OpenAI poderá lançar um buscador para rivalizar com o Google

OpenAI poderá lançar um buscador para rivalizar com o Google

De acordo com um relatório recente, a OpenAI estaria preparando uma investida contra a dominação do Google no campo das buscas online com sua solução de buscador.

A criadora do ChatGPT estaria desenvolvendo seu próprio produto de busca na web, visando competir diretamente com o gigante das buscas, Google Search.

Leia também:

Copilot Pro é lançado oficialmente. Veja o preço no Brasil.
OpenAI adiciona marca d’água em imagens geradas pelo DALL-E 3 para combater desinformação

Buscador da OpenAI poderá ser competidor de peso

OpenAI

O novo produto da OpenAI pode ser parcialmente alimentado pelo mecanismo de busca Bing da Microsoft, revelou o relatório, citando fontes não identificadas. Vale ressaltar que a Microsoft atualmente é o maior investidor na OpenAI, tendo aportado bilhões de dólares na empresa, e essa aproximação pode facilitar a construção da ferramenta.

A ideia é que esse novo produto seja uma ferramenta de pesquisa na internet, ou seja, um buscador que poderia abalar um pouco o mercado que atualmente é totalmente dominado pelo Google.

Isso porque, embora ainda não esteja claro se o produto de busca da OpenAI será separado do seu chatbot de inteligência artificial, o ChatGPT, a incursão da empresa nesse mercado coloca-a em uma posição de competição direta com o Google Search.

Microsoft vê oportunidade para alavancar seu chat IA Bing

OpenAI

Esse novo passo da OpenAI pode representar mais uma tentativa da Microsoft para, de alguma forma, trazer um rival de peso para o Google nesse mercado e de reforçar seu mecanismo de busca Bing com a tecnologia da empresa de IA. Isso porque o CoPilot, que era o antigo Bing Chat, não conseguiu aumentar muito sua fatia e atualmente não parece ter forças para isso.

Porém, nem tudo são flores do lado de lá. Na semana passada as ações da Alphabet, controladora do Google, registraram uma queda de cerca de 1,5% nas negociações antes da abertura do mercado na quinta-feira. Além disso, o seu buscador vem recebendo cada vez mais críticas dos usuários, que revelam que a ferramenta vem piorando na exibição dos resultados das buscas.

Enquanto a OpenAI se prepara para lançar seu produto de busca, a Microsoft já havia expressado seu otimismo em relação ao potencial de IA do Bing. O CEO Satya Nadella, em declarações anteriores, destacou o desejo de desafiar a supremacia do Google na área de buscas e de fazer com que a Microsoft se destacasse como uma concorrente de peso.

Apesar dos desafios iniciais enfrentados pela Microsoft com seu chat IA Bing, como usuários relatando conversas “descontroladas” com o chatbot, a empresa continua comprometida em aprimorar sua oferta e competir com os líderes do setor.

Fonte: businessinsider

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X