Gamer transforma o PlayStation 1 em um portátil

Gamer transforma o PlayStation 1 em um portátil

O PlayStation 1 original foi lançado em dezembro de 1994 no Japão, o que significa que no final desse ano ele vai estar completando 30 anos de existência. Por ser um console histórico e que ainda está na memória e na vida de muitos jogadores mais experientes, não é surpresa que ele ainda seja fonte de homenagens.

E uma dessas homenagens partiu justamente de um modder, chamado de YveltalGriffin, que conseguiu um feito bem impressionantes: transformar o volumoso PlayStation 1 em um dispositivo portátil elegante, que lembra bastante os portáteis de jogos modernos como o Nintendo Switch. Esta criação inovadora, apelidada de “PS Hanami”, chamou a atenção dos aficionados por jogos de todo o mundo.

Leia também:

Puma lançará roupas e tênis temáticos do PlayStation no Brasil
PlayStation 2 vendeu 160 milhões de unidades, diz Jim Ryan

Playstation 1 portátil tem tamanho de smartphone dobrável

O PlayStation 1 foi apresentado ao mundo trazendo uma tecnologia revolucionária que acabou transformando o mundo dos jogos em 3D. Com dimensões de 63,5 mm (altura), 275 mm (largura) e 190 mm (profundidade), ele era um dispositivo bem volumoso, que não passava despercebido nas salas e nos quartos dos jogadores apaixonados.

Playstation 1

Porém, a inovação de YveltalGriffin conseguiu colocar todo esse poder do console clássico em um formato compacto medindo apenas 181 mm de altura, 91 mm de largura e 30 mm de profundidade. Para termos de comparação, ele ficou mais ou menos do tamanho de um smartphone dobrável como o Galaxy Z Fold 5.

Mas o que diferencia “PS Hanami” não é apenas seu tamanho compacto, mas principalmente sua funcionalidade. De acordo com um relatório do site alemão WinFuture, o PlayStation 1 portátil está totalmente operacional, executando jogos autênticos sem depender de emulação, o que é muito importante.

YveltalGriffin alcançou este feito desmontando engenhosamente uma placa-mãe real do PS1, cortando-a ao meio e redesenhando-a para caber dentro das limitações da carcaça portátil. O resultado é uma experiência genuína do PlayStation em um pacote compacto e portátil.

“Esse é o PS Hanami, o meu PlayStation 1 portátil feito a mão e que desenhei e construí em apenas um mês. Ele utiliza uma placa-mãe real do PS1, que eu cortei ao meio e virei como um livro. Sem emução!”

Todo o processo de criação, detalhado por YveltalGriffin em um post do X/Twitter, levou aproximadamente um mês para ser finalizado. A habilidade artesanal do modder está em plena exibição nos fóruns do BitBuilt, onde uma descrição detalhada e uma demonstração do projeto podem ser encontradas.

Além disso, YveltalGriffin compartilhou vídeos demonstrando o dispositivo inicializando e executando jogos como Final Fantasy, mostrando sua funcionalidade e autenticidade.

Limitações do PS1 portátil

Mas, claro, mesmo que o “PS Hanami” chegue como uma realização notável em jogos portáteis, ele ainda conta com algumas pedras no caminho. Uma desvantagem notável é sua vida útil relativamente curta da bateria, durando apenas duas horas e meia com uma única carga. Além disso, devido à ausência de mecanismos de resfriamento passivo ou ativo, o dispositivo pode esquentar durante sessões de jogo prolongadas.

Não são desvantagens muito graves, claro, que podem ser desviadas com alguns cuidados, e certamente não tiram nenhum mérito do feito inédito e tão incrível como é transformar um PS1 em um console portátil.

O dispositivo modificado aparece em uma hora oportuna, uma vez que o mercado de consoles portáteis está se expandindo cada vez mais e se tornando tão popular, principalmente relacionado a jogos. Então, porque não unir essa tecnologia moderna com a velha e boa nostalgia de poder jogar os jogos clássicos em qualquer lugar?

Infelizmente, o PS Hanami é apenas uma “brincadeira” de entusiasta, feito apenas uma vez e que dificilmente será comercializado.

Fonte: phonearena

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X