Baidu revela Robocar, seu conceito de carro autônomo

Baidu revela Robocar, seu conceito de carro autônomo

A Baidu é uma das principais empresas chinesas de tecnologia, responsável pelo principal mecanismo de busca do país, e, agora, também lançará um veículo cujo conceito é chamado de Robocar.

O esquisito veículo, revelado ontem (18), pela companhia chinesa, não possui voltante e nem pedais de freio e acelerador, atributos primordiais em um carro moderno. A inteligência artificial permitirá que o veículo se locomova de acordo com a preferência do usuário.

Leia também:

Segundo a Baidu, o projeto está em desenvolvimento há oito anos, em parceria com a montadora Geely, e é a realização dos esforços da empresa na criação de uma tecnologia de direção autônoma.

A Geely é a principal montadora de veículos automotivos da China e possui uma joint venture com a Baidu, a Jidi Auto. O foco dessa união é investir US$ 7 bilhões, nós próximos cinco anos, para criação e comercialização de carros elétricos com direção autônoma.

A gigante chinesa não revelou quando o Robocar chegará ao mercado. No entanto, o plano é revelar um novo conceito na Beijing Auto Show, feira de automóveis que ocorrerá em Pequim, em 2022. No mesmo ano, a Baidu, através da Jidu, começará a aceitar os primeiros pedidos.

Aliás, o CEO da Baidu, Robin Lin, afirmou em uma conferência online que os carros do futuro serão carros robôs (Robocar).

Baidu trabalha em projeto do Robocar desde 2013

Em 2013, a Baidu começou o seu projeto para desenvolver tecnologias para carros autônomos. Todavia, a aproximação com a Geely começou em 2017, após a Baidu lançar a plataforma Apollo, de desenvolvimento para veículos de direção autônoma em código aberto.

Consequentemente, a Apollo atraiu o apoio do governo chinês, bem como de importantes montadoras, como a Toyota e a Volkswagen. Até mesmo empresas americanas de tecnologia, como a Nvidia e a Intel, demonstraram interesse pela Apollo

A montadora estatal da China, a Faw, e a startup Weltmeister lançaram carros elétricos com o sistema Apollo instalado. Entretanto, o uso da plataforma não se popularizou, o que fez com que a Baidu buscasse a parceria com a Geely para lançar seu veículo próprio.

Fonte: SCMP

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X