Sora: OpenAI revela tecnologia que transforma texto em vídeos realistas

Sora: OpenAI revela tecnologia que transforma texto em vídeos realistas

A OpenAI, criadora do ChatGPT, revelou sua mais nova tecnologia. Batizado de Sora, a ferramenta é uma IA generativa capaz de criar vídeos realistas a partir de comandos em texto.

Ainda restrita ao feedback de especialistas que estão testando a ferramenta, o Sora, segundo a OpenAI, pode criar vídeos de até 60 segundos com cenas altamente detalhadas, movimentos de câmera complexos e vários personagens com emoções vibrantes.

A companhia divulgou na página oficial do projeto diversos clipes de vídeo que mostram o que o Sora é capaz de fazer. Separamos algumas delas, juntamente com os prompts correspondentes, no post abaixo.

 

Uma das grandes deficiências da IA generativa no campo criativo é a análise do contexto, e como o resultado se encaixa na situação determinada no prompt. Segundo a OpenAI, além de conseguir entender o que o usuário pediu, o Sora consegue entender como algum elemento existe no mundo físico, melhorando a assertividade no resultado de um vídeo realista, por exemplo.

Além de resultados para o lado realista, o Sora também consegue criar vídeos com outras abordagens, como animações. A amplitude de temáticas permitirá que o Sora possa ser utilizado para criar inúmeros tipos de conteúdo.

Em termos de mecânica, o uso com o Sora será o mesmo das IAs generativas de imagens. O usuário apresenta um prompt que descreva em detalhes a cena que deseja, e a ferramenta apresenta um resultado com base nesse input. Modo de uso que reforça a necessidade em testar e entender as variações de prompt que melhor se encaixam naquela situação.

A OpenAI garante que nenhum dos vídeos mostrados foram editados. Inclusive, alguns deles contam com erros típicos de conteúdo gerado por IA, como expressões e representações corporais nada convincentes.

“O Sora pode ter dificuldades em simular com precisão a física de uma cena complexa e pode não compreender instâncias específicas de causa e efeito”, explica a empresa.

A empresa explica que um grupo de artistas visuais, como designers e cineastas, além de pesquisadores, já estão testando a ferramenta. Além do refinamento em relação ao conteúdo gerado, a ferramenta será lançada apenas quando diversas medidas de segurança estarem devidamente testadas e aprovadas.

Iremos envolver decisores políticos, educadores e artistas de todo o mundo para compreender as suas preocupações e identificar casos de utilização positivos para esta nova tecnologia, destaca a OpenAI.

Com essa iniciativa, a OpenAI se coloca na briga para concorrer com opções similares, como o Lumiere, do Google, e o Make-A-Video, da Meta. Além de opções fora desse círculo das Big Techs, como o Gen2 da Runway.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X