Esse RAID de SSDs Crucial T700 alcançou 42 GB/s em velocidade de transferência

Esse RAID de SSDs Crucial T700 alcançou 42 GB/s em velocidade de transferência

Você já teve a curiosidade de saber qual a velocidade de leitura e escrita do seu SSD? Aqui no meu notebook, que é um modelo intermediário, o SSD atinge uma velocidade de escrita de cerca de 40 MB/s. Mas e se você tivesse um PC cujo sistema de armazenamento atingisse 42 GB/s de velocidade de escrita? Foi justamente isso o que a Micron conseguiu fazer.

A Micron apresentou um protótipo bem interesante durante a CES 2024: o Crucial T700 8TB. Este sistema, que na verdade é uma junção de quatro SSDs T700 em RAID, atingiu velocidades de até 42 GB/s em testes de escrita e 45 GB/s em leitura.

Leia também
Por que o SSD é melhor que o HD?
Como estimar a vida útil restante do seu SSD?

O desempenho notável é ainda mais significativo considerando que este é um Add-in-Card (AIC) padrão, otimizado pelo sistema de refrigeração AirJet Mini da Frore Systems.

Como a Micron conseguiu tanta velocidade?

Micron Crucial T700 8TB

O Crucial T700 8TB baseia-se em um adaptador modificado Gigabyte Aorus Gen5 AIC, que suporta até quatro SSDs PCIe 5.0 e possibilita velocidades de transferência de até 60 GB/s.

No entanto, a configuração atual atingiu 42 GB/s, o que, embora impressionante, ainda não é a capacidade máxima do sistema. Isso indica que ainda há margem para melhorias e aumento de velocidade, sugerindo um futuro promissor para o armazenamento em SSD de alta velocidade.

Os SSDs PCIe 5.0 são conhecidos por gerarem bastante calor durante a operação, necessitando de sistemas de refrigeração ativos e eficientes. O AirJet Mini, desenvolvido pela Frore Systems, é uma solução inovadora de refrigeração sólida que pode dissipar até 5.25W de calor.

Este sistema é extremamente eficiente em termos energéticos, consumindo apenas 1W de energia. Durante os testes, o AirJet Mini manteve as temperaturas dos drives entre 76ºC e 78ºC, o que é bastante impressionante, considerando o desempenho elevado e o consumo de energia dos drives durante a operação máxima.

Micron Crucial T700 8TB

Para quem é?

O Crucial T700 8TB é ideal para usuários que necessitam de armazenamento de alta velocidade em PCs, mas que não dispõem de espaço ou número suficiente de portas M.2 para um RAID de quatro vias.

A Micron ainda não se comprometeu com o lançamento deste produto no mercado, indicando que o T700 8TB permanece como um conceito. A decisão de avançar com a produção dependerá de vários fatores, incluindo viabilidade, resposta do público e parcerias comerciais.

Fonte: Tom’s Hardware

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X