Preços dos SSDs devem aumentar 50% em 2024, aponta relatório

Preços dos SSDs devem aumentar 50% em 2024, aponta relatório

A indústria de NAND Flash, responsável pela produção de memórias utilizadas em dispositivos de armazenamento como SSDs, está enfrentando um momento bem desafiador em 2024, se acordo com um novo relatório da TrendForce.

De acordo com eles, grandes fornecedores como Samsung, Kioxia, SK Hynix e Micron estão enfrentando a necessidade de aumentar significativamente os preços para conseguir alcançar uma faixa de lucro. Essa mudança pode resultar em aumentos de até 50% nos preços de NAND Flash a curto prazo, impactando diretamente os valores dos SSDs ao longo do ano.

Leia também:

Mercado de SSDs enfrenta alta de preços devido a escassez de NAND
Esse case para SSD M.2 tem o formato de um carro de Fórmula 1

Empresas buscam pela lucratividade

SSDs

O relatório destaca que os fornecedores precisarão tomar medidas para ter lucros novamente, indicando que os preços precisarão aumentar em mais de 40% para que os principais fabricantes alcancem o ponto de equilíbrio.

“Grandes players nacionais na indústria de NAND Flash indicam que os fornecedores de NAND Flash, impulsionados pelo objetivo de lucratividade, continuarão a aumentar os preços de forma agressiva. Antecipa-se que os preços precisarão aumentar novamente em mais de 40% para os principais fabricantes alcançarem o ponto de equilíbrio.”

Este aumento é bastante substancial, mostrando que a indústria de NAND Flash encontra-se atualmente em uma situação delicada tanto para as empresas quanto para os consumidores. Fabricantes como Samsung já reduziram sua produção em 50% desde setembro de 2023, o que prova a importância de equilibrar oferta e demanda em um mercado volátil.

Segundo os dados mais recentes do mercado, a Samsung mantém uma liderança sólida, detendo 32,3% do total de participação. Em seguida, temos o Grupo SK (SK Hynix e Solidigm) com 18,6%, Western Digital em terceiro lugar com 16,9%, e Kioxia em quarto lugar com 14,5%. A Micron, que enfrentou recentemente uma perda significativa de US$ 2,3 bilhões, ocupa o quinto lugar, com uma participação de mercado de 12,5%.

Aumento no preço dos SSDs para os consumidores

Embora as empresas estejam buscando o lucro em uma situação delicada, tudo é ainda mais preocupante para a outra parte desse processo: os consumidores. Um aumento de quase 50% nos preços dos SSDs é algo que pode ser devastador, visto que não é um item barato.

O relatório sugere que, para quem busca soluções de armazenamento no primeiro semestre deste ano, o custo pode chegar a ser o dobro do valor listado em 2022 se for levar em consideração promoções em que eles chegavam a quase metade do preço.

Isso faz com que os consumidores fiquem em uma situação bem desafiadora diante de um aumento bastante significativo em itens e custos de tecnologias que hoje em dia são essenciais em muitos aspectos.

Já analisando a indústria como um todo, o aumento do preço é apenas mais um caminho a se seguir. A busca pela lucratividade é que o que mantém essas grandes fabricantes ainda vivas, evitando falências e decisões ainda mais drásticas. Sempre é preciso existir um equilíbrio, e ainda não se sabe exatamente como a situação vai se manter equilibrada no futuro.

Fonte: TrendForce

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X