Adobe desenvolve tecnologia para impedir usuários de compartilharem a senha da Netflix

Sempre que surge um problema, existe alguém oferecendo uma solução. No caso, vendendo. É exatamente isso o que a Adobe está fazendo. Já faz algum tempo que a Netflix não vê com bons olhos o compartilhamento de senhas por parte dos usuários.

Tanto é que a plataforma de streaming começou a testar uma cobrança adicional para quem divide a senha com outras pessoas. Pensando nisso, a Adobe desenvolveu uma tecnologia para impedir os usuários de compartilharem as senhas.

Leia também

Do DVD ao Streaming: Netflix completa 25 anos
A guerra da Netflix contra o compartilhamento de senhas

Solução para um problema antigo

Netflix - Senha

Embora a solução da Adobe tenha sido desenvolvida com a Netflix em mente, ela poderá ser usada por qualquer plataforma de streaming que esteja disposta a pagar pelo uso da tecnologia. Como você sabe, todos os serviços de streaming perdem alguma quantidade de dinheiro com essa prática.

Porém, a Netflix é a empresa que mais sofre com essa prática. Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que esse não é um costume novo. Há muito tempo que os assinantes compartilham suas contas com terceiros. Essa é uma maneira de baratear o valor da assinatura, que é dividido entre os usuários. No entanto, por muitos anos a Netflix fez vista grossa para essa conduta.

Na verdade, o compartilhamento de senhas ajudou a popularizar o serviço. Mais pessoas tinham contato com a plataforma e, em um momento ou outro, acabavam se tornando assinantes. Mas agora a Netflix já é conhecida mundialmente. E os investidores querem ainda mais lucro!

Segundo estimativas da própria Adobe, a Netflix deve deixar de ganhar algo em torno de US$ 9 bilhões por ano! Com essa receita entrando nos caixas da empresa, ela conseguiria se manter no topo ainda por muito tempo. Portanto, é de grande interesse para a empresa combater de forma eficiente o compartilhamento de senhas.

Eis a solução da Adobe

Adobe Primetime Account IQ

A tecnologia desenvolvida pela Adobe se chama Primetime Account IQ. Ela consegue rastrear e analisar padrões comportamentais dos usuários. Assim, a tecnologia identifica como as contas estão sendo usadas, inclusive sabendo quando ela é indevidamente compartilhada.

O Primetime Account IQ implementa modelos de aprendizagem de máquina para “medir, gerenciar e monetizar” o problema do compartilhamento de senhas. Além de identificar quando uma conta é compartilhada indevidamente, a ferramenta pode apontar quais as melhores ações para adotar em cada caso.

Para realizar a sua função com eficiência, a tecnologia da Adobe precisa monitorar e analisar uma série de dados. Dentre eles estão a quantidade e os tipos de dispositivos usados em cada conta. E, também, a geolocalização dos usuários. É impossível uma mesma pessoa acessar da sua cidade e depois de um país diferente em um espaço de poucas horas.

Mais do que identificar compartilhamento de senhas

media 178c46c67529ab1597877b950491f979843386082.webp?fit=scale&fm=pjpg&h=484&ixlib=php 3.3

A tecnologia da Adobe será capaz de identificar mais coisas apenas se baseando nos padrões de comportamento. De forma inteligente, o Primetime Account IQ conseguirá saber quando o usuário faz um uso fora do habitual, mas que não se enquadra no compartilhamento de senhas.

Por exemplo, imagine que você viaje para outro país e acesse sua conta de lá. A tecnologia da Adobe poderá saber que você está em viagem e não compartilhando a conta. É comum também as pessoas logarem em suas contas no trabalho ou na faculdade. Esse tipo de login também é permitido.

Depois de analisar todos os dados, a tecnologia da Adobe conseguirá distinguir as contas que fazem uso legítimo da plataforma das contas “problemáticas”. A empresa também sugere recompensas para os usuários com “bom comportamento”. Uma das recompensas sugeridas é a de aumentar o limite de dispositivos que podem fazer streaming simultâneo.

Tecnologia ainda não está em uso

lancamentos netflix outubro 2021.jpg?fit=scale&fm=pjpg&h=577&ixlib=php 3.3

É importante deixar claro, no entanto, que a tecnologia Primetime Account IQ ainda não está em uso em nenhuma plataforma de streaming. Ela foi simplesmente anunciada pela Adobe. Até onde sabemos, nenhuma plataforma de streaming contratou a solução desenvolvida pela Adobe.

Enquanto isso, a Netflix vai se virando para aumentar a sua receita e também o número de assinantes. O movimento mais recente da empresa é a implementação de um plano com anúncios. Segundo estimativas da própria empresa, ela deverá ganhar até 40 milhões de assinantes até o fim de 2023 com o novo plano.

Fontes: Adobe Blog via Torrent Freak

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!