não estudam fundamentos de rede, graças aos aplicativos para dispositivos móveis que desempenham a função de conexão a uma lista variada de servidores e encriptação de dados trafegados.

A VPN utiliza conceitos distintos de acordo com sua implementação. No caso de um usuário doméstico que quer, por exemplo, quebrar uma restrição geográfica de conteúdo, e utiliza um aplicativo de VPN para isso, dizemos que se trata de uma VPN baseada em cliente. Já no caso das empresas, a interconexão segura LANs distintas através através da Internet, o termo apropriado é uma VPN baseada em rede.

O conceito base de uma VPN é prover a comunicação entre pontos de forma segura utilizando o conceito do encapsulamento dos pacotes que serão transmitidos em um “tunel” seguro – técnica conhecida como VPN Tunneling  “Este tunel de dados encapsula o tráfego que pertence a um número de hosts por trás dele e adiciona seu próprio cabeçalho sobre os pacotes atuais. Ao encriptar o pacote e o cabeçalho originais (e rotear o pacote com base no cabeçalho adicional da camada 3 adicionado ao topo), o dispositivo de túnel efetivamente oculta a origem real do pacote, explica a Cisco.

VPN Tunneling

Ficou confuso? Calma, dá pra ser menos técnico. Basicamente a VPN irá garantir mais segurança e anonimato quando você está conectado à internet. Muitos usuários que utilizam aplicativos de VPN no celular ou computador não está nem muito interessados na parte da segurança, eles acabam é usando a VPN para outros fins, como a possibilidade de acessar conteúdo que possui restrição geográfica. Exemplo: acessar o catálogo de um serviço de streaming que não está presente no Brasil.

No entanto, o que é realmente importante na VPN é a parte da segurança, este tunelamento de dados com base em um protocolo de encriptação, o IPSec – IP Security Control, ou Protocolo de Segurança IP. Em empresas, há politicas para restringir o tráfego que poderá fluir através desse túnel.

A VPN também pode ser confundida com o Proxy, que pode ser utilizado para cumprir tal função de acessar conteúdo com restrição geográfica, mas no caso da VPN o tráfego de dados sensíveis está assegurado pelo processo encapsulamento encriptado.

Em casos mais extremos, como em países que a censura impera – China, Russia, Arábia Saudita, entre outros – aplicações de VPN acabam sendo utilizadas para manter conexão com um servidor fora do país, contornando essas restrições de conteúdo. No entanto, esses próprios países que censuram conteúdo também atuam barrando o uso de VPNs. A China é bem rígida em relação ao uso (pra você ter ideia em 2017 um homem foi preso por ter fornecido por quatro anos um serviço de VPN na China) e a Rússia rema pelo mesmo lado. O país, comandando por Putin, também é contrário ao uso de VPNs, mais uma etapa para o isolamento do mundo em termos de acesso à web.

Atualmente é cada vez mais corriqueiro o uso de Wi-Fi nos mais variados estabelecimentos. No entanto, sair utilizando qualquer rede Wi-Fi pública pode ser um grande problema, dados podem ser interceptados – através de técnicas como o “man-in-the-middle”. É neste tipo de cenário que a VPN pode ser muito útil, criando uma blindagem contra possíveis ataques. Um meio seguro de navegar.

VPN gratuita ou paga?

De cara já vou dizer pra você: caso seu objetivo seja tirar o maior proveito de uma VPN, pague por ela. Simples assim. As melhores opções são realmente as que cobram uma mensalidade para fornecer esse serviço, como a ExpressVPN  e NordVPN. A grande maioria dos melhores serviços de VPNs gratuitas oferecem planos para que você passe para o modo premium. Pagar por uma VPN reduz dois problemas desse tipo de serviço. O primeiro é em relação a performance. Caso você utilize uma VPN gratuita de baixa qualidade – baixa qualidade pode ser compreendido como largura de banda e um número de servidores limitados, o desempenho final da velocidade de navegação pode decepcionar, você irá notar uma queda notável no desempenho da rede.

Também é fundamental destacar que o uso da encriptação das informações e esse efeito de encapsulamento de dados acaba impactando de uma forma ou outra na sua conexão. No entanto, a escolha de qual VPN você irá utilizar acaba sendo determinante para o resultado final.

O segundo ponto em que você deve considerar nessa relação VPN gratuita x paga, é que pode acontecer uma situação de paradoxo no caso da gratuita. O serviço que, teoricamente, deveria lhe proteger pode estar colhendo muitas de suas informações e repassando para terceiros. A coleta de alguns dados irá acontecer, independente do serviço, porém há diferenças significativas entre a quantidade de dados absorvidos, isso varia de VPN para VPN. Quando o assunto são softwares e serviços que trabalham nesse campo da segurança da informação é preciso redobrar a atenção.

Há também casos em que os cibercriminosos são tão eficientes que o golpe é quase perfeito. Recentemente alguns desses bandidos digitais replicaram a página de uma das VPNs mais conhecidas e utilizadas no mundo, a NordVPN. Essa página falsa era idêntica a original, no entanto, o link para download da VPN no site era na verdade um trojan bancário, capaz de roubar informações.

Melhores VPNs gratuitas

Hotspot Shield Free VPN

A primeira opção que escolhemos entre as gratuitas é o Hotspot Shield Free VPN. Você terá neste app todas as características necessárias de uma rede virtual privada, como a comunicação de forma encriptada. No entanto, como estamos tratando da versão gratuita há limitações: apenas 500 MB de dados podem ser trafegados por dia – não se assuste há outras opções no mercado com bem menos do que isso.

Você também fica limitado em relação à escolha do servidor que irá se conectar. As restrições são derrubadas apenas se você passar para o modo pago, chamado pelo app de Elite. Outro ponto positivo é a interface de fácil acesso.A encriptação utilizada é a AES de 256 bits. É possível utilizar o serviço no Windows, Mac, iOS, Android e até no navegador Crome.

ProtonVPN

O ProtonVPN é um dos poucos serviços de VPN que na versão gratuita não impõe restrição de banda – inclusive para o tráfego P2P. No entanto há limitações em outros pontos, como o uso de apenas um dispositivo e escolha de três regiões para a conexão. No modo pago, dividido entre o Plus e o Basic, essas restrições são eliminadas. Há versões do app para Android, iOS, Windows, Mac e Linux. A encriptação utilizada é a AES de 256 bits.

Windscribe

O Windscribe é uma boa VPN que tem uma proposta interessante para aqueles que não desejam gastar com versão paga. Caso você publique tweets sobre o app recebe 5 GB extras para transferência de dados. Também é possível receber 1 GB extra indicando um novo amigo para utilizar o serviço. Inicialmente você terá 10 GB de dados para transferir durante o mês – limitado a 500 MB diariamente.

No plano pago o número de servidores que podem ser utilizados para a conexão é ampliado. O Windscribe também oferece um bloqueador de anúncios. Há versões da aplicação para Windows, Mac, iOS, Linux. Extensões para o Chrome e Firefox também estão disponíveis. O serviço trabalha com criptografia padrão militar – AES 256 bits.

 

É bom reforçar: a melhor maneira de utilizar uma VPN é recorrendo ao modo pago, seja em termos de segurança quanto da retirada de limitações de tráfego e servidores que podem ser acessados. No quesito segurança, sem dúvidas o mais importante, o laboratório AV-Test, reconhecido por suas avaliações de soluções de segurança da informação, diz que uma VPN recomendável deve oferecer proteção contra seis tipos de vazamento de dados e informações:  vazamentos de DNS, vazamentos de IP, vazamentos de WebRTC, perda de credenciais de acesso ou dados de login do Windows, vazamento de IP via torrent e vazamento de solicitação HTTP.

Também pode entrar na conta o Kill Switch, muito importante na VPN. Esse recurso entra em ação quando sua conexão cai e você sai da VPN (o que indica que sua camuflagem de IP será interrompida, voltando ao que e fornecido pelo seu provedor original de acesso).

Olhando por esse prisma, e pelo conjunto de recursos oferecidos, caso você esteja pensando em passar a pagar por uma VPN as mais recomendadas são as seguintes: Hotspot Shield Elite, ExpressVPN, NordVPN e Private Internet Access.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X