De volta para o futuro: Programador faz ChatGPT funcionar em computador IBM dos anos 80

De volta para o futuro: Programador faz ChatGPT funcionar em computador IBM dos anos 80

De vez em quando, eu me pego imaginando como pessoas que viveram em décadas ou até séculos passados reagiriam ao ver as tecnologias que usamos hoje. Imagine um programador nos anos 80 com acesso a recursos de inteligência artificial, como o badalado ChatGPT.

Pois é, Yeo Kheng Meng, um programador de Cingapura e aficionado por retrocomputação, também deve ter imaginado isso. Mas ele transformou essa utopia em realidade. Ele desenvolveu uma versão do ChatGPT compatível com o IBM 5155, um computador pessoal lançado em 1984.

Leia também
IBM PC: 40 anos do rei dos computadores domésticos
Quais são as 10 empresas de tecnologia mais antigas do mundo?

Desafios de portar o ChatGPT para um PC de 40 anos

O IBM 5155 é um computador que, na época, era considerado de ponta. Com 256 KB de RAM e um processador Intel 8088 de 4,44 MHz (sim, MHz, não GHz), era popular em empresas e tinha um design pensado para facilitar o transporte, mesmo pesando mais de 13 kg. Hoje, o valor de lançamento de US$ 4.225 equivale a aproximadamente US$ 12.233,39, ajustado pela inflação.

Para conseguir fazer o ChatGPT funcionar nesse computador, Meng enfrentou diversos desafios. Um deles foi a falta de conexão HTTPS no IBM 5155, exigida pela API do ChatGPT. Para resolver esse problema, ele utilizou um computador mais moderno como intermediário na conexão, fazendo uma ponte entre a API e o computador antigo.

Outro obstáculo enfrentado por Meng foi a ausência de habilidades de rede nativas no MS-DOS. Este é o sistema operacional em que o IBM 5155 funcionava. Para contornar essa limitação, o programador recorreu ao Packet Driver API, um padrão criado em 1983. Ele também integrou a biblioteca de código aberto MTCP para habilitar as funcionalidades de rede no cliente ChatGPT.

Além disso, a criação do aplicativo exigiu o uso do Open Watcom C/C++, um compilador moderno capaz de rodar em plataformas DOS de 16 bits. Para testar o programa, Meng utilizou uma máquina virtual rodando o DOS 6.22. Só depois de testar e ver que estava tudo funcionando corretamente, ele transferiu o aplicativo compilado para o IBM 5155.

Passado junto com o presente

O resultado desse trabalho meticuloso é um cliente ChatGPT que funciona em um ambiente de texto puro, em tela cheia, no IBM 5155. A interação com a inteligência artificial ocorre da mesma maneira que na interface web tradicional do ChatGPT, permitindo conversas interessantes e futuristas em um hardware clássico.

Yeo Kheng Meng compartilhou o código-fonte de seu projeto, chamado “doschgpt”, no GitHub, permitindo que outros entusiastas da retrocomputação possam experimentar, aprimorar ou até mesmo expandir o aplicativo.

O sucesso do ChatGPT em um computador IBM dos anos 80 mostra não apenas a paixão de Meng pela retrocomputação, mas também a versatilidade do ChatGPT e como a inteligência artificial pode ser adaptada a diferentes plataformas. Esse experimento, sem dúvida, serve como inspiração para outros desenvolvedores explorarem novas possibilidades com a inteligência artificial. Abaixo você pode conferir o vídeo do ChatGPT em ação no IBM 5155:

Curiosidades sobre o IBM 5155

  • Design portátil: O IBM 5155 foi projetado para ser um computador portátil, apesar de pesar mais de 13 kg. Seu formato de “mala” facilitava o transporte, tornando-o uma opção popular para profissionais que precisavam levar o computador a diferentes locais.
  • Memória e armazenamento: O IBM 5155 tinha 256 KB de RAM, expansível até 640 KB. Para armazenamento, ele utilizava dois drives de disquete de 5 ¼ polegadas, com capacidade para 360 KB cada.
  • Processador: O computador era equipado com um processador Intel 8088 de 4,44 MHz. Vale lembrar que, naquela época, a velocidade do processador era medida em MHz, não GHz, como é comum hoje em dia.
  • Sistema Operacional: O IBM 5155 funcionava com o sistema operacional MS-DOS, um sistema baseado em texto que foi lançado pela Microsoft em 1981.
  • Gráficos: O IBM 5155 era equipado com uma placa gráfica CGA ISA, capaz de exibir 16 cores e oferecer resoluções de até 640×200 pixels.
  • Teclado: O teclado do IBM 5155 era destacável e se encaixava na parte frontal do computador quando fechado, protegendo o monitor e facilitando o transporte.
  • Sucesso comercial: O IBM 5155 teve sucesso entre empresas e profissionais, sendo uma opção popular na década de 1980 devido à sua portabilidade e capacidade para executar uma ampla variedade de aplicativos disponíveis para a plataforma MS-DOS.
  • Compatibilidade: O IBM 5155 era compatível com a maioria dos softwares e periféricos desenvolvidos para a linha IBM PC, o que aumentava sua versatilidade e utilidade para os usuários da época.

Fontes: Ars Technica e Yeo Kheng Meng

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X