Roku quer tecnologia que identifica que jogo foi pausado na TV para exibir anúncios

Roku quer tecnologia que identifica que jogo foi pausado na TV para exibir anúncios

Os anúncios parece estar cada vez mais presente e isso torna cada vez mais difícil de fugir deles. Depois que alguns serviços de streaming estarem determinados a enfiar anúncios durante a sua programação, agora ao que tudo indica isso pode acontecer até mesmo durante sua jogatina no console. Ao menos se depender da Roku.

Acontece que, de acordo com a newsletter LowPass, a empresa está trabalhando em uma nova patente que permite a possibilidade de exibir anúncios mesmo quando os usuários estão utilizando dispositivos de terceiros conectados às TVs Roku.

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Exibição de anúncios em momentos de pausa

Roku

A ideia da patente gira em torno do conceito de “inserção de anúncios por um dispositivo de exibição acoplado a um dispositivo de mídia por meio de uma conexão de mídia de alta definição (HDMI)”.

Em termos mais simples, a Roku está imaginando um cenário em que será possível exibir anúncios em suas TVs enquanto os usuários estão utilizando dispositivos externos, como consoles de jogos, dispositivos de streaming ou players de Blu-ray conectados via HDMI.

Ou seja, se o usuário está jogando e precisa pausar para falar com alguém, beber uma água, ir no banheiro ou qualquer outra coisa, ele será contemplado com propagandas na tela de TV enquanto isso. A estratégia traz mais uma forma da Roku monetizar as experiências de visualização dos usuários além de sua própria plataforma.

Uma das características-chave delineadas na patente é a capacidade de exibir comerciais durante pausas na reprodução de conteúdo em dispositivos de terceiros. Para isso, a Roku pretende usar diversos métodos para conseguir detectar essas pausas com precisão, incluindo a análise de quadros na tela em busca de imobilidade, detecção de sinais de pausa de controles remotos ou aproveitando a tecnologia de reconhecimento automático de conteúdo (ACR) para identificar conteúdo pausado.

Dessa forma, trazendo anúncios de forma transparente nesses momentos de inatividade do espectador, a Roku pretende garantir o mínimo de interrupção possível na experiência do usuário enquanto aumenta a exposição à publicidade.

Roku pretende mostrar propagandas personalizadas

Roku

Embora a ideia de encontrar anúncios durante momentos de pausa possa não ser bem recebida por todos os usuários, a Roku parece determinada a oferecer anúncios direcionados e relevantes adaptados às preferências individuais.

Por meio de análise de dados sofisticada e interpretação de metadados, a empresa planeja exibir anúncios que se alinhem de perto com o conteúdo assistido ou reproduzido nos dispositivos conectados.

Essa é uma forma encontrada pela empresa para tentar aprimorar o engajamento do usuário com a publicidade enquanto tenta evitar possíveis reações negativas de táticas de marketing intrusivas. É um plano, porém sem garantias de dar certo.

Tentativa de lucro diante da queda nas vendas

Obviamente, a justificativa por trás dessa nova ideia de estratégia publicitária da Roku é de que a indústria de streaming está passando por mudanças. Atualmente as margens de lucro das vendas de hardware continuam bem estreitas para os fabricantes, enquanto a receita gerada por meio de anúncios e serviços se apresenta como uma alternativa lucrativa.

O desempenho fiscal da Roku é uma prova viva desse cenário, com a empresa relatando lucros substanciais com publicidade e serviços, apesar das perdas no segmento de hardware. Ao aumentar o alcance publicitário para abranger dispositivos de terceiros, a Roku tem como objetivo capitalizar essa demanda crescente por publicidade direcionada.

Mas, vale ressaltar aqui, que a implementação desse novo conceito publicitário ainda não é certa e nem foi confirmada. Por enquanto existe apenas o pedido de patente da empresa, que traz alguns insights sobre a direção estratégica da Roku, então não há garantia de que a empresa seguirá adiante com seus planos.

Além disso, ela terá que lidar com preocupações relacionadas à privacidade do usuário, reações dos consumidores e todo o processo regulatório, algo que poderia potencialmente interromper ou mudar suas ideias ou até mesmo linha de pensamento.

Fonte: engadget

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