Fim do IPTV ilegal? Anatel anuncia bloqueio de servidores de IPTV pirata

Fim do IPTV ilegal? Anatel anuncia bloqueio de servidores de IPTV pirata

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou nesta quinta-feira (9) o Plano de Combate ao Uso de Decodificadores Clandestinos. De acordo com o plano, a agência reguladora irá bloquear o acesso aos endereços de IP de servidores que fornecem conteúdo para aparelhos TV Box irregulares, popularmente conhecidos como TV Box pirata.

Desde 2018 a Anatel tem lutado contra os serviços de IPTV pirata por meio do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP), o que resultou na apreensão de 1,4 milhão de aparelhos TV Box sem homologação.

Leia também
Como transformar uma TV comum em Smart TV?
O que é IPTV e como funciona?

No entanto, como a apreensão dos equipamentos irregulares diminuiu ao longo dos últimos meses, a Anatel reconhece a necessidade de uma nova estratégia para combater a pirataria.

Anatel planeja bloquear endereço IP dos servidores

A partir de agora, a Anatel irá se concentrar em bloquear os servidores que hospedam canais pagos sem autorização e que fornecem o sinal de forma irregular. Os endereços de IP dos servidores serão bloqueados, impedindo que os equipamentos se conectem e reproduzam os canais pagos.

A expectativa da Anatel é que, inviabilizando o uso dos equipamentos irregulares, o próprio consumidor perceba que é uma “furada” comprar esses aparelhos, segundo as palavras do próprio presidente da agência, Carlos Baigorri.

Além disso, a Anatel afirma que os TV Box pirata representam risco à segurança dos usuários, já que foram encontrados backdoors e malwares embarcados em alguns dispositivos. Dessa forma, um equipamento ilegal infectado pode interceptar dados de outros dispositivos conectados à mesma rede.

Isso abre brecha para um hacker ter acesso a informações confidenciais, como senhas bancárias. Ainda segundo a agência reguladora, as TV Boxes piratas podem até espionar a tela do celular. Outra possibilidade é a realização de ataques DDoS. As TV Box piratas podem ser usadas em uma botnet para tal fim.

Bloqueio será feito diretamente nos backbones

Apreensão de TVs Boxes piratas pela Polícia Civil

O bloqueio de IPTV da Anatel deve começar nos próximos dias. A operação será conduzida com cautela por uma equipe técnica da agência. As verificações serão feitas para que nenhum endereço de IP legítimo seja bloqueado, evitando problemas com o funcionamento de outros sites e serviços na internet.

As ordens para bloqueio dos IPs serão solicitadas diretamente aos backbones de internet. Isso evitará o envio de solicitações para os mais de 20 mil provedores de banda larga que atuam no Brasil no presente momento.

Além de combater a pirataria e trazer mais segurança para os consumidores, o bloqueio de IPTV pirata também é importante para o setor de telecomunicações. Isso porque a venda de serviços ilegais acaba prejudicando a oferta de pacotes regulares de TV por assinatura, que têm sua rentabilidade prejudicada.

É válido lembrar que existem vários serviços de IPTV que são legalizados. Alguns exemplos são: Claro TV+, DGO, Guigo TV e Vivo Play. Obviamente que não custa nada lembrar que estes serviços homologados pela Anatel não vão sofrer nenhum tipo de sanção. A “cruzada” da agência reguladora é contra os serviços piratas.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X