Carro elétrico com carregamento sem fio será uma realidade em 2022

Carro elétrico com carregamento sem fio será uma realidade em 2022

A Hyundai pretende mudar de forma interessante a forma como os carros elétricos são carregados e o primeiro modelo da marca de luxo a ganhar esse novo recurso é o Genesis GV 60. O veículo será lançado em 2022 e já teve algumas fotos reveladas, que não passa de um protótipo, então ainda é um mistério.

Leia também:

Carro elétrico da Xiaomi está nos planos da empresa
Apple pode lançar carro autônomo em 2024

A novidade dessa vez é a tecnologia de carregamento sem fio, que tem tudo para revolucionar o mercado de carros elétricos, já que será inédita e trará mais conforto e praticidade.

Um hardware específico para carregamento sem fio em carro elétrico

carro elétrico

O hardware será fornecido pela WiTricity. Inicialmente essa tecnologia só será ofertada na Coréia do Sul. A informação veio da própria marca Genesis, que confirmou durante para a revista Green Car Reports. Eles não informaram quando a tecnologia será habilitada em outros países como os Estados Unidos.

A Hyundai, que é a empresa mãe da Genesis, ainda não deu informações muito concretas sobre o assunto, e também não informou nada sobre o carregamento sem fio durante a divulgação do Genesis GV60 na semana passada.

Segundo a empresa, essa tecnologia virá como uma atualização para o veículo, e poderá inclusive ter um grande papel em veículos da plataforma E-GMP, como é o caso do Hyundai Ioniq 5 e o Kia EV6.

Conveniência, porém alto custo

carro elétrico

Um carregamento sem fio é uma grande conveniência para os motoristas, já que eles não precisarão se preocupar em ter que conectar cabos pesados a todo momento. Isso pode acontecer enquanto eles estiverem estacionados, por exemplo, e até mesmo trazer mais comodidade, principalmente em países que fazem muito frio.

O carregamento acontece quando um bloco receptor é estacionado em cima de um bloco de montagem no solo. Ela é uma tecnologia indutiva que utiliza um campo magnético através de duas bobinas, permitindo assim a transmissão da corrente.

Exatamente por isso, ela ainda é uma tecnologia de alto custo, e por isso eles vão primeiro testar em modelos premium e em um mercado limitado. Também é preciso que as partes interessadas ainda instalem as bases de carregamento e o hardware.

carro elétrico

Apesar das vantagens dessa tecnologia para carros elétricos, o sucesso dela ainda é incerto. Atualmente existem alguns modelos de veículos dessa categoria que contam com opções de carregamento sem fio, mas não chamaram grande atenção e fazem ainda parte de um produto de nicho.

Fonte: Green Car Reports

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X