Preço dos SSDs de 2 TB a 4 TB irá disparar em breve

Preço dos SSDs de 2 TB a 4 TB irá disparar em breve

No início do ano noticiamos sobre uma análise da TrendForce, que, citando fontes da indústria, alertava sobre o fato que os SSDs terão um expressivo aumento de preço em 2024. O reajuste pode chegar a 50%. Ainda sobre esse tema, uma nova informação, divulgada pelo Tom’s Harware , indica que esse aumento acontecerá mais rápido do que muitos esperam.

As fontes ouvidas pelo site mencionam que o efeito da alteração de preço será sentido ainda neste trimestre. Num primeiro momento, esse impacto será absorvido apenas pelos fabricantes – e os SSDs de capacidade mais alta de armazenamento são os alvos. Para o consumidor final, as alterações começão a aparecer daqui a 2 ou 3 meses.

Alguns fabricantes já estão pagando mais caro por suprimentos essenciais para a produção dos SSDs, os pacotes de dies de chips Flash Nand com 4 ou 8 matrizes, necessários para a produção de SSDs de 2 a 4 TB (primeiras opções que ficarão mais caras).

Você também deve ler!

Esse case para SSD M.2 tem o formato de um carro de Fórmula 1

Atenção: Marketplaces vendem SSD M.2 NVMe que são, na verdade, cartão MicroSD com controlador USB 2.0

Segundo o que TrendForce havia mencionado anteriormente, empresas que produzem esse tipo de chip, como a Samsung e a Micron, querem recuperar os lucros em 2024. Portanto, haverá um aumento no preço final do suprimento, o que impactará a produção e, consequentemente, o preço das unidades para os clientes finais e empresariais.

“Grandes players nacionais na indústria de NAND Flash indicam que os fornecedores de NAND Flash, impulsionados pelo objetivo de lucratividade, continuarão a aumentar os preços de forma agressiva. Antecipa-se que os preços precisarão aumentar novamente em mais de 40% para os principais fabricantes alcançarem o ponto de equilíbrio”, diz a TrendForce em seu relatório.

Siga o Hardware.com.br no Instagram 😉

Além de uma questão de colocar em prática uma nova estrátegia em relação aos preços, os fabricantes de Flash NAND estão jogando com o fato que, tradicionalmente, o primeiro trimestre é uma temporada de baixada demanda. Sendo assim, os valores dos contratos estão sendo reajustados de 15% para 20%.

Empresas que trabalham diretamente com armazenamento em nuvem também serã severamente impactados, principalmente o mercado chinês, já que esse segmento segue em alta por lá. O reajuste para clientes empresarais deve ficar entre 18% e 23%.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X