A CES 2022 é um evento que abrange diversas indústrias, incluindo a automotiva, contando com a presença de montadoras como a Mercedes e Hyundai, que estão entrando na onda dos veículos elétricos para competir com a Tesla por esse mercado.
Sendo assim, a Mercedes apresentou ontem (3) o conceito de um carro totalmente elétrico, o EQXX, que, de acordo com a montadora alemã, pode rodar por mais de 900 quilômetros com apenas uma carga.
A fabricante, conhecida por seus carros luxuosos, afirmou que o EQXX foi montando utilizando materiais reciclados e sustentáveis, incluindo fibras de cogumelos, cactos terrestres e lixos, como restos de comida.
Equipe de Fórmula 1 e processo similar ao da Tesla foram peças-chave no novo carro da Mercedes
Para desenvolver o carro, a Mercedes utilizou o conhecimento dos profissionais envolvidos na sua equipe de Fórmula 1 para produzir um protótipo elétrico que pudesse bater de frente com os carros da Tesla.
Com isso, o EQXX conseguiu ser montado com uma bateria menor que a do EQS, o carro elétrico flagship da Mercedes atualmente. De acordo com a Mercedes, a tecnologia dessa bateria, que supera os 900 quilômetros por carga, será implementada em carros mais compactos a partir de 2024.
“Isso não é um carro de apresentação, mas, sim, um protagonista de desenvolvimento tecnológico”, afirmou um executivo da Mercedes, ressaltando que a empresa quer estar no topo da briga.
Durante a apresentação na CES 2022, a Mercedes afirmou que a meta da empresa é vender apenas carros elétricos a partir de 2030, o que seria uma grande ameaça à Tesla, pois Elon Musk teria que enfrentar a maior montadora de carros de luxo do mundo.
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No entanto, a Tesla ainda é a líder mundial no setor, embora Markus Schaefer, chefe de desenvolvimento e aquisição da Mercedes afirme que a empresa irá acelerar sua transformação sustentável. Aliás, segundo Schaefer, o time da Mercedes montou o EQXX em apenas 18 meses.
A bateria do carro sedan conta com uma nova química desenvolvida pelos experts da equipe de fórmula 1 especializados em sistemas de transmissão de alto desempenho.
Desse modo, a bateria possui 50% menos volume e é 30% mais leve que a bateria do EQS, ou seja, cabe facilmente em um veículo compacto.
Os engenheiros também usaram um novo método de fundição para formar um componente de alumínio para toda a parte traseira do carro da Mercedes, similar ao método Giga Press da Tesla.
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Fonte: Mercedes USA