Devido à escassez de chips (assunto abordado exaustivamente por aqui), a Nintendo anunciou que reduzirá a meta de vendas do Nintendo Switch. Contudo, além da crise dos chips, a empresa tomou essa decisão por reveses logísticos, que, segundo a empresa japonesa, não apresentam sinais de melhora.
Consequentemente, a Nintendo agora pretende vender 24 milhões de unidades do Nintendo Switch neste ano fiscal. A meta anterior era de 25,5 milhões de unidades do console.
Além disso, a companhia japonesa atualizou sua previsão anual de lucro operacional de US$ 4,6 bilhões para US$ 4,3 bilhões. Embora seja uma redução sutil, analistas de mercado projetavam, anteriormente, um lucro total de US$ 5,3 bilhões.
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No período entre julho e setembro deste ano, a Nintendo vendeu 3,83 milhões de unidades do Switch — uma redução considerável se comparada ao trimestre anterior, que vendeu 4,45 milhões de unidades do console —, obtendo um lucro de US$ 880 mil, aquém da expectativa de US$ 1,1 bilhão.
“Atualmente, eu não vislumbro uma recuperação na escassez de componentes”, afirmou Shuntaro Furukawa, presidente da Nintendo, após a divulgação dos ganhos da empresa.
Portanto, de acordo com Furukawa, a empresa não conseguirá fabricar unidades suficientes do Nintendo Switch para satisfazer a demanda e, além disso, precisará revisar sua projeção de ganhos novamente, caso a situação piore.
Problemas com versão OLED do Switch
A Nintendo está com dificuldades para impulsionar a produção do novo Switch com tela OLED devido, obviamente, à escassez de chips, que dificulta a produção de todos os produtos eletrônicos.
Desse modo, alcançar a meta de vendas do novo modelo do console dependerá da forma como a Nintendo priorizará o Switch OLED. A versão original do Switch, bem como modelo mais barato, o Switch Lite, diminuíram o seu número de vendas anuais.
A Nintendo deposita suas fichas na nova e, aliás, mais cara variante do Switch para manter o nível de vendas até chegarmos em 2022.
“Não temos planos de focar nossos recursos de produção apenas no modelo OLED”, salientou o presidente da Nintendo. Para Furukawa, os três modelos atendem a diferentes públicos e suas necessidades.
“As vendas do modelo original do Switch, bem como da versão Lite, continuam firme, mesmo após o lançamento do modelo OLED”, finalizou o presidente da Nintendo.
Vendas de jogos exclusivos para o Switch podem aliviar a situação da Nintendo
A Nintendo também citou as taxas de câmbio como um motivo para a atualização das projeções de lucro. No entanto, ao mesmo tempo, a empresa demonstrou certa confiança na lucrativa venda de softwares e em rendimentos dos seus serviços de redes. Isso pode, portanto, sustentar os resultados financeiros.
De acordo com a Nintendo, as vendas de softwares (jogos) do Switch terão um aumento de 10 milhões de unidades, passando de 190 milhões para 200 milhões.
Serkan Toto, analista da indústria de games japonesa demonstrou surpresa com a maneira como as vendas anuais de jogos da Nintendo estão consistentes.
O remaster The Legend of Zelda: Skyward Sword HD, lançado em julho deste ano, vendeu mais de três milhões de cópias no último trimestre.
Para Toto, esse desempenho reflete a força do catálogo de jogos exclusivos da Nintendo, “As pessoas que possuem um Nintendo Switch continuaram a comprar jogos para o console, portanto, isso é um sinal muito importante para que a Nintendo continue com sua estratégia”, finalizou Serkan Toto.
A Nintendo já vendou mais de 89 milhões de unidades do Switch desde o lançamento do console, em 2017. A previsão é que o Switch ultrapasse os 102 milhões de consoles vendidos do Wii, lançado em 2006.