Windows 11 ganha recurso para abrigar mais atalhos na Barra de Tarefas

Windows 11 ganha recurso para abrigar mais atalhos na Barra de Tarefas

A Microsoft já revelou as próximas novidades do Windows 11 que chegam com a nova Build 25163, e entre elas está o recurso Overflow. Ele surge como uma melhoria na barra de tarefas que permite o agrupamento de aplicativos e programas abertos que estão em execução ou até mesmo fixados na barra.

O recurso aparecerá como um botão mostrando 3 pontinhos que, ao ser clicado, abrirá uma nova janela com todos os outros atalhos que não estão aparecendo na barra de tarefas. Ele ficará localizado em um espaço entre os ícones do sistema e o relógio, escondendo assim esses atalhos, ao mesmo tempo que garante um acesso rápido a eles.

Leia também:

Rumor: Microsoft pode lançar o Windows 12 em 2024
Windows 8.1 está perto do fim e usuários recebem notificações

Overflow é uma das novidades do Windows 11

A Microsoft trouxe o novo recurso como uma forma de permitir que o usuário possa abrir diversos programas e aplicativos ou até mesmo deixa-los fixos para atalho rápido sem precisar espreme-los na barra ou até mesmo ter que aumentar esse espaço. Alguns ficam ocultos pelo Overflow, porém basta clicar no botão de 3 pontinhos para que eles sejam exibidos.

“Essa experiência da barra de tarefas foi pensada para oferecer uma experiência de alternância e inicialização mais produtiva quando o espaço é limitado. Sua barra de tarefas fará a transição automaticamente para esse novo estado de estouro quando atingir sua capacidade máxima. Nesse estado, a barra de tarefas oferecerá um ponto de entrada para um menu de estouro que permite visualizar todos os seus aplicativos transbordados em um espaço.”

É possível interagir normalmente com esses atalhos, como se eles estivessem ainda na barra de tarefas, o que significa que dá para trocar de posição arrastando os ícones de um lado para o outro, escolher a opção de fixa-los ou não e até mesmo deletar os atalhos.

Windows 11

Algo parecido já acontece algumas funções do Windows que geralmente ficam escondidas em um recurso que é mostrado com uma setinha para cima. É um recurso que existe há algumas versões do sistema operacional e serve para dar acesso rápido a ícones de programas como, por exemplo, bluetooth, opções de som, de pendrive, entre muitos outros.

O interessante é que esse recurso de Overflow já tinha aparecido em algumas versões iniciais do Windows 11, mas ele foi lançado sem a ferramenta e muitos acreditavam que ele tinha sido deixado de lado pela empresa. Mas agora ele já está presente na nova Build e pode ser uma mão na roda para quem gosta de abrir vários programas ao mesmo tempo.

É também interessante principalmente para quem gosta de fixar alguns programas que são usados constantemente, já que isso acaba tomando espaço na barra de tarefas, e evitando assim que eles fiquem amontoados ou reduzidos, dificultando a visualização e para clicar em cima.

Por enquanto o recurso ainda está em fase de testes, então mesmo quem já está com disponibilidade para testá-lo através do programa ainda pode notar alguns pequenos bugs que serão consertados até o lançamento oficial para todos.

Build também traz melhoria no compartilhamento por proximidade

Outra novidade presente na Build é a melhoria do recurso Nearby Sharing, ou “compartilhamento por proximidade”. É um recurso do Windows que permite que o computador possa enviar ou receber arquivos de outro dispositivo próximo usando o Bluetooth. Agora ele também tem suporte para o protocolo UDP.

Windows 11

Isso significa que será possível fazer o compartilhamento de arquivos como fotos, vídeos e documentos diversos, entre os aparelhos que estiverem conectados na mesma rede. Outra novidade é que agora o OneDrive aparece como uma opção na janela de compartilhamento, então é possível também enviar esses arquivos direto para a nuvem.

Windows 11

A melhoria é uma forma de ganhar tempo nesse processo, já que antes era preciso copiar o arquivo e então colar em uma pasta compartilhada, o que era mais trabalhoso.

“Ao compartilhar um arquivo local da área de trabalho, Explorador de Arquivos, Fotos, Ferramenta de Recorte, Xbox e outros aplicativos que usam a janela de compartilhamento interna do Windows, você pode escolher o OneDrive como destino para carregar diretamente o arquivo no OneDrive e compartilhá-lo ainda mais juntamente com opções de controle de acesso. Tudo isso pode ser feito diretamente no compartilhamento de arquivos locais no Explorador de Arquivos sem nenhuma alternância de contexto ou abrindo o aplicativo OneDrive.”

Além dessas novidades, como de praxe, a nova build também traz algumas correções de bugs para o Explorador de Arquivos, Barra de Tarefas, Configurações e outros. Para saber todas as correções, é só conferir no site oficial da Microsoft, clicando aqui.

Fonte: Microsoft

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X