Por que não é possível testar a Sora, nova IA da OpenAI que transforma textos em vídeos

Por que não é possível testar a Sora, nova IA da OpenAI que transforma textos em vídeos

Na semana passada a OpenAI surpreendeu novamente o mundo da tecnologia, em especial os mais antenados em ferramentas de inteligência artificial. Ao anunciar a Sora, seu novo modelo de IA capaz de transformar textos em vídeos de alta qualidade, a companhia pegou a todos de surpresa e deixou todo mundo curioso para testar a ferramenta.

Acreditamos que construir modelos que possam compreender o vídeo e todas essas interações muito complexas do nosso mundo é um passo importante para todos os futuros sistemas de IA”, comentou Tim Brooks, um dos cientistas da OpenAI responsáveis pelo projeto.

Leia também
Sora: OpenAI revela tecnologia que transforma texto em vídeos realistas
OpenAI poderá lançar um buscador para rivalizar com o Google

Sora tem uma qualidade impressionante

E, de fato, a qualidade dos vídeos apresentados pela OpenAI é muito impressionante. Modelos de inteligência artificial generativa que criam vídeos curtos a partir de comandos em texto não são exatamente uma novidade. Big Techs como Google e Meta já possuem ferramentas semelhantes, mas nada que chegue aos pés dos resultados mostrados pela OpenAI.

O vídeo abaixo, por exemplo, foi criado a partir do seguinte prompt:

“Vários mamutes peludos e gigantes se aproximam caminhando por um prado nevado, seu longo pelo lanoso balança levemente ao vento enquanto caminham, árvores cobertas de neve e montanhas cobertas de neve dramáticas ao longe, luz do meio da tarde com nuvens finas e um sol alto ao longe cria um brilho quente, a visão baixa da câmera é impressionante, capturando o grande mamífero peludo com uma bela fotografia e profundidade de campo”.

Realmente, incrível, não é mesmo? E há vários outros exemplos igualmente impressionantes na página da OpenAI. Mas e aí? Como faço para testar? Infelizmente, ainda não é possível. Mas por quê?

Medo de deepfakes e desinformação

A verdade é que a OpenAI não está com pressa para lançar a Sora. Acredito que a empresa já esteja calejada devido aos problemas que o ChatGPT causou depois de sua liberação ao público. A OpenAI pode estar querendo evitar qualquer tipo de repercussão negativa a respeito de sua nova plataforma.

Entretanto, o principal motivo é o medo de que a Sora seja usada na produção de deepfakes. Não é difícil imaginar esta ferramenta sendo usada para difamar uma pessoa pública — como uma celebridade ou político — ou espalhar desinformação. Dessa forma, neste primeiro momento, a OpenAI liberou a ferramenta apenas para um grupo selecionado de pessoas, chamados de Red Teamers.

Os Red Teamers são especialistas em áreas como desinformação (fake news), preconceito e discurso de ódio. Estas pessoas vão testar a ferramenta de forma adversa, ou seja, tentando de todas as maneiras fazer com que a Sora produza conteúdo questionável e que possa gerar problemas. Sempre que um Red Teamer conseguir, a OpenAI é alertada e trabalhará para “corrigir” o comportamento do modelo de inteligência artificial.

Estamos sendo cuidadosos com a implantação aqui e garantindo que todas as nossas bases estejam cobertas antes de colocarmos isso nas mãos do público em geral”, explicou Aditya Ramesh, cientista da OpenAI responsável pela criação do DALL-E.

Além disso, a nova ferramenta está sendo avaliada também por artistas visuais, designers e cineastas. A ideia é que a Sora seja o mais útil possível para profissionais criativos.

Quando a Sora estará disponível para todos?

Ainda não há uma data específica. Porém, a OpenAI prometeu abrir uma lista de espera nesta semana. Mas ainda deve demorar alguns meses para a Sora poder ser usada por todo mundo.

Com o ChatGPT foi a mesma coisa. Mas como ninguém conhecia a OpenAI na época, o anúncio do desenvolvimento do chatbot não teve tanta repercussão. O ChatGPT foi anunciado em janeiro de 2022 e liberado para o público no final de novembro. Ou seja, 10 meses de intervalo entre o anúncio e o lançamento.

Se a OpenAI seguir o mesmo cronograma com a Sora, talvez a gente possa brincar de criar vídeos só no final do ano. Mas espero que seja antes!

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X