Microsoft está trabalhando para deixar a barra de tarefas do Windows 11 mais rápida

O Windows 11 aos poucos vai ganhando terreno e popularidade entre os usuários. Porém, alguns bugs ainda irritam e afastam os usuários. Um deles é o delay na barra de tarefas. Com isso ela se torna menos funcional que a barra de tarefas do Windows 10 e de versões até mais antigas do sistema operacional. Entretanto, a Microsoft deseja mudar esse cenário e está trabalhando para deixar a barra de tarefas do Windows 11 mais rápida.

Leia também
Windows 11 ganha recurso para abrigar mais atalhos na Barra de Tarefas
Windows 11 ganha popularidade, mas o Windows 10 ainda é campeão de uso

Lentidão na barra de tarefas

O tal bug da barra de tarefas faz com que ela demore alguns segundos para exibir os ícones ou mesmo responder a alguns comandos. E isso acontece mesmo quando o sistema já está completamente inicializado.

A lentidão da barra de tarefas do Windows 11 costuma ficar mais perceptível em computadores com hardware mais antigo. Mas isso não isenta os computadores mais novos de passarem pelo mesmo problema.

Windows 11 faster taskbar 696x392 1.jpg?fit=scale&fm=pjpg&h=433&ixlib=php 3.3

De qualquer forma, já existe uma solução para isso. Trata-se de uma solução temporária, é verdade, quase que uma gambiarra, mas se a lentidão da barra de tarefas te incomoda, talvez valha a pena testar. A solução envolve sincronizar a barra de tarefas com o componente Immersive Shell do Windows. O resultado é uma barra de tarefas mais rápida.

Deixando a barra de tarefas mais rápida

É importante ressaltar, antes de mais nada, que esta é uma solução temporária. É provável que, no futuro, a Microsoft lance um patch de correção para deixar a barra de tarefas mais rápida. Por enquanto, precisamos seguir o seguinte passo a passo:

  • Acesse essa página no GitHub e baixe a ferramenta ViveTool;
  • Encontre o arquivo baixado e extraia-o para c:\ViveTool;
  • Agora você vai clicar com o botão direito do mouse em Iniciar e escolha a opção Terminal Windows (Administrador) no submenu que se abrir;
  • A janela do Windows PowerShell vai aparecer, daí digite: “c:\vivetool\vivetool.exe /enable /id:39751186 /store:both” (sem as aspas);
  • Por fim, basta reiniciar o sistema para que a mudança seja aplicada.

Antes que você coloque o tutorial acima em prática, saiba que ele só funciona para a build 25182 do Windows 11. Ela está disponível no Windows Insider, que é o programa de testes da Microsoft. Por se tratar de uma versão de testes, sempre há a possibilidade de outros bugs aparecerem.

Se após fazer o procedimento acima a barra de tarefas não tiver ficado mais rápida ou se surgir algum outro tipo de problema, é possível reverter. Basta seguir os mesmos passos listados acima, mas o comando a ser digitado no Windows PowerShell é o seguinte: “c:\vivetool\vivetool.exe /disable /id:39751186 /store:both”.

Faça por sua conta e risco.

Fonte: Windows Latest

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!