Paris usará carros voadores nas Olimpíadas de 2024

Conforme as Olimpíadas de 2024 vão se aproximando, o governo da França anunciou o início dos testes de carros voadores que servirão de táxis durante a realização do evento esportivo em Paris.

O governo francês, através da empresa estatal que regula o transporte público do país, construiu o centro de testes em parceria com o grupo ADP, empresa privada que gerencia todos os aeroportos de Paris.

A região escolhida para acomodar o centro de foi o aeródromo Pontoise – Cormeilles, a 35 quilômetros de Paris. A inauguração, segundo o governo da França, sinalizando, de acordo com o comunicado à imprensa, “os primeiros testes em condições reais de eVTOLS (Aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical)e todos os elementos que, eventualmente, permitirão o seu uso”.

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Pista de testes no aeródromo de Pontoise. Créditos: ADP

Entre as empresas de aviação que já confirmaram participar do projeto em parceria com o governo da França estão a Volocopter, a Airbus, a Vertical Aerospace Group, a Lilium NV e a Joby Aviation.

De acordo com o governo da França, cerca de 30 fabricantes foram escolhidas para fazer parte dos testes para os carros voadores das olimpíadas de 2024.

Ambas as pistas do aeródromo incluirão testes de integração segura de drones e eVTOLs com o tráfego aéreo convencional. No caso das máquinas da Volocopter, haverá, também, testes para mensurar o ruído e a vibração dos veículos.

Por fim, a fase de testes também visa avaliar a manutenção dos veículos e o carregamento das baterias.

Carros voadores terão duas rotas para as Olimpíadas de Paris de 2024

O governo francês pretende ter duas rotas de voo para transportar passageiros em tempo para as Olimpíadas de 2024. Uma dessas rotas, portanto, deve ligar o Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle — o maior da cidade e o segundo mais movimentado da Europa — ao Aeroporto de Paris-Le Bourget, o primeiro aeroporto da França, construído em 1919.

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Renderização da futura base de pouso no Aeroporto Charles de Gaulle. Créditos: ADP

A outra rota será entre o heliporto de Issy-les-Moulineaux e o aeródromo de Saint-Cyr, cujo local de pouso ainda não está determinado.

Assim, a rota entre os aeroportos Charles de Gaulle e Le Bourget cobriria a região norte/nordeste da cidade de Paris, enquanto a segunda ficaria com a região sul/sudoeste.

Alías, Issy-les-Moulineaux é um subúrbio nas imediações da capital francesa, o que indica que uma possível área de pouso seja construída no local.

A ascensão do mercado de carros voadores

Os carros voadores, ou aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs), estão surgindo, rapidamente, como um novo mercado de transportes. Várias empresas, que vão desde montadoras tradicionais às gigantes do Vale do Silício, já investem bilhões de dólares em projetos de carros voadores ou autônomos.

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Base de pouso no Aeroporto Charles de Gaulle vista de outro ângulo. Créditos: ADP

Uma das razões para esse investimento massivo em carros elétricos, voadores e autônomos é o interesse — e, portanto, o financiamento — de governos em tais veículos para reduzir a emissão de carbono e seus impactos climáticos.

Sendo assim, o projeto da França é o mais recente de uma crescente ao redor do mundo que pretendem popularizar os eVTOLs.

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De acordo com o ReportLinker, o mercado de eVTOLs, que atualmente vale cerca de US$ 8,5 bilhões, alcançará a marca de US$ 30,8 bilhões em 2030.

Por exemplo, a montadora sul-coreana Hyundai já desenvolve um projeto de táxis voadores para 65 cidades. A Hyundai anunciou o projeto em setembro deste ano, afirmando que haverá bases no Reino Unido, nos EUA, na França, na Alemanha, na Escandinávia (região do norte da Europa que engloba Noruega, Dinamarca, Suécia e Finlândia), na Austrália e em outros países do sudeste asiático.

A primeira base será inaugurada no início de 2022, em Coventry, na Inglaterra.

Fonte: Governo da França

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