Netflix anuncia cobrança de taxa de compartilhamento de senhas no Brasil; confira o valor

Netflix anuncia cobrança de taxa de compartilhamento de senhas no Brasil; confira o valor

Agora é oficial. Após muitas discussões e rumores sobre quando a Netflix aplicaria no Brasil a sua nova política que aplica uma taxa pelo compartilhamento de senhas, a plataforma oficializou que a cobrança passa a valer a partir de hoje. O valor definido é: R$ 12,90/mês.

A plataforma já começou a notificar seus assinantes brasileiros por e-mail sobre o novo modelo:

“Sua conta Netflix é para você e para as pessoas que moram com você em uma mesma residência. Você pode assistir à Netflix quando estiver fora ou viajando em aparelhos pessoais, ou em TVs de hotel e casas de temporada”, diz a empresa no e-mail.

O comunicado também explica como o usuário pode gerenciar o uso da conta:

Verifique quem está usando sua Netflix. Veja quais aparelhos estão conectados à sua conta. Encerre a sessão dos aparelhos que não deveriam ter acesso e, se necessário, altere sua senha”.

Para aqueles que desejam seguir compartilhando a conta com outras pessoas, a plataforma sugere duas alternativas. A primeira delas é transferir um perfil. “Qualquer pessoa que tenha um perfil na sua conta pode transferi-lo para uma nova assinatura, que será paga por ela própria”.

Você também deve ler!

Em 2017, Netflix elogiava o compartilhamento de senha

A guerra da Netflix contra o compartilhamento de senhas

A segunda alternativa é adquirindo um acesso de assinatura extra. Compartilhando o acesso com quem não mora com você, mediante ao pagamento de R$ 12,90/mês por assinante extra.

No mês passado, a Netflix divulgou seu balanço financeiro referente ao primeiro trimestre de 2023, e um recorte chamou a atenção. A plataforma perdeu 500 mil assinantes na América Latina, região em que se encontra o Brasil, e os dados computados são anteriores a todo esse processo que ainda irá ser desdobrado sobre o efeito que a aplicação dessa taxa terá num mercado importantíssimo para a companhia.

Netflix

Para que a Netflix consiga identificar o acesso que esteja fora dos parâmetros do que ela considera como “fora da residência”, a empresa irá se basear nas seguintes métricas: endereço IP, IDs de dispositivos e atividades de contas de dispositivos conectados à conta Netflix.

Segundo dados 2022, compilados pela RankMyApp, a Netflix figura na primeira colocação entre as plataformas de streaming que mais recebem reviews de usuários, e ainda detém uma menor taxa de reviews negativos em relação aos positivos: 70,7%. Portanto, até então, a plataforma ainda é a queridinha dos brasileiros em termos de steaming.

Esse panorama pode ser alterado com a aplicação dessa política cobrança de uma taxa pelo compartilhamento de senhas. A plataforma vem enfrentando duras críticas e cancelamento em massa de assinaturas em outros países que a regra já está valendo.

Inscreva-se no canal do Hardware.com.br

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X