Alguns usuários já começaram a receber a VPN gratuita do Microsoft Edge

A Microsoft está fazendo mais um avanço em seu navegador Edge com a inclusão de uma VPN integrada. A novidade, que começou a ser testada de forma mais intensa em outubro de 2022, foi lançada na versão 110 do navegador. A rede virtual privada que estará embutida no navegador da Microsoft foi feita em parceria com a Cloudflare.

A VPN integrada ao Edge é uma grande jogada da Microsoft para aumentar a segurança e privacidade na navegação dos usuários. Importante notar que a Gigante de Redmond tem investido em muitas melhorias no navegador. Um bom exemplo é a integração do ChatGPT com o Bing.

Leia também
Como instalar extensões no Microsoft Edge
Como desativar a barra lateral do Microsoft Edge?

A inclusão da VPN é mais um passo para aumentar a atratividade do Edge em relação ao seu principal concorrente, o Google Chrome. E parece estar dando certo. Depois do anúncio da integração com o ChatGPT, os downloads do Edge dispararam.

Edge Secure Network será o nome oficial

edge vpn stable.png?fit=scale&fm=png&h=234&ixlib=php 3.3

A Microsoft divulgou também o nome oficial da VPN integrada ao navegador: Edge Secure Network. A novidade foi descoberta e divulgada pelo site alemão Dr. Windows e está disponível na versão 110.0.1587.50 do navegador.

O Edge Secure Network foi desenvolvido em parceria com a Cloudflare, responsável por gerenciar a conexão privada dos usuários. De acordo com a Microsoft, a ferramenta foi criada para garantir a privacidade dos usuários na internet, mas não para burlar restrições de geolocalização. Esse é um detalhe super importante.

Os beta testers da VPN, que começaram a participar dos testes em maio de 2022, terão um bônus de 15 GB de dados. Porém, quando a ferramenta for finalmente lançada, todos os usuários terão direito a 1 GB grátis. Caso desejem usar mais dados, será necessário pagar por isso.

O Edge Secure Network oferece três modos de operação para ajudar os usuários a proteger sua privacidade online. O primeiro modo, “Selected Sites”, permite que os usuários escolham os sites que desejam proteger com a VPN. O segundo modo, “Optimized”, identifica automaticamente sites inseguros e ativa a VPN nessas páginas. Por fim, o terceiro modo, “All Sites”, ativa a VPN em todos os acessos, garantindo a privacidade do usuário em todos os sites que ele visita.

edge vpn stable 2.webp?fit=scale&fm=pjpg&h=365&ixlib=php 3.3

VPN é realmente um recurso necessário?

A integração de uma VPN em um navegador é uma funcionalidade que, em teoria, pode ser atrativa para os usuários. Contudo, a verdade é que alguns navegadores já oferecem a opção de VPN por padrão, mas poucas pessoas utilizam. É o caso do Opera, por exemplo, que possui esse recurso há algum tempo, mas ainda assim é pouco utilizado.

O Google Chrome, por sua vez, nunca incluiu uma VPN nativa em sua interface e não há indícios de que isso mudará em um futuro próximo. Isso pode indicar que a presença de uma VPN em um navegador, por si só, não é um fator decisivo na hora de escolher um navegador.

Em suma, a integração de uma VPN no Edge pode ser uma ótima adição para alguns usuários, mas não é algo que, por si só, fará com que as pessoas migrem para esse navegador em massa. De qualquer forma, é bom ver a Microsoft se mexendo e tentando incomodar um pouco a hegemonia do Google Chrome.

Fontes: Dr.Windows via Gizmochina e Tech News Space

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!