Como instalar extensões no Microsoft Edge

Como instalar extensões no Microsoft Edge

O Microsoft Edge surgiu em 2015, mas o navegador permitiu instalar extensões somente cinco anos depois. Tudo isso tem um motivo específico: o Chromium.

Chromium – e não Chrome – é o projeto de navegador de código aberto desenvolvido e mantido pelo Google. A base de código do Chromium, ou seja, a coleção de códigos-fonte, é utilizada por outros navegadores além do Chrome.

O Edge é um desses navegadores, mas, inicialmente, foi desenvolvido com sua própria engine, a EdgeHTML. Três anos depois, em 2018, a Microsoft anunciou planos para remodelar o navegador Edge baseado em Chromium, portanto com as engines Blink e V8.

Assim, em janeiro de 2020, mais precisamente no dia 15, a Microsoft lança publicamente o novo Edge. No entanto, é no mês seguinte que a coisa fica ainda melhor.

Leia também: Microsoft desativará completamente o Internet Explorer em fevereiro de 2023

Certamente, quem usa o Google Chrome não pode reclamar sobre o catálogo robusto de extensões. O Microsoft Edge, graças a reformulação com base na base de códigos do Chromium, pôde aproveitar das extensões disponíveis na loja do Chrome.

Graças a tal acesso às extensões – bem como à interface familiar -, em maio deste ano, o Microsoft Edge se tornou o segundo navegador mais popular do mundo, atrás apenas do Google Chrome. 

Portanto, a intenção deste artigo é ensinar como instalar extensões no Microsoft Edge tanto da loja da Microsoft quanto da Chrome Web Store. Vamos lá!

Instalar extensões no Microsoft Edge

Antes de começarmos, é preciso frisar que para instalar extensões da loja do Chrome é necessário seguir um processo diferente, embora bem simples, como veremos. Desse modo, vamos primeiramente aprender como instalar extensões convencionais no Microsoft Edge.

Microsoft Edge

 

 

Se o seu computador não possuir o navegador, não é necessário escrever aqui que você precisa baixar o Edge para instalar extensões, né? De qualquer forma, clique aqui para fazer o download do navegador.

Menu de extensões do Microsoft Edge

Ao abrir o Edge, clique nos três pontinhos no lado superior direito do navegador, que se situa próximo à foto de perfil.

O menu se abrirá e, assim, você deve selecionar a opção “Extensões”, que fica relativamente no meio da lista.

Logo após clicar em “Extensões”, uma nova aba será aberta no Edge, onde será possível ver as extensões disponíveis para instalar através da Microsoft Store.

No entanto, essa é uma categoria do Edge que ainda deixa a desejar, como podemos notar pelo fato de que as extensões ainda estejam em beta.

A loja de extensões do Microsoft Edge ainda está em fase beta

Ainda assim, é simples instalar extensões através da loja da Microsoft no Edge caso tenha algum item do seu interesse.

 

Para isso, clique em “Obter extensões do Microsoft Edge”.

 

Ao encontrar uma extensão que você queira instalar, clique em “Obter” e a extensão será adicionada ao seu navegador.

Usando extensões do Google Chrome

É fato que o Edge não seria tão popular sem a possibilidade de acessar e instalar extensões da loja do Chrome, cujo catálogo, como mencionado acima, é extremamente superior ao do navegador da Microsoft.

Portanto, vamos seguir os seguintes passos para instalar extensões da loja do Google Chrome no Microsoft Edge.

Primeiramente, para obter as extensões do Google Chrome, você precisa permitir a instalação de extensões de outras lojas. Você encontrará essa opção no canto esquerdo da página de extensões do Edge. Ative o botão que consta tal informação.

 

Ao ativar, aparecerá um pop-up informando que a Microsoft não verifica extensões instaladas de “repositórios de terceiros”.

instalar extensões Microsoft Edge

Portanto, você precisa confirmar no mesmo pop-up que deseja ativar essa função. Vale ressaltar que você irá instalar extensões que não foram tecnicamente desenvolvidas para o Microsoft Edge. Desse modo, a Microsoft ressalta que isso pode afetar o desempenho do navegador, mas, de qualquer forma, clique em “permitir” para continuar.

Agora, na mensagem “Não encontra o que procura? Você também pode obter extensões do Chrome Web Store” clique no hyperlink.

Após isso, o catálogo completo da loja de extensões do Google Chrome será aberto em outra aba do Microsoft Edge onde será possível escolher vários complementos para adicionar ao seu navegador. Eu disse complementos porque não são apenas as extensões do Chrome que você pode instalar no Microsoft Edge, mas também os temas, que antes não eram compatíveis.

instalar extensões Microsoft Edge
Na barra superior é possível ver “Chrome web store”

Considerações finais

Por fim, caso você queira desativar, ou remover, extensões no Edge, basta ir para a mesma aba e as extensões estarão agrupadas com base na loja em que foram baixadas. Ou seja, as extensões instaladas através da Microsoft Edge Store estarão em uma seção específica, assim como as Chrome, chamadas de “Extensões instaladas de outras fontes”.

instalar extensões Microsoft Edge
A aba do Edge separa as extensões com base na fonte de instalação.

A compatibilidade de extensões do Chrome no Microsoft Edge permite instalar recursos bastantes úteis em um navegador consideravelmente recente, mas com um desempenho que não deixa a desejar.

Sendo assim, se você quer abandonar o Chrome, mas o que te prende são as extensões, seus problemas acabaram!

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X