Windows 11 ganha popularidade, mas o Windows 10 ainda é campeão de uso

Windows 11 ganha popularidade, mas o Windows 10 ainda é campeão de uso

O Windows 11 já está consolidado e atualmente quem quiser usar a nova versão do sistema operacional da Microsoft e tem um computador compatível, pode. Isso fez com que sua popularidade tenha aumentado nos últimos meses, mas muitos usuários ainda estão com o pé atrás em relação à novidade.

Graças a isso, o Windows 10 ainda se mantém campeão em uso, passando por uma grande diferença o número de instalações nos computadores domésticos atualmente. Os dados foram revelados pela AdDuplex, porém o levantamento não considera versões anteriores do sistema operacional e nem de outras empresas. Ou seja, o levantamento leva em conta apenas como está a balança entre o Windows 10 e o Windows 11.

Leia também:

Windows 11 ganha abas no explorador de arquivos
Suporte ao Windows 8.1 será encerrado ano que vem

Windows 11 pode não ganhar dominância devido as suas limitações

Dessa forma, os dados mais recentes desse levantamento foram divulgados na quinta-feira (30), e revelam que o Windows 11 já está com cerca de 23,1% de participação do mercado considerando os pcs que rodam Windows 11 e Windows 10. Na prática, isso indica que mais ou menos a cada 4 computadores, 1 roda com o Windows 11, o que não é nem um pouco ruim.

Principalmente quando levamos em conta que o Windows 11 foi lançado há pouco tempo, cerca de 1 ano. Essa popularidade e a procura pela atualização do sistema operacional (ou até mesmo as vendas de pcs que já vêm com o Windows 11 instalados), cresceu bastante durante o ano de 2022.

windows 11

Em abril o relatório divulgado revelou que ele tinha uma participação de 19,4%, o que mostra que esse valor pode continuar subindo no decorrer do ano. O crescimento pode ser explicado tanto pelo aumento da oferta de computadores novos com o Windows 11 quanto pelo fato das pessoas estarem esperando um tempo para que o sistema ficasse mais estável para fazer a atualização.

De qualquer forma, ainda não é possível prever se ele será dominante no mercado em algum momento, principalmente porque ele tem suas limitações e não é compatível com modelos de computadores mais antigos (mais ou menos os que foram fabricados antes de 2017, mesmo que haja exceções). Talvez aconteça bem lá na frente. Talvez não.

windows 11

Por enquanto a coroa ainda é do Windows 10 e isso vai durar um bom tempo. Isso porque além de muitos usuários não serem facilmente convencidos em fazer mudanças no que já estão acostumados, o Windows 10 ainda é a melhor opção para os computadores que não são compatíveis com o 11. Além do mais, a Microsoft já garantiu suporte para o Windows 10 até, pelo menos, 2025.

Em relação as atualizações dentro do Windows 10, o levantamento revela que a maioria dos computadores, 35%, contam com a atualização mais recente, a 21H2. Em seguida vem a atualização anterior a essa, 21H1, presente em 26,4% dos computadores. A divisão fica assim:

  • Windows 10 21H2: 35%
  • Windows 10 21H1: 26.4%
  • Windows 11 21H2: 19.7%
  • Windows 10 20H2: 6.1%
  • Windows 10 2004: 6.5%
  • Windows 10 1909: 2.1%
  • Windows 10 1903: 1.2%
  • Windows 10 anteriores a esses: 2.2%
  • Windows 11 Insiders: 0,7%

Esse levantamento foi feito em 28 de junho e com base em uma média de 5 mil aplicativos da Windows Store que contam com o kit de desenvolvimento da AdDuplex. Segundo o XDA Developers, mais ou menos 60 mil computadores podem ter sido usados para a pesquisa.

Não é um número muito grande de amostra, o que pode não apresentar uma proporção real para o mundo todo, porém já é o suficiente para dar uma noção de como está sendo a aceitação do novo sistema operacional.

Fonte: xda-developers

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X