Como desativar a barra lateral do Microsoft Edge?

Como desativar a barra lateral do Microsoft Edge?

Desativar a barra lateral do Microsoft Edge é uma tarefa rápida e simples, e que pode ser útil para quem não se acostumou ou não gostou do novo recurso do navegador da Microsoft. A boa notícia é que também é simples tê-la de volta quando for preciso ou necessário.

Hoje, neste artigo, vamos explicar um pouco como ela funciona e te mostrar três formas de tirar a barra lateral do Microsoft Edge e também como coloca-la de volta. Confira!

Leia também:

Como instalar extensões no Microsoft Edge
Microsoft Edge para Android ganha recurso para bloquear anúncios em vídeos

Barra lateral traz atalhos para o pacote Office e pode ser personalizada

O Microsoft Edge vem ganhando algumas novidades nos últimos tempos e uma das mais recentes foi a adição de mais integração entre o navegador da empresa com as ferramentas do Office, que é muito usado nos computadores Windows.

Uma forma de melhorar ainda mais essa integração chegou com a barra lateral que aparece no navegador Microsoft Edge, que além de trazer atalhos para essas ferramentas, ainda traz opções rápidos para acessar jogos para navegadores e até mesmo outros serviços da empresa.

A barra foi lançada ainda esse ano e chamada de Microsoft Edge sidebar, e já está disponível para todos que usam o programa.

Ela vem com opções de Pesquisar, abrindo a ferramenta de busca do Bing e de Compras, que aparecem os pedidos mais recentes do usuários e opções de compras em diversos sites, embora a maioria ainda sejam estrangeiros. Na opção Ferramentas, ela garante acesso rápido a calculadora, dicionário, tradutor e até teste de velocidade de internet, tudo sem sair da página que está sendo visitada.

Microsoft Edge

Em seguida vem a opção Jogos, que é bastante interessante já que mostra uma série de jogos para navegadores gratuitos. Basta clicar em um deles e abrir no Edge, como uma plataforma própria para diversão.

Microsoft Edge

Depois disso tem o Painel do Microsoft Office, com atalhos para os programas como Office, Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OeDrive, Teams e OneNote, além de mostrar os arquivos recentes abertos nessas ferramentas. Por fim, um atalho ainda mais rápido para o Outlook, mostrando a caixa de entrada de email do usuário.

A barra lateral do Microsoft Edge ainda vem com um +, que é uma opção para que o usuário possa personaliza-la, adicionando atalhos que vão facilitar o uso da ferramenta no dia a dia e aumentando a produtividade com o navegador. Entre as opções estão por exemplo serviços de música como o Spotify e o Deezer ou até mesmo o site que está sendo visitado naquele momento, caso seja uma página que o usuário entre com frequência. Também é possível desativar uma ou mais das opções que já vem inclusas na barra.

Microsoft Edge

Porém, nem todo mundo gostou da novidade, e as vezes a presença da barra lateral, mesmo que sutil, ainda pode acabar sendo estranha para alguns usuários. Se esse é o seu caso, a boa notícia é que é bem simples desativá-la e até mesmo ativá-la novamente caso mude de ideia depois.

Como desativar a barra lateral do Microsoft Edge

Existem três formas de fazer isso. A primeira é a mais prática e rápida, que é através do atalho ctrl + shift + ;

Ao acionar essas três teclas do teclado com o Microsoft Edge aberto, a barra vai sumir caso esteja ativada ou aparecer caso esteja ativada.

Mas como atalho geralmente acabam fugindo da memória, existem ainda mais duas opções que não exigem memorização de teclas. Com o Microsoft Edge aberto, acima da barra lateral, clique no botão que tem os três pontinhos. Ao fazer isso, ele vai abrir um menu com várias opções.

Selecione a opção “Ocultar Barra Lateral”, que é uma das últimas.

Microsoft Edge

Pronto! A barra lateral vai desaparecer. Caso queira ativá-la novamente, é só fazer o mesmo caminho, e nesse caso a opção vai estar como “Mostrar Barra Lateral.

Caso essa opção de “Ocultar Barra Lateral” não esteja aparecendo para você, há uma segunda forma de fazer isso. Nesse caso, abra o menu no botão de 3 pontinhos e selecione a opção Configurações.

Ele vai abrir uma página com opções de configurações. No canto esquerdo, procure por “Aparência” e clique ali. Em seguida, desça até encontrar a opção “Mostrar Barra Lateral”, e então dá para escolher ativar ou não.

Microsoft Edge

Caso ative, o botão ficará azul e ela vai aparecer. Caso desative, vai ficar cinza e a barra lateral não vai aparecer.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X