Suporte ao Windows 8.1 será encerrado ano que vem

Suporte ao Windows 8.1 será encerrado ano que vem

Se você ainda usa o Windows 8.1, fique atento! A partir de julho, a Microsoft enviará lembretes periódicos avisando sobre o encerramento do suporte. Ou seja, o ciclo de vida do Windows 8.1 se encerrará no dia 10 de janeiro de 2023. Ou seja, faltam pouco mais de 6 meses. A partir dessa data, o sistema não mais receberá atualizações.

O Windows 8.1 foi lançado em 2013, como uma tentativa de consertar a “cagada” que foi o Windows 8. Por falar nele, o suporte para esta versão se encerrou em 2016. Portanto, com o fracasso dessa geração de sistemas da Microsoft, era só uma questão de tempo para o Windows 8.1 perder o suporte.

Leia também
Windows 11 ganha abas no explorador de arquivos
Microsoft bloqueia download do Windows na Rússia

A Microsoft quer tanto “se livrar” dele que não oferecerá nem mesmo o programa Extended Security Update (ESU). Esse programa permite que empresas interessadas paguem por atualizações adicionais. Não será o caso aqui.

Como a própria Microsoft já deixou claro, a maioria dos computadores que ainda estão rodando o Windows 8.1 não são compatíveis com o Windows 11. Como você pode ler neste link, os requisitos para o Windows 11 não são atendidos por PCs mais antigos. Assim, a única solução para os usuários nesta situação é comprar um PC mais atual ou migrar para o Windows 10, que ainda terá suporte até outubro de 2025.

Mas Felipe, quer dizer que depois de 10 de janeiro de 2023 todos os computadores com Windows 8.1 vão deixar de funcionar? Não foi isso que eu disse. O sistema continuará funcionando normalmente. Ele só não receberá mais atualizações de segurança e de novos recursos. Portanto, você ficará mais vulnerável para os mais variados tipos de malware que se aproveitarão das vulnerabilidades que dificilmente serão corrigidas.

Windows 8 e 8.1 não deixarão saudades

O Windows 8 deixou de ter suporte em 2016. Sendo sincero, você sente alguma saudade desse sistema? Eu não. Creio que o mesmo acontecerá com o Windows 8.1, que foi feito da mesma “forma” do Windows 8, apenas com algumas melhorias pontuais.

A Microsoft tentou “inovar” demais no Windows 8, eliminando o clássico botão Iniciar e trazendo os conceitos de Live Tiles e uma interface mais voltada para dispositivos com tela de toque. O resultado foi um estranhamento geral dos usuários, que acabaram não comprando a ideia.

A gigante de Redmond até tentou consertar as coisas, trazendo de volta o botão Iniciar. Mas o sistema já estava estigmatizado e nunca caiu nas graças do grande público. Portanto, nem o Windows 8 e nem o Windows 8.1 deixarão saudades.

Fonte: The Verge

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X