Playstation 2, Nintendo DS e Wii: esses são os 10 consoles mais vendidos da história

Playstation 2, Nintendo DS e Wii: esses são os 10 consoles mais vendidos da história

Estamos no início da nona geração de consoles, com o PlayStation 5 e o Xbox Series X/S representando um número considerável de vendas durante o primeiro semestre de lançamento, mas as duas máquinas ainda estão longe de ocupar uma posição alta na lista dos 10 consoles mais vendidos da história.

O console da Sony ocupa a 29ª posição dentre os consoles mais vendidos de todos os tempos, com 5 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento em novembro de 2020. O Xbox Series X aparece no 37º lugar, com 2,8 milhões de vendas.

Portanto, há uma longa estrada para os consoles da nova geração chegarem no encalço dos aparelhos da geração anterior, que estão no top 15 em ainda são produzidos, e no campeão PlayStation 2.

Enquanto esse dia não chega, iremos listar aqui os 10 consoles mais vendidos da história. Simbora!

10. PSP (PlayStation Portable) – 80 milhões

Consoles mais vendidos

Data de lançamento: 12 de dezembro de 2004 (Japão), 24 de março de 2005 (América do Norte)

Status: Produção finalizada

Principais jogos: God of War: Chains of Olympus, Persona 3 Portable, Metal Gear Solid: Peace Walker

O Top 10 começa com o primeiro portátil da Sony, lançado em 2004, que possui uma ótima biblioteca de jogos, sobretudo das franquias exclusivas da empresa, como God of War, Ratchet and Clank e Persona. Além desses títulos, há ótimos games das franquias GTA e Metal Gear, que ajudaram esse console portátil a vender entre 80 e 82 milhões de unidades em todo o mundo.

A Sony não revela as vendas oficiais do PSP desde 2012, quando o console alcançou o número de 76 milhões de unidades vendidas, mas estima-se que a Sony tenha fabricado 82 milhões de PSPs até o fim de sua produção em 2014.

9. Game Boy Advance – 81,51 milhões

Consoles mais vendidos

Data de lançamento: 21 de março de 2001 (Japão), 11 de junho de 2001 (América do Norte)

Status: Produção finalizada

Principais jogos: The Legend of Zelda: A Link to the Past, Pokémon Ruby, Mario Kart Super Circuit, Final Fantasy Tactics Advance

A nona opção é ocupada por outro portátil com uma biblioteca repleta de clássicos: o Game Boy Advance.

O portátil da Nintendo nos deu a oportunidade de desfrutar títulos maravilhosos, como The Legend of Zelda: A Link to The Past, e acompanhar o surgimento de um novo formato de gameplay na franquia Pokémon. Ademais, a maior franquia da Nintendo também foi representada no Game Boy Advance, com o Mario Kart Super Circuit sendo um dos jogos mais aclamados do console portátil.

As vendas de todas as linhas diferentes do Game Boy Advance representam 81,51 milhões de unidades, com o Game Boy Advance SP sendo a versão mais popular, que vendeu 43 milhões de unidades.

8. Xbox 360 – 85 milhões

Consoles mais vendidos

Data de lançamento: 22 de novembro de 2005 (América do Norte)

Status: Produção finalizada

Principais jogos: GTA V, Gears of War, Halo 3, Red Dead Redemption

O console mais popular de todos os tempos no Brasil – graças àquilo que chamamos de pirataria – aparece na oitava posição com 85 milhões de unidades vendidas.

A sétima geração de consoles foi uma das mais populares da história, com a guerra de consoles totalmente centrada na disputa entre PS3 e Xbox 360. O console da Sony foi o vencedor, mas o Xbox 360 se tornou o mais popular da Microsoft graças aos recursos online e um hardware robusto, embora não tenha grandes títulos exclusivos em sua biblioteca, com exceção da franquia Halo e Gears of War.

7. PlayStation 3 – 87.5 milhões

Data de lançamento: 11 de novembro de 2006 (Japão)

Status: Produção finalizada

Principais jogos: The Last of Us, Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, Uncharted 2: Among Thieves, LittleBigPlanet, God of War III, Journey

A Sony não obteve uma recepção muito positiva no primeiro ano de lançamento do PlayStation 3, que apareceu com um preço salgado e uma arquitetura complexa de processador. No entanto, com o passar dos anos o console se tornou um dos mais populares da história devido à sua biblioteca cheia de ótimos títulos exclusivos e com o lançamento do modelo slim. Uncharted, The Last of Us, God of War 3, Infamous e muitos outros games surgiram na geração do PS3 e são os principais responsáveis por consagrar os consoles da Sony no quesito biblioteca de jogos exclusivos.

Desse modo, a Sony conseguiu vender mais de 87 milhões de unidades do PS3, superando o Xbox 360. Isso fez com que a Microsoft corresse atrás do prejuízo nas gerações posteriores, adquirindo dezenas estúdios de desenvolvimento de games para impulsionar a produção de jogos first party.

6. Nintendo Wii – 101 milhões

Data de lançamento: 19 de novembro de 2006 (América do Norte)

Status: Produção finalizada

Principais jogos: Super Mario Galaxy, The Legend of Zelda: Twilight Princess, Wii Sports, Metroid Prime Trilogy

O Nintendo Wii é o primeiro console desta lista com mais de 100 milhões de unidades vendidas, assumindo a sexta posição dentre os consoles mais vendidos de todos os tempos.

Embora o Wii não tenha feito muito sucesso no Brasil, esse console revolucionou a indústria de videogames, que alcançou uma audiência mais ampla, focada em uma experiência casual de videogames, devido ao seus controles baseado em capturas de movimentos.

O Wii foi o console que reuniu famílias na frente TV para jogar títulos como Wii Sports, Mario Kart Wii e Just Dance. Contudo, a Nintendo não se esqueceu dos gamers mais ávidos, lançando jogos que foram bastante aclamados. Super Mario Galaxy, por exemplo, é considerado um dos melhores jogos de todo universo do encanador italiano.

The Legend of Zelda: Twilight Princess, Super Smash Bros. Brawl, Xenoblade Chronicles e outros jogos contribuíram bastante para que o Nintendo Wii vendesse 101 milhões de unidades em todo o mundo. Ah, além disso, o console foi descontinuado no meio da geração, dando espaço para o Wii U. Talvez o Wii vendesse ainda mais se não fosse por esse fator.

5. PlayStation – 102 milhões

Data de lançamento: 3 de dezembro de 1994 (Japão)

Status: Produção finalizada

Principais jogos: Gran Turismo, Chrono Cross, Castlevania: Symphony of the Night, Tony Hawk’s Pro Skater 2, Tekken 3, Medal of Honor

A quinta posição é ocupada por um divisor de águas na indústria dos videogames, acelerando a transformação para os jogos 3D e acabando com a hegemonia da Nintendo na Indústria.

Um dos primeiros consoles a sair do modelo dos cartuchos, utilizando CDs, ajudou a impulsionar ainda mais as vendas – e a pirataria também – popularizando o PS1 em todo o mundo.

Além de títulos clássicos, como Tony Hawk’s Pro Skater 2, Tekken 3 e Final Fantasy 7, o PlayStation contou com uma safra de jogos inéditos que iriam fazer parte do rol das principais franquias de games que lançaram títulos em todas as gerações posteriores.

Metal Gear, Resident Evil e Crash Bandicoot são algumas dessas franquias que apareceram no PlayStation e o tornaram um símbolo da indústria, o resto é história.

4. PlayStation 4 – 115 milhões

Consoles mais vendidos

Data de lançamento: 15 de novembro de 2013 (América do Norte)

Status: Em produção

Principais jogos: God of War, The Last of Us Part II, Uncharted 4: A Thief’s End, Red Dead Redemption 2, Marvel’s Spider-Man, Bloodborne, Horizon Zero Dawn

Eu não me lembro de uma geração de consoles tão inovadora quanto a oitava, que entrou para história da indústria devido à inovação nos recursos online, a oferta de serviços e a experiência de usuário.

O console que representa essa geração é o PlayStation 4, que expandiu o que havia sido feito no PS3 quanto aos games exclusivos, apresentando uma biblioteca que, ao meu ver, perde apenas para o primeiro lugar da lista.

God of War e The Last of Us Part II são dois exclusivos do console da Sony que levaram os principais prêmios de jogo do ano em seus respectivos anos de lançamento. Aliás, The Last of Us Part II saiu no fim da vida do console, em junho do ano passado – mais precisamente no dia aniversário deste que vos escreve -, e ajudou a Sony a vender mais de seis milhões de unidades do PS4 2020.

Ao todo, de 2014 a 2020, o PlayStation 4 teve 115,2 milhões de unidades vendidas. Em 2019, o PS4 se tornou o console que conseguiu chegar mais rápido no número de 100 milhões de unidades vendidas, gastando cinco anos e sete meses ultrapassando o PlayStation 2, que demorou cinco anos e nove meses.

3. Game Boy – 118 milhões

Data de lançamento: 21 de abril de 1989 (Japão)

Status: Produção finalizada

Principais jogos: Super Mario Land, The Legend of Zelda: Oracle of Ages, Donkey Kong, Tetris

Chegamos ao Top 3 dos consoles mais vendidos de todos os tempos! Os três primeiros colocados são consoles de empresas japonesas. Aliás, com exceção do Xbox 360, que ocupa a oitava posição, todos os consoles são de fabricantes japonesas, ou seja, Nintendo e Sony.

O terceiro lugar fica com o primeiro portátil lançado pela empresa do Mario, o Game Boy, que revolucionou a indústria.

Lançado pela Nintendo no fim da década de 1980, o Game Boy foi o primeiro console portátil a chamar a atenção da indústria, pois, com o seu lançamento, surge um novo mercado de videogames e, sobretudo, uma nova experiência. Embora existissem outros consoles portáteis na época, a qualidade do Game Boy era superior em termos de avanço tecnológico.

A Nintendo, além de pavimentar o caminho para o futuro do que se tornaria uma indústria extremamente rentável, conseguiu vender 118 milhões de unidades do Game Boy e Game Boy Color, a despeito de seus problemas iniciais com bateria e uma biblioteca escassa. Certamente, se não houvesse o Game Boy, não haveria o próximo console da lista.

2. Nintendo DS – 154 milhões

Consoles mais vendidos

Data de lançamento: 21 de novembro de 2004 (Japão)

Status: Produção finalizada

Principais jogos: The Legend of Zelda: Phantom Hourglass, Pokemon White, Grand Theft Auto: Chinatown Wars, Chrono Trigger, Mario Kart DS, Castlevania: Dawn of Sorrow

Quinze anos depois do lançamento do Game Boy, a Nintendo consolidar o seu domínio do mercado de consoles portáteis com o Nintendo DS, que apareceu com recursos inovadores, como a tela dupla e sensível ao toque.

Além disso, o DS foi o primeiro console portátil da Nintendo com conexão wireless, com comunicações pela internet atráves do serviço Nintendo Wi-fi Connection.

Essas novidades impressionantes para sua época de lançamento fizeram com que toda a linha de Nintendo DS, que é composta pelo DS Lite e pelo DSi, além do original, desbancasse o principal rival PSP. O cosole portátil vendeu 154 milhões de unidades e ocupa a terceira posição no ranking dos consoles mais vendidos da história.

A linha DS foi descontinuada oficialmente em 2011, com o lançamento do Nintendo 3DS. No entanto, embora possuísse recursos interessantes e hardware aprimorado, o 3DS não conseguiu se equiparar ao seu antecessor e foi descontinuado em setembro do ano passado.

1. PlayStation 2 – 155 milhões

155 milhões de unidades vendidas em todo o mundo é muita coisa, mas estima-se que o número de vendas do PlayStation 2 seja ainda maior, totalizando quase 160 milhões.  De 2000 a 2012, o PlayStation 2 vendeu 155 milhões, de acordo com os dados oficiais da Sony, que parou de informar o número de vendas do console após 2012. No entanto, a empresa japonesa parou de fabricar o console no final de 2013, produzindo 4 milhões de unidades naquele ano, portanto, 155 + 4 = 159.

159 milhões de unidades torna o PS2 o líder isolado que dificilmente  superado, tendo em vista os preços dos consoles da geração atual e a crise dos chips.

Voltando ao assunto principal, que é o PS2, ou Play 2 para os inítmos, antes de começar a escrever o texto, eu já me perguntava sobre quais títulos eu colocaria como principais jogos desse console. O PlayStation 2, sem sombra de dúvidas, foi um fenômeno em todos os aspectos, principalmente no quesito biblioteca.

O console da Sony deu a sorte de estar na geração certa para produção de jogos. Existem mais de 3 mil jogos lançados para o PS2. Dentre esses 3 mil, tem muita coisa boa: GTA San Andreas, Final Fantasy X, Resident Evil 4, Fifa Street, Guitar Hero, God of War 1 e 2, Shadow of the Colossus, Black e muito mais!

Um fato que representa a enorme qualidade da biblioteca do PS2 é o número de remasters e remakes dos jogos do console nas gerações posteriores.

Com essa biblioteca maravilhosa, aliada ao preço razoável do console, o PlayStation 2 está na memória de muita gente como o melhor console de todos os tempos se tornando um dos maiores símbolo da nostalgia dos gamers que viveram a primeira década de 2000.

Assim termina o Top 10 dos consoles mais vendidos da história, mas isso significa o fim desta lista, pois dez é pouco em relação à quantidade de consoles que marcaram época.

Consoles que ficaram de fora do TOP 10 dos mais vendidos da história

Consoles mais vendidos

Para não deixar de fora alguns consoles que vivem no coração de muitos gamers, como é o caso do Super Nintendo, aqui vamos falar sobre os consoles que não entraram para lista de mais vendidos – um desses poderá entrar, pois ainda está em produção e já vendeu 79 milhões de unidades -, mas, certamente, entraram para a história.

Nas quatro posições que antecedem o Top 10, temos apenas um console de outra empresa que não a Nintendo.

Xbox One: lançado em novembro de 2013, é o décimo quinto console mais vendido da história. A Microsoft não revela o número de vendas do seu console da geração passada desde 2015, mas Daniel Ahmad, analista sênior na Niko Partners, informou que toda a família Xbox One (Xbox One, Xbox One S, and Xbox One X) vendeu 48 milhões de unidades em todo o mundo.

Super Nintendo: o console da geração 16 bits, de acordo com a própria Nintendo, vendeu 49,1 milhões de unidades, ficando atrás do seu antecessor, o Nintendinho, com 61 milhões de aparelhos vendidos.

Nintendo 3DS: como dito acima, o Nintendo 3DS não conseguiu alcançar o mesmo nível de popularidade de seu antecessor, mas isso não significa que o portátil fracassou. O 3DS vendeu 75,94 milhões de unidades.

Nintendo Switch: Surpreendentemente, o Nintendo Switch é o console que deverá entrar no TOP 10 em breve.  O console da geração atual da Nintendo foi lançado em 2017, quatro anos depois do Xbox One, mas conseguiu deixar o rival comendo poeira, vendendo quase 79,87 milhões de unidades. O mix de portátil com console tradicional conseguiu alcançar um grande número de adeptos, apesar dos preços altos dos jogos e do hardware modesto.

Fontes: Statista, Nintendo e Resetera

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X