Em uma publicação no Twitter, a Blockbuster, que liderou por muitos anos o mercado de locadoras, resolveu dar uma zoada na Netflix, pegando carona no assunto sobre a taxa pelo compartilhamento de senha que a plataforma implementou em mais de 100 países, incluindo o Brasil.
A Blockbuster marcou o perfil da Netflix no Twitter e escreveu: “um lembrete amigável de quando você costumava alugar vídeos conosco. Não nos importávamos com quem você os compartilhava… Contanto que você o devolvesse a tempo”.
A friendly reminder that when you used to rent videos from us. We didn’t care who you shared it with… As long as you returned it on time. @netflix
— Blockbuster (@blockbuster) May 25, 2023
A zoeira acabou sobrando para a própria Blockbuster. Muitos usuários relembraram que a outrora potência no segmento de locação, resiste hoje com apenas uma loja ativa. No ano passado a Netflix lançou uma série que retrata de maneira ficcional a rotina dos funcionários na última loja ativa da Blockbuster. A série não agradou e foi cancelada.
O início da relação entre Netflix e Blokbuster remonta uma época em que o panorama dessas duas empresas eram bem diferentes. A Blockbuster como uma grande potência no mercado, e a Netflix tentando se firmar.
Assim como em outras negociações que não foram pra frente, e que poderiam ter alterado toda a história, como a rejeição do Yahoo em comprar o Google, a Blockbuster teve a oportunidade de adquirir a Netflix.
Esse acordo foi proposto em 2000, época em que a Netflix ainda atuava apenas com a locação de DVDs, através de um site. A plataforma de streaming da companhia foi lançada apenas em 2007. O valor da negociação foi de US$ 50 milhões – rejeitado categoricamente pela Blockbuster. Caso queira conferir essa história em detalhes confira esse nosso artigo.
Quem também alfinetou a Netflix em relação a essa taxa pelo compartilhamento de senha foi a conta do Amazon Prime no Reino Unido. A provocação veio na forma de uma resposta a uma postagem da Netflix no Twitter feita 2017, que dizia “Amar é compartilhar a senha“.
O Prime Video compartilhou um printscreen de sua própria tela de seleção de perfil, com seis perfis exibidos, cada um com uma palavra, abaixo da pergunta: “Quem está assistindo?” A resposta era: “Todos que têm a nossa senha ❤“.
No Brasil, a taxa para aqueles que compartilham a senha da conta fora das regras permitidas pela empresa precisam pagar o valor de R$ 12,90/mês. Além das críticas dos consumidores, a plataforma também terá que prestar explicações ao Procon sobre essa nova política de preços.