Microsoft bloqueia download do Windows na Rússia

Microsoft bloqueia download do Windows na Rússia

Recentemente a Microsoft bloqueou o download do Windows 10 e 11 para todos os usuários russos. Obviamente que a empresa fundada por Bill Gates não revelou os motivos para tal decisão. Mas não precisamos pensar muito para concluir que o bloqueio tenha a ver com a guerra que se desenrola com a Ucrânia.

A informação foi revelada pela agência de notícias TASS, com sede na Rússia. Ao que parece, o bloqueio por parte da Microsoft começou no último final de semana. Ao tentar baixar uma das versões do Windows 10 ou 11 a partir dos servidores da companhia, os usuários se depararam com uma mensagem de erro, conforme você pode ver abaixo.

Windows 11 mensagem de erro

De acordo com o site Bleeping Computer, sempre que é feita a requisição de download a partir de um IP russo, o assistente de instalação do Windows 10 apresenta a seguinte mensagem: “Erro 404 – Arquivo ou Diretório não encontrado”. Dessa forma não é possível baixar a imagem ISO do sistema.

Uma outra possibilidade de instalação do Windows é através da ferramenta Media Creation Tool, do Windows 11. É até possível baixar a ferramenta e instalá-la no computador. Mas quando executada, os usuários esbarram no erro “0x80072F8F-0x20000”. A mensagem de erro em si não traz maiores explicações, apenas diz que a ferramenta falhou em ser executada no computador.

Media Creation Tool Error

Na prática, a única maneira de baixar o Windows 10 e 11 na Rússia é através de uma VPN (Virtual Private Network). Uma rede virtual privada tem a capacidade de mascarar o endereço IP real do usuário. Dessa forma, o servidor acha que o usuário está em outro país quando, na verdade, a sua localização física é a Rússia. Caso queira saber um pouco mais sobre VPNs, basta ler os artigos abaixo:

As 10 melhores VPNs grátis
Melhores aplicativos para usar VPN gratuitamente

Os russos já estão usando VPNs para acessarem outros serviços que já estão bloqueados há mais tempo. É o caso do Instagram, que está bloqueado no país desde março. Não é a primeira vez que a Microsoft faz algum tipo de sanção à Rússia. No começo de março, Microsoft e Samsung suspenderam as vendas de seus produtos no país. A atitude foi seguida pela Activision Blizzard, Epic Games e também pela Sony e Nintendo. Essas são apenas algumas das empresas que promoveram sanções à Rússia nos últimos meses.

Além disso, a Microsoft confirmou que pretende demitir 400 funcionários que trabalham em suas instalações na Rússia. Em contrapartida, o governo liderado por Vladimir Putin ameaçou nacionalizar toda a estrutura da Microsoft no país caso ela não voltasse a atuar normalmente no país. Situação bem complicada para ambos os lados.

Fontes: Bleeping Computer e Gizchina

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X