Quais são as 10 empresas de tecnologia mais antigas do mundo?

Quais são as 10 empresas de tecnologia mais antigas do mundo?

As empresas mais antigas da indústria da tecnologia, ou setor tecnológico, em termos de mercado, diferem das empresas de tecnologia mais antigas do mundo.

A Nokia, por exemplo, tem 156 anos de existência, mas começou como uma fábrica de celulose, na Finlândia, entrando no setor tecnológico apenas nos anos 1990, ou seja, mais de 100 anos depois.

No entanto, a importante contribuição da Nokia para o setor de telecomunicações, assim como o seu domínio do mercado de celulares no início do século XXI, nos obriga a mencionar a empresa em uma lista com as 10 empresas de tecnologia mais antigas do mundo.

Em contrapartida, é necessário fazer uma distinção entre setor tecnológico e tecnologia. A tecnologia é um termo que surge do grego, significando estudo da técnica (ou do ofício e das artes).

Nesse sentido, a tecnologia é o resultado do desenvolvimento contínuo da aplicação do conhecimento humano em todas as técnicas, habilidades, métodos e processos utilizados na produção industrial e na pesquisa científica.

O setor tecnológico, por sua vez, é a categoria do mercado de ações relacionado à pesquisa, ao desenvolvimento ou à distribuição de bens e serviços tecnológicos. Esse setor engloba uma vasta gama de produtos e serviços, tanto para consumidores como para empresas. A fabricação de bens de consumo, como PCs, celulares, wearables, televisores e outros itens evoluem de constantemente.

O setor de tecnologia possui a maior volatilidade de mercado.

Muitas empresas de outros ramos dependem das inovações do setor tecnológico para criar softwares empresariais, gerenciar os seus sistemas de logísticas, proteger os seus bancos de dados e utilizar a tecnologia para obter informações e serviços importantes para os negócios.

Portanto, o termo “setor tecnológico” é um sinônimo de indústria da tecnologia, abreviado para indústria tech. As principais e também algumas mais antigas empresas da indústria de tecnologia estão nos Estados Unidos, como a Apple, a Microsoft e, sobretudo a IBM.

Embora uma das características inerentes do setor de tecnologia é  a evolução contínua, a volatilidade do mercado também é frequente no setor, acarretando a falência de empresas e startups tempo inteiro.

Segundo a Forbes, apenas 10% das startups criadas conseguem sobreviver a essa cruel indústria. Portanto, as empresas mais antigas conseguiram realizar um feito muito grande em se manter vivas no mercado, mas, certamente, graças ao talento e à inovação de muitas pessoas.

As empresas de tecnologia mais antigas do mundo (geral)

BT – 1846

A empresa de tecnologia mais antiga do mundo — no sentido literal da palavra tecnologia conforme explicamos no início do texto — é a BT.

Em 1846, no Reino Unido, é fundada a Electric Telegraph Company (ETC) é a primeira empresa privada de telégrafo do mundo. Em 1854, a ETC se fundiu com a International Telegraph Company e se tornou a Electric and Internation Telegraph Company.

A Electric Telegraph Company.

Uma década depois, em 1868, o governo britânico estatizou todas as companhias de telégrafo, passando o controle dessas empresas para o serviço postal do país.

Após 100 anos, em 1969, esse serviço postal se tornou um setor nacionalizado, embora separado do governo, com uma divisão para telecomunicações.

Em 1980, essa divisão foi batizada como British Telecom, ou BT, mas ainda era estatal. Quatro anos depois, no dia da mentira, a BT foi privatizada.

Atualmente, a empresa atua nos ramos de provedor de internet, telefonia móvel, TV por assinatura, além de vários serviços de TI e produtos de redes para computadores.

Enfim, a BT, embora não tenha nascido com o propósito de ser uma empresa de tecnologia da informação, ou de hardware, acabou se tornando uma devido à transformação da comunicação.

As 10 empresas de tecnologia mais antigas do mundo

Antes de começar a lista, vale ressaltar que focaremos apenas nas empresas de tecnologia fundadas inicialmente com o propósito de atuar no setor tecnológico, cuja definição explicamos anteriormente.

A lista seguirá a ordem decrescente, ou seja, da mais nova à mais antiga. No fim do texto, faremos menções honrosas às empresas de tecnologia que, assim como a BT, entraram no setor após sua fundação.

Oracle – 1977 (45 anos) 

Uma das empresas mais antigas do final dessa lista são responsáveis pela existência da Oracle, como veremos agora.

A Oracle é a terceira maior empresa de software do mundo, atrás apenas da IBM e da Microsoft, respectivamente. Fundada em 1977 por Larry Ellison, Bob Miner e Ed Oates, a empresa se chamava Software Development Laboratories (SDL) e se estabeleceu no Vale do Silício.

A então SDL surgiu por uma inspiração de Ellison após ler um artigo sobre o Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional. O artigo, assim como o termo “banco de dados relacional”, foram criados em 1970,  por E.F. Codd, que trabalhava na IBM e continua sendo uma referência em teorias de bancos de dados.

O artigo era um protótipo para um sistema gerenciador de banco de dados relacional, que organizava grandes quantidades de dados em uma forma que permitia o armazenamento eficiente e o acesso fácil.

Desse modo, Elisson fundou a Oracle após descobrir que não havia empresas comercializando a tecnologia.

Nos segundo ano de vida da Oracle, a IBM continuava nos planos de Larry Ellisson e seus colegas, que queriam tornar compatível o seu produto com o System R da IBM. Contudo, a IBM mantinha em segredo os códigos do Sistema Gerenciador de Banco de Dados.

Em 1979, a empresa então chamada SDL muda de nome para Relational Software e lança o Oracle, um dos primeiros programas de banco de dados relacional usado comercialmente, cujo primeiro cliente foi a Força Aérea dos Estados Unidos.

Os fundadores da Oracle comemorando o primeiro ano da empresa. Larry Ellison é último no canto direito da foto.

Após o sucesso do produto, em 1983, a empresa enfim passa a se chamar Oracle. O nome também alusão a um projeto da CIA de codinome ORACLE, de 1975, que a Ampex foi contratada para criar um banco de dados que transformasse números em informações. Larry Ellison era funcionário da Ampex e trabalhou nesse projeto.

Com influência direta da Ampex e da IBM — duas das 10 empresas de tecnologia mais antigas de tecnologia do mundo —, a Oracle se tornou uma corporação multibilionária, sendo a maior empresa de banco de dados.

Além disso, seu fundador, Larry Ellison, mantém o recorde de CEO com mais tempo no cargo em empresas de tecnologia, saindo do cargo após 37 anos, em 2014.

Outra curiosidade, aliás, é que Ellison fez parte do conselho deliberativo da próxima empresa desta lista após o seu fundador retornar ao cargo de CEO.

Apple – 1976 (46 anos)

empresas tecnologia mais antigas

No dia primeiro de abril de 1976, a Apple Computers foi fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak. A companhia surgiu com uma nova visão, alterando a noção das pessoas sobre computadores.

Essa nova visão é atrelada à intenção dos dois Steves em criar computadores pequenos o suficiente para caber nas casas ou nos escritórios dos consumidores. Em suma, Jobs e Wozniak queriam criar um computador user-friendly, ou seja, de fácil acesso para os usuários.

O Apple II é o resultado dessa visão, revolucionando a indústria da computação, sendo o primeiro computador a cores. ,

Steve Jobs e Steve Wozniak.

Em 1983, Wozniak deixa a Apple, que fica sobre o domínio apenas do outro Steve. No entanto, dois anos depois, Steve Jobs também abandona a companhia e se envereda em outros negócios, como a Pixar, que se tornou uma referência em animação digital, com aclamados filmes, como Toy Story.

Em 2000, Steve Jobs retorna à Apple como CEO e torna uma das empresas mais antigas da computação na empresa mais valiosa da indústria da tecnologia até hoje graças aos seus produtos.

Vale ressaltar que, como dito na empresa anterior, Steve Jobs convidou o CEO da Oracle, Larry Ellison, para fazer parte do conselho deliberativo. No entanto, Ellsson ficou na empresa até 2002, citando conflitos de agenda.

Enfim, isso não atrapalhou o sucesso da Apple no século XXI, continuando no topo após a morte de Steve Jobs, com Tim Cook no cargo de CEO.

Microsoft – 1975 (47 anos) 

empresas tecnologia mais antigas

Um ano antes da Apple, outros dois amigos fundaram a empresa que seria a principal rival da maçã nos anos futuros.

Em 4 de abril de 1975, Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft, misturando os termos “microcomputer” e “software”.

Bill Gates e Paul Allen.

Durante os primeiros anos da companhia, Gates e Allen trabalharam para refinar e desenvolver outras linguagens de programação, mas a grande oportunidade chega em 1980, quando a IBM pede à Microsoft para produzir o sistema operacional para o primeiro PC da empresa.

A Microsoft, então, compra um sistema operacional de outra empresa e o modifica, renomeando para MS-DOS (Microsoft Disk Operating System), lançado no IBM PC em 1981.

Após o IBM PC, portanto, a maioria das fabricantes de PC usaram licenças do MS-DOS como o seu sistema operacional, o que fez a Microsoft lucrar bastante e vender mais de 100 milhões de cópias do sistema operacional até o início dos anos 1990.

Assim, a Microsoft consolidou sua posição no ramo dos sistemas operacionais com o lançamento do Windows, cuja terceira versão, em 1990, foi um grande sucesso.

O resto todo mundo já sabe: a Microsoft expandiu os seus negócios e se tornou uma das principais empresas de tecnologia do mundo, presente em todos os seguimentos, desde videogames à computação em nuvem.

SAP – 1972 (50 anos)

empresas tecnologia mais antigas

A SAP é um exemplo de que não foi apenas a Oracle que nasceu por influência da IBM. Aliás, a SAP (Systemanalyse und Programmentwicklung – Analises de Sistemas e Desenvolvimento de Programas) nasce diretamente da IBM.

A história da SAP começa um ano antes de sua fundação, em 1971, quando a Xerox deixa a indústria de hardware de computadores, pedindo à IBM para migrar os seus sistemas financeiros à tecnologia da empresa.

Como parte da compensação pela migração, a IBM recebeu os direitos do software SAPE, da SDS (Scientific Data Systems), subsidiária da Xerox que encerrou suas atividades em 1975.

Desse modo, em 1971, cinco engenheiros do departamento de Inteligência Artificial da IBM da Alemanha trabalhavam no desenvolvimento de um sistema empresarial baseado no software SAPE.

Quatro dos cinco engenheiros que trabalharam na IBM e fundaram a SAP.

Embora tenham passado quase todo o ano de 1971 trabalhando nesse sistema, a IBM avisa aos engenheiros que encerraria o projeto. Entretanto, o grupo, em vez de abandonar o projeto, decidiu sair da IBM e montar uma nova companhia.

Em junho de 1972, portanto, nasce a SAP, se tornando uma empresa de software de multinacional, que desenvolve programas para empresas com o fim de gerenciar as operações.

A SAP, inclusive, é a maior empresa de software não americana e a terceira maior empresa de software de capital aberto em termos de receita no mundo. O que tornou a SAP gigante foi o  seu software de sistema integrado de gestão empresarial, o SAP ERP. ERP significa Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais em português.

Além do SAP ERP, a empresa alemã também comercializa softwares e tecnologias de banco de dados, assim como sistemas de computação em nuvem e outras aplicações empreseariais.

Intel – 1968 (53 anos)

empresas tecnologia mais antigas

Líder do mercado por quase quarenta anos, a história da fundação da Intel é lendária, assim como sua importância para o desenvolvimento do Vale do Silício como a casa das empresas de tecnologia.

A Intel foi fundada em julho de 1968 por Robert N. Noyce —  famoso por criar o circuito integrado monolítico, ou microchip, e considerado o “prefeito do vale do Silício” —, em parceria com Gordon Moore.

empresas tecnologia mais antigas
Placa homenageando Robert Noyce pela criação do circuito integrado.

Moore e Noyce eram colegas na Fairchild Semiconductor, e decidiram criar chips de memórias mais práticos e com preços mais acessíveis.

Fairchild seria uma das empresas mais antigas de tecnologia

Antes de prosseguir a história da Intel, é necessário falar sobre o local onde os fundadores trabalharam anteriormente.

A Fairchild Semiconductor foi uma empresa criada em 1957 por oito funcionários do laboratório de William Shockley, o inventor do transistor, que não queria continuar a pesquisa em transistores de silício.

Entre os oito fundadores, estavam Robert Noyce e Gordon Moore. (Aliás, foi na Fairchild que Rober Noyce criou o circuito integrado e Gorodn Moore criou a “lei de Moore”).

Em um momento de sorte, os fundadores da Fairchild, chamados por Shockley de “Os Oito Traidores” formaram a empresa um mês depois da União Soviética lançar o satélite Sputnik ao espaço, criando uma demanda por transistores de sílicio nos EUA devido à corrida espacial.

empresas tecnologia mais antigas
Os oito fundadores da Fairchild.

Desse modo, a Fairchild se tornou uma gigante e foi o principal motivo pela região do norte da Califórnia basear sua economia na indústria de semicondutores.

A cultura da Fairchild também é importante para as empresas mais recentes, pois enfatizava uma maior abertura para dialogo, em vez de hierarquia, encorajando a interação dos funcionários.

Enfim, há mais de 92 empresa fundadas por funcionários ou até mesmo os fundadores da Fairchild, conhecidas como “Fairchildren” (filhas da Fairchild), que estabeleceram o Vale do Sílicio como a sede da indústria tecnológica.

De volta à Intel

Como estamos falando de grandes nomes da Fairchild, a dupla dos fundadores da Intel, rapidamente, conseguiu um financiamento de US$ 2,5 milhões para a nova empresa. No entanto, havia um problema: o nome. Moore Noyce já havia sido registrado como o nome de uma rede de hotéis, portanto a dupla decidiu chamar sua empresa de Intel, uma sigla para “integrated electronics”.

Robert Noyce e Gordon Moore, os fundadores da Intel.

No primeiro ano da empresa, a Intel focou exclusivamente em pesquisa e desenvolvimento, a fim de desenvolver tecnologias não existentes no mercado. No terceiro ano, a Intel já havia realizado algumas das principais invenções do Século XX.

Em 1970, por exemplo, nasce o Intel 4004, O primeiro microprocessador da história. Nas décadas seguintes, a Intel lidera o mercado de processadores e microprocessadores.

EM 1993, surge o Pentium, que deu origem aos grandes processadores da Intel nos anos que seguiram.

Graças ao investimento em pesquisa e desenvolvimento dos fundadores, algo que se tornou parte da cultura da Intel, a empresa manteve sua posição como um dos maiores nomes do mercado.

AMD – 1969 (53 anos)

empresas tecnologia mais antigas

A principal rival da Intel não é uma mera rival, mas uma irmã, pois a AMD também nasceu de funcionários da Fairchild, sendo assim uma “Fairchildren”. Em maio de 1969, ou seja, 10 meses depois da fundação Intel, sete engenheiros da Fairchild, frustrados com os rumos que a companhia havia tomado no final daquela década, decidiram criar uma nova empresa.

Assim, com a entrada do diretor de marketing internacional da Fairchild, Jerry Sanders, que também era engenheiro elétrico, o grupo seguiu o rumo de Robert Noyce e Gordon Moore, criando a Advanced Micro Devices, ou AMD.

empresas tecnologia mais antigas
Jerry Sanders, a mente por trás da criação da AMD.

A estratégia inicial da AMD era desenvolver versões melhoradas de circuitos integrados populares já fabricados pela Fairchild e pela Texas Instruments.

No entanto, ao contrário da Intel, a AMD teve um início conturbado. Jerry Sanders passou meses procurando investidores para a empresa, mas muito disso por causa da pouca experiência em finanças que o novo CEO afirmava ter.

A AMD só conseguiu financiamento um ano depois, mas graças a liderança de Sanders, a empresa se tornou uma concorrente de peso da Intel nas décadas seguintes.

Em 2006, após comprar a ATI Techonologies, a AMD entra no mercado de placas de vídeo e se torna uma rival também da NVIDIA.

A máxima de Jerry Sanders “O cliente em primeiro lugar. Assim, os produtos e o lucro virão” era enviada a cada funcionário novo da AMD até aposentadoria de Sanders, em 2002.

A postura disruptiva de Sanders, assim como a cultura de trabalho da Fairchild, ajudou a formar a simbologia do Vale do Silício, como pode ser visto nas primeiras publicidades da AMD.

Anúncio da fundação da AMD com os sete fundadores da empresa.

Sony – 1946 (76 anos)

empresas tecnologia mais antigas

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, Masaru Ibuka abriu uma loja de manutenção de rádios em Tóquio, capital do japão. No ano seguinte, em maio de 1946, Akio Morita, se juntou a Ibuka e ambos fundaram uma empresa chamada Tokyo Tshin Kogyo K.K (Coorporação de Engenharia e Telecomunicações de Tóquio).

empresas tecnologia mais antigas
Masaru Ibuka e Akio Morita, os fundadores da Sony.

Essa empresa iria produzir o primeiro gravador de fitas do Japão, o Type-G.

No início da década de 1950, Masaru Ibuka viaja aos Estados Unidos em busca de um mercado para o gravador de fitas da empresa. Após ter conhecimento da invenção do transistor pelo Bell Labs, Ibuka convence a empresa americana a licenciar a tecnologia para sua empresa no Japão.

A intenção de Ibuka e Morita, diferentemente das outras empresas japonesas do ramo, era utilizar o transistor para a comunicação. Em 1955 é lançado o Sony TR-55, pela empresa ainda chamada Tokyo Tsushin Kogyo. No mesmo ano, a companhia lança o TR-72 tanto para o mercado interno quanto externo, contando com seis transistores, aprimorando a qualidade de áudio.

O TR-55, primeiro rádio da Sony.

Em 1958, após o sucesso inicial no mercado americano, a empresa decide mudar o seu nome para Sony, tendo em vista a dificuldade de pronunciar o nome original. Dois anos depois, em 1960, a Sony abre a sua primeira subsidiária nos EUA e também lança a primeira televisão portátil do mundo, a Sony TV8-301.

Nas décadas seguintes, a Sony teve um importante papel no desenvolvimento do japão como um grande exportador. Dos anos 1980 até o início dos anos 2000, a Sony se expandiu de maneira agressiva em uma variedade de negócios, desde cinema a videogames.

Em 1981, a Sony lançou o primeiro aparelho reprodutor de CDs, sendo o CD um novo formato de armazenamento de dados desenvolvido pela Sony em parceria pela Philips.

A importância da Sony para a indústria faz com que a inicialmente loja de conserto de rádios seja uma das empresas de tecnologia mais antigas do mundo, recebendo elogios de nomes como Steve Jobs.

Hewlett-Packard (HP) – 1939 ( 83 anos)

empresas tecnologia mais antigas

É quase impossível falar sobre a fundação, ou crescimento, de empresas de tecnologia sem citar a pequena cidade de Palo Alto. Com quase 69 mil habitantes, a pequena cidade da Califórnia já serviu como sede de grandes empresas do Vale do Silício, como a Tesla, o Facebook, o Google e o PayPal.

Palo Alto: “O berço do Vale do Silício”

Entretanto, nada disso seria possível sem a Universidade de Stanford. Google, Instagram, Yahoo!, LinkedIn e Snapchat são algumas das startups que nasceram da mente de alunos da universidade.

Empresas criadas por alunos de Stanford.

Embora todas essas empresas citadas acima tenham menos de 30 anos, a Universidade de Stanford foi responsável direta por uma das empresas de tecnologia mais antigas do mundo.

Além disso, a HP talvez seja uma das poucas empresas fundadas em garagens.

A HP, inicialmente chamada Hewlett-Packard foi fundada por dois amigos que cursaram engenharia elétrica em Stanford. A gênese da fundação da HP — que se tornou uma das empresas mais antigas do mundo — é a amizade entre William “Bill” Hewlett e David “Dave” Packard.

 

Surpreendentemente, a história da futura Hewlett-Packard envolve pescaria, garagem, jogo de cara e cora e o Mickey Mouse. Os fundadores da HP, durante o segundo ano da faculdade, formaram sua amizade em uma pescaria.

Além de ser uma das empresas de tecnologia mais antigas do mundo, a HP representa a criação do Vale do Silício

A HP poderia se chamar HPP (Hewlett-Packard-Porter), pois em 1934, no último ano em Stanford, Bill, Dave e Ed Porter, colega de classe dos então estudantes, consideravam a ideia de formar uma empresa juntos.

O professor Frederick Terman, considerado o padrinho da HP, foi quem os encorajou a sediar a possível empresa na Califórnia, plantando, de maneira inconsciente, a semente para o nascimento do Vale do Silício.

No entanto, em 1934, os Estados Unidos ainda passavam a Grande Depressão, o que desencorajou o trio em uma época em que não existiam investidores tal qual atualmente.

Em 1935, Bill e Dave se formaram e seguiram caminhos diferentes.Contudo, ambos continuaram tendo contato com o antigo professor Fred Terman.

Em 1937, Terman fundou um projeto na em Palo Alto exclusivamente para que Bill Hewlett retornasse à Califórnia.

William Hewlett e David Packard em uma fábrica da HP.

No caso de Packard, o ímã também foi Terman, que o convenceu a sair da GE e voltar à Palo Alto, no ano seguinte.

Em 1938, já em Palo Alto, ressurgiu à mente dos dois amigos ideia de montar uma empresa, algo que seria feito paralelamente ao trabalho com o professor Terman.

O recém-casado Dave Packard e sua esposa passaram a morar em um apartamento em Palo Alto enquanto Bill Hewlett morava em um barracão no mesmo imóvel.

A casa com uma garagem para apenas um carro. Essa garagem foi o local onde a dupla iniciou seus trabalhos, com um investimento inicial de US$ 538, equivalente a US$ 10.357 em 2022. A garagem, aliás, é um patrimônio histórico do estado da Califórnia e considerada o “Berço do Vale do Silício”.

empresas tecnologia mais antigas
A garagem da HP.

Mickey, Hewlett e Packard

A empresa foi formalizada apenas em 1939, mas um problema pairava sobre os fundadores: o nome da empresa. Packard-Hewlett ou Hewlett-Packard? A solução encontrada pelos dois amigos foi tentar a sorte jogando cara e coroa. Packard ganhou e batizou a empresa de Hewlett-Packard.

O primeiro produto da Hewlett-Packard foi desenvolvido na garagem da casa de Dave Packard, o HP 200A, um oscilador de áudio que se tornou popular rapidamente.

empresas tecnologia mais antigas
O oscilador utilizado pela Disney no filme Fantasia.

Novamente, Stanford é um elemento principal para o crescimento da HP, pois Bill Hewlett conhecia o principal engenheiro de som dos estúdios Walt Disney dos tempos da faculdade.

Assim, a HP vendeu para Hawkins os osciladores de áudio em uma nova versão, que permitiram criar a trilha sonora de “Fantasia”, um dos principais filmes da era de ouro da Disney, em 1940.

https://www.youtube.com/watch?v=MJZlnVdJpNI&ab_channel=RolviMartini

Enfim, todos nós sabemos a dimensão da HP ao longo dos anos, sendo lider do mercado de PCs entre 2007 e 2013.

Porém, a história da HP está atrelada a muitas empresas citadas no início do texto, como a parceria com a Sony nos anos 1960. Além disso, Steve Wozniak desenvolveu o primeiro computador da Apple enquanto trabalhava na HP.

Texas Instruments  – 1930 (92 anos)

empresas tecnologia mais antigas

Embora não seja muito conhecida fora dos EUA, a Texas Instruments é uma das empresas mais antigas de tecnologia, fundada há 92 anos. A propósito, a empresa não é do estado do Texas, mas sim de Nova Jersey, criada em 1930 por engenheiros que queriam desenvolver um novo dispositivo para encontrar reserva de petróleos.

Inicialmente, a empresa se chamava Geophysical Services (GSI), sendo a primeira empresa especializada em sismografia de reflexão. O processo envolvia o uso de pequenas explosões de dinamites e o registro das ondas de choque refletidas para, assim, determinar a profundidade da potencial reserva de gás e petróleo.

Nos anos 1940, a empresa usa sua tecnologia de processamento de sinais para desenvolver sistemas de detecção de submarinos e radares de aeronaves para as forças armadas dos EUA.

Assim como a Sony, após a Segunda Guerra Mundial, a GSI inaugura sua divisão de laboratório e fabricação, cujo foco é o desenvolvimento de aparelhos eletrônicos para fins civis e militares.

Em 1951, a empresa passa a se chamar Texas Instruments, se tornando um dos pilares no crescimento e desenvolvimento de vários setores da economia. Em termos de indústria da tecnologia, a Texas Instruments produziu o primeiro transistor de silício para uso comercial, em 1954.

Além disso, no mesmo ano, Jack Kilby inventou o primeiro circuito integrado, seis meses antes da invenção de Robert Noyce. O chip de Noyce foi desenvolvido com silício, enquanto o de Kilby usava germânio.

O primeiro rádio transistor e a primeira calculadora portátil também são invenções da Texas Instruments. A empresa também produziu tecnologias para mísseis inteligentes, bombas guiadas por lasers e computadores militares.

Uma das primeiras calculadoras fabricadas pela Texas Instruments.

No entanto, em 1997, a Texas Instruments decidiu vender sua divisão de tecnologias militares para fortalecer o foco da empresa em soluções digitais.

Em 2011, a companhia comprou a National Semiconductor, formando um portfólio de 45 mil produtos, atendendo a mais de 100 mil empresas.

Atualmente, os produtos da Texas Instruments englobam sistemas de assistência à direção em automóveis, desenvolvimento de semicondutores e infraestrutura de telecomunicações.

IBM – 1911 (110 anos)

empresas tecnologia mais antigas

Se consideramos fusão das quatro companhias que deram origem a IBM, podemos afirmar que a “Gigante Azul” tem mais de 120 anos, sendo uma das empresas de tecnologia mais antigas do mundo a se aproximar de nomes como a BT e a Nokia em tempo de existência.

No entanto, é interessante conhecer as empresas que deram origem a IBM, pois algumas foram bastante inovadoras. Por exemplo, a Bundy Manufacturing Company foi a primeira fabricante de relógios de ponto – aqueles usados em empresas para marcar o horário de entrada e saída de funcionários -, fundada em 1889.

Em 1896, a Tabulating Machine Company foi a primeira empresa a fabricar máquinas processadoras de dados de cartões perfurados. Já no século seguinte, em 1900, surge a International Time Recording Company, que havia comprado a Bundy Manufacturing Company, aquela dos relógios de ponto.

No ano seguinte, em 1901, surge a Computing Scale Company of America, uma holding de algumas empresas seminais da computação no norte industrializado dos Estados Unidos.

Em 16 de junho de 1911, há quase 111 anos, “o Pai dos Trustes”, Charles Flint, através de aquisições da ações, uniu as quatro companhias sob uma nova empresa: a Computing-Tabulating-Recording Company (CTR), sediada na vila de Endicott, no estado de Nova York.

Evolução da IBM ao longo dos anos.

À época da junção, a CTR tinha 1.300 funcionários e escritórios em Endicott e Binghamton, em Nova York e mais outros quatro, sendo dois em outras duas grandes cidades do norte dos EUA, um escritório na capital federal e outro em Toronto, no Canadá.

No início, a CTR produzia e vendia uma variedade de máquinas, incluindo, certamente, relógios de ponto industriais, balanças comerciais e outros produtos para indústrias.

Em 1924, a empresa muda de nome para International Business Machines (IBM) no intuito de representar melhor o seu foco em criar soluções computacionais para negócios.

Além disso, após o novo nome, a empresa adota uma cultura de vendas e marketing responsáveis por torná-la a líder dentre as fabricantes de sistemas de tabulação de cartões de ponto tanto para o setor público quanto para o privado.

Por falar em setor público, a IBM, em 1935, consegue um contrato com o governo que assegura o emprego de mais de 25 milhões pessoas. Vale ressaltar que esse é o momento da Grande Depressão, a maior crise ecônomica da história moderna.

É também com o governo, durante a Segunda Guerra Mundial, que a IBM constrói vários equipamentos considerados os precursores dos computadores.

Contudo, é apenas nos anos 1950 que a empresa decide focar exclusivamente na fabricação de sistemas eletronicos para processo de dados, portanto, entrando no ramo dos computadores.

empresas tecnologia mais antigas
Computadores da IBM na década de 1960.

Após isso, a IBM investe alto no desenvolvimento de tecnologias, aliando isso às suas expertises anteriores, permitindo à empresa obter uma posição de liderança no mercado de computadores dos EUA.

 

A próposito, na década seguinte, a IBM produzia 70% dos computadores em todo mundo. Vale ressaltar que esses computadores eram mainframes, aqueles computadores gigantes usados para processar dados.

Um mainframe da IBM.

Em 1981, a IBM entra no mercado de PCs, mas já era um momento tardio, quando já existiam PCs menores e mais fáceis de fabricar. Desse modo, a IBM, na década seguinte, enfrenta problemas no mercado PCs e decide focar na sua divisão de negócios e serviços.

No final dos anos 1990, a Deep Blue, inteligência artificial da IBM, derrota o campeão de xadrez mundial, marcando a primeira vez que um computador derrota um ser humano em uma partida de xadrez.

Em 2005, a IBM vende sua divisão de PCs para a Lenovo, ressaltando ainda mais o foco em sua de divisão de serviços, como computação em nuvem, análise de dados, nanotecnologia e supercomputadores.

Atualmente, essa divisão corresponde pela maioria dos lucros da IBM.

Considerações finais – empresas de tecnologia mais antigas

Pela lista das empresas mais antigas de tecnologia, é possível notar a principal peculiaridade da indústria da tecnologia. Empresas como IBM, Sony e HP são exemplos isolados.

Setores diferentes mudam em ritmos (lentos ou rápidos) e dimensões (pequenas ou grandes) diferentes. Por exemplo, a mudança na indústria de comida processada é consideravelmente lenta e geralmente pequena.

O setor de petróleo, em contrapartida, embora tenha um ritmo menor, possui mudanças ocasionalmente gigantescas.

A indústria da moda, por sua vez, muda frequentemente, mas com impactos menores.

No entanto, ao se tratar do setor de tecnologia da informação, as mudanças são rápidas e frequentemente gigantescas. Portanto, não surpreende que as indústrias de comida, petróleo e moda sejam dominadas por empresas muito antigas, enquanto a indústria tecnológica possua poucos exemplos.

A IBM e a HP sejam, talvez, as mais marcantes devido ao seu início como, de fato, empresas de tecnologia.

Fontes: Intel, Sony, IBM, Computer Museum e outros.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X